Construção Da Polìtica De Assistência Social E As Funções Da Proteção Social Especial
Dissertações: Construção Da Polìtica De Assistência Social E As Funções Da Proteção Social Especial. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: saoluis • 8/10/2014 • 1.735 Palavras (7 Páginas) • 272 Visualizações
MARIA DE NAZARÉ EVANGELISTA FERREIRA
CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E AS FUNÇÕES DA PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Políticas Sociais II,ètica e Legislação profissional e Cultura, Família e Sociedade.
Prof. Clarice da Luz KernKamp,Maria Angela Santini,Maria Lucimar ereira.
Castanhal
2014
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO.....................................................................................................04
2 DESENVOLVIMENTO.........................................................................................05
2.1 Proteção Social Especial...............................................................................06
2.1.1 proteção Social Especial dividida em media e alta complexidade ........07
2.2. O SUAS...........................................................................................................08
2.3. Política Nacional de Assistência Social......................................................09
3. Considerações finais........................................................................................10
4.Referências.........................................................................................................11
1-Introdução
O presente trabalho aborda a Politica de Assistência Social antes e após a constituição federal de 1988 enfatizando a implantação do arcabouço legal da politica de assistência social tais como: LOAS-1993(Lei Orgânica da Assistência Social; SUAS (Sistema Único da Assistência)).
O arcabouço legal em termos legais são as leis e decisões judiciais que sustentação a um determinado fato jurídico.
A proteção social no Brasil tem como foco central a família, pois a sociedade capitalista traz muitos conflitos, devendo o estado proteger por meio de programas e para conhecer os programas atuais da politica de assistência social é importante conhecer seu processo histórico.
A proteção social divide-se em média e alta complexidade no qual atende usuários que estão vulneráveis a riscos que a sociedade impõe e quando seus direitos foram violados.
2-Desenvolvimento
Para melhor compreender a politica de assistência social da atualidade em especial a proteção social especial-PSE- é importante conhecer o processo histórico da assistência social no Brasil.
De acordo com o conselho Federal de Serviço Social (2009, p.4).
A politica de assistência Social, legalmente reconhecida como direito e dever estatal pela constituição de 1988 e pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), vem sendo regulamentada intensivamente pelo governo federal (CNAS), por meio da Politica Nacional de Assistência Social (2004) e do Sistema único de Assistência Social (2005).
A concepção do estado antes da constituição federal de 1988 era de assistencialismo, os indivíduos eram considerados vagabundos e as ações do estado eram voltadas para o “favor” não para o “direito”. Atualmente o direito de cada cidadão é garantido por lei.
Como afirma a constituição federal de 1988 Art.203:
A assistência social será prestada a quem dela necessitar independente de contribuição à seguridade social, e tem por objetivos:
I- a proteção à família, a maternidade, a infância, a adolescência, e a velhice;
II- o amparo às crianças e adolescente carentes;
III- a promoção da integração ao mercado de trabalho;
IV- a habilitação e a reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração a vida comunitária;
V- a garantia de um salario mínimo de beneficio mensal a pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção onde tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei (BRASIL, 2001).
Atualmente as ações assistenciais passaram de marcas que desqualificam os indivíduos para politica de proteção social, de acordo com a Politica Nacional de Assistência Social (2004)... Classificações de vulnerabilidades como proteção social hierarquizada em básica e especial.
Assim para que se efetive a proteção social é preciso conhecer o arcabouço que normatiza os direitos sociais.
Antes da promulgação da constituição federal de 1988 a pratica de assistência social no Brasil eram laicas, caritativas e clientelistas, as questões sociais não eram tratadas como direito do individuo. Ao incluir a assistência social ao tripé da seguridade social ampliaram-se os direitos sociais, tornando-se a partir de então responsabilidade do estado o bem estar social.
O direito a assistência social tornou-se legal com a constituição a constituição federal de 1988 e vem sendo construída com outras normativas para que possa ser efetivado o campo dos direitos sociais assim elencadas: LOAS, PNAS/2004, SUAS, NOB/SUAS-RH dentre outras.
Após a constituição federal de 1988 a assistência social no Brasil foi incluída no âmbito da seguridade social e regulamentada pela lei orgânica da assistência social-LOAS de 1993 como politica sociais público como afirma o Art. 1º das LOAS:
A assistência social, direito do cidadão e dever do estado, são politica de seguridade social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de iniciativa pública e da sociedade para garantir o atendimento às necessidades básicas.
...