Consumismo, Globalização E Seus Efeitos
Artigo: Consumismo, Globalização E Seus Efeitos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: driiii • 2/9/2014 • 334 Palavras (2 Páginas) • 437 Visualizações
Consumismo, Globalização e Seus Efeitos
Consumo; um ato ou efeito de consumir, gastar, globalização; constante troca de informações, serviços e produtos e capitalismo; um modelo econômico que visa primeiramente o lucro. Uma coisa está relacionada à outra; o capitalismo -modelo econômico da maioria dos países visa sempre o lucro; e obviamente, uma nação tenta se valorizar como pode em cima das outras. O mesmo ocorre com as pessoas, que num mundo que está sempre sendo atualizado graças à globalização, também buscam se atualizar, o que as leva a sempre ter em mente consumir alguma coisa, principalmente o que é ditado pela mídia, lógico que hoje as 'indústrias' ajudam nesse desejo por consumir.
A globalização padroniza o conceito de "belo", "útil" e "vantajoso". Ai já entra o consumo; dessa forma vemos por todo o mundo pessoas vestindo, dirigindo e bebendo as mesmas coisas, mesmo que essas pessoas não precisem de um tal produto mais elas sentem necessidade de adquiri-los pelo simples fato de que outras pessoas tem, o que oprime novas idéias e qualquer ramo do mercado que não esteja inserido no contexto global.
Enfim tudo isso tem seus lados positivos e negativos o postivo é que a globalização propiciou que as pessoas consideradas de baixa renda tivessem mais acesso e maior poder de compra. Além disso, as facilidades de pagamento e crédito fazem com que as pessoas sejam estimuladas a comprar. Outro fator atrativo é a modernidade e a utilidade de muitos produtos, que seduzem os consumidores. As empresas fazem todo um jogo de marketing em cima de seus produtos a fim de aumentarem as vendas e consequentemente seus lucros. Mas a parte negativa disso é que quanto mais as pessoas compram mais elas querem, ai entra as famosas dívidas de cartão de crédito, contas a pagar e muitas outras coisas que geram dor de cabeça, então temos que pensar, analisar, ver se temos condições de adquirir algum produto e principalmente se precisamos mesmo disso, para assim não ficarmos loucos com tantas contas a pagar.
...