Contabilidade Ambiental: Impacto Do Lixo Hospitalar
Artigos Científicos: Contabilidade Ambiental: Impacto Do Lixo Hospitalar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lusinetebl • 1/7/2014 • 1.855 Palavras (8 Páginas) • 935 Visualizações
ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR – APES
CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ - CHRISFAPI
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS VII PERÍODO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - I
LUSINETE DE BRITO LIMA
CONTABILIDADE AMBIENTAL: O IMPACTO DO LIXO HOSPITALAR E APLICAÇÃO PARCIAL DO SICOGEA, ESTUDO DE CASO NA U.B.S. ALMIRO MENDES DA COSTA NO MUNICÍPIO DE BRASILEIRA-PI.
PIRIPIRI-PI
2014
LUSINETE DE BRITO LIMA
CONTABILIDADE AMBIENTAL: O IMPACTO DO LIXO HOSPITALAR E APLICAÇÃO PARCIAL DO SICOGEA, ESTUDO DE CASO NA U.B.S. ALMIRO MENDES DA COSTA NO MUNICÍPIO DE BRASILEIRA-PI.
Projeto apresentado como requisito básico para a obtenção da 3ª nota para avaliação da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I, do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis.
Professor Orientador (a): Maria dos Remédios Magalhães Santos.
PIRIPIRI-PI
2014
PRÉ-PROJETO
1 TEMA
A Contabilidade Ambiental e avaliação dos impactos ambientais.
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Contabilidade Ambiental: O impacto do lixo hospitalar e aplicação parcial do SICOGEA, estudo de caso na U.B.S. Almiro Mendes da Costa no município de Brasileira-PI.
2 PROBLEMA
Com o avanço tecnológico, as organizações vêm influenciando o nível de vida da população, almejando sempre a maximização de seus lucros, desenvolvendo produtos e serviços práticos e modernos, e também impactos ao meio o qual estão inseridas. A sociedade começa a acordar para as questões que dizem respeito à sobrevivência do planeta e da mesma, dentre elas a preservação do ambiente.
Todos os problemas existentes em uma organização, seja ela qual for, alterarão o seu patrimônio que se resume no objeto de estudo da Contabilidade e com os problemas ambientais ocorre o mesmo. Frente a isso a Contabilidade como ciência social, também se integra nessa discursão, surgindo assim, a partir da necessidade do custo/benefício do desenvolvimento econômico-financeiro, a Contabilidade Ambiental.
Diante dos tópicos citados o estudo irá analisar a seguinte questão problema: Qual o grau de sustentabilidade da U.B.S. Almiro Mendes da Costa sobre a avaliação parcial do SICOGEA?
3 HIPÓTESES
• Implantação de um sistema como ferramenta de gestão dos impactos ambientais;
• Redução do consumo de matérias-primas, água e energia;
• Elaboração de condutas relativas ao meio ambiente a serem seguidas por todos os usuários da U.B.S.;
• Separação criteriosa do lixo hospitalar produzido pela U. B. S..
4 JUSTIFICATIVA
Cada indivíduo representa parte fundamental com relação à preservação, assim é necessária a participação de todos. É preciso investir em uma nova maneira de desenvolvimento que não agrida o ambiente, buscando meios sustentáveis através das políticas ambientais atuantes.
O ambiente hospitalar é responsável pela produção de diferentes tipos de lixo, sendo de grande importância o planejamento de meios adequados para sua coleta, armazenagem, tratamento e disposição final dos dejetos. Entretanto, investir em projetos de preservação requer recursos financeiros, muitas vezes elevados, daí a necessidade de pesquisas e estudos para encontrar métodos menos onerosos para as organizações e que ao mesmo gerem menor impacto ao meio.
Assim a pesquisa justifica-se pela necessidade de um maior conhecimento a respeito da consciência ambiental, tanto aos gestores como para a comunidade em geral, e de ações eficazes para melhorar a sustentabilidade da U.B.S. visando à promoção do bem estar social. Com auxílio da Contabilidade Ambiental, as instituições terão uma ferramenta poderosa na gestão de seus resíduos, considerando que os impactos ambientais afetam diretamente o patrimônio da entidade, tendo por base as penalidades previstas em lei. Visando o melhor desempenho ambiental, é necessária avaliação dos meios adotados com relação à disposição de resíduos, utilizando como base os Sistemas de Gestão Ambiental (SGA).
5 OBJETIVO GERAL
O objetivo geral da presente pesquisa consiste em avaliar os aspectos e impactos causados no ambiente pela U.B.S. Almiro Mendes da Costa com auxílio da Contabilidade Ambiental e a aplicação parcial do SICOGEA.
5.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Identificar as formas de tratamento de lixo desenvolvidas na U.B.S.;
• Verificar como a Contabilidade Ambiental pode auxiliar no gerenciamento dos aspectos e impactos ambientais desta U.B.S.;
• Orientar sobre as medidas que podem ser adotadas para amenizar os impactos causados no ambiente;
• Elaborar um plano resumido de gestão ambiental, o 5W2H.
6 REFERENCIAL TEÓRICO
A conscientização ambiental é uma realidade abrangendo todos os seres independentemente de qualquer diferenciação. Assim no mercado globalizado as empresas tem buscado planejamento com relação a sua postura diante das exigências crescentes. Segundo Tachizawa (2004, p. 26):
A nova consciência ambiental, surgida no bojo das transformações culturais que ocorreram nas décadas de 60 e 70, ganhou dimensão e situou o meio ambiente como um dos princípios fundamentais do homem moderno. Nos anos 80, os gastos com proteção ambiental começaram a ser vistos, pelas empresas
...