Contabilidade Custo
Artigos Científicos: Contabilidade Custo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: pafonte • 25/6/2014 • 7.070 Palavras (29 Páginas) • 368 Visualizações
ATPS Gestao de neg. Internacionais 2014
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
Etapa 1 5
Etapa 2 15
Etapa 3 33
Considerações Finais 57
Bibliografia 58
Introdução
Com a elaboração deste trabalho, pretendemos informar um pouco mais os leitores sobre o "imenso" mundo das exportações, e quem sabe, cooperar para que outras empresas busquem as características, estratégias e informações necessárias, para que a exportação seja uma oportunidade de crescimento e otimização dos lucros, dentro da organização.
Sabemos o quanto é complicado para as empresas atuais, apostarem em uma mudança, ou em um novo Os avanços da tecnologia permitem comunicações imediatas com as mais distintas regiões do planeta, possibilitando que os mais diversos negócios sejam efetuados, diariamente, com empresas de variados e distantes países. No passado, a indústria nacional era protegida por barreiras que hoje já não existem.
Isso faz com que empresas estrangeiras possam vir concorrer com as empresas brasileiras dentro de nosso próprio país.
A internacionalização leva ao desenvolvimento da empresa, pois a obriga a modernizar-se, seja para conquistar novos mercados, seja para preservar as suas posições no mercado interno.
ETAPA: 1
PASSO 1
O nome da empresa e seu ramo de atividade.
NOME DA EMPRESA: Natura Cosméticos S/A
CNPJ: 71.673.990/0001-77
Endereço Completo Rodovia Regis Bittencourt, km 293 edif. I.
Bairro: Potuvera CEP 06850-000
Município: Itapecerica da Serra UF: São Paulo
Telefone: (11) 4147-8300 – (11) 4446-2000
Fax: (11) 4147-8370
E-mail: naturacosmeticos@natura.net
Website: www.natura.net
Ramos de Atividade e Área de Atuação.
A Natura é uma indústria de cosméticos e produto de higiene pessoal, que tem como forma de comercialização a venda direta. Com o objetivo de estreitar o relacionamento com nossas consultoras e nossos consultores, ampliamos o modelo Consultora Natura Orientadora (CNO).
PASSO 2
A empresa foi criada em 1969, quando Antônio Luiz da Cunha SEABRA, abriu uma loja e um laboratório em São Paulo. No ano de 1974 foi feita a escolha pelo modelo de vendas diretas. Em 1989, as quatro empresas que compunham o sistema Natura, originárias de parcerias com outros empreendedores, foram incorporadas à Natura Cosméticos. Em 1983, a Natura tornou-se uma das primeiras fábricas de bens de consumo contínuo a comercializar produtos com recargas ou refil. No período de 1990 a 1992 a empresa ganhou competitividade para enfrentar o mercado global com a integração de veteranos de multinacionais na diretoria.
A expansão na América Latina se iniciou em 1994 através do Chile, Peru e.
Argentina. Em 1999, a Natura comprou o fabricante de produtos fitoterápicos Flora Medicinal para aquisição de tecnologia na produção de produtos à base de plantas, seguindo sua estratégia de desenvolvimento de produtos baseados na biodiversidade brasileira. A aquisição também visava o ganho de conhecimento dos canais de venda de varejo – considerável potencial de distribuição de cosméticos a médio e longo prazo.
A empresa passou a década de noventa reorientando a carteira de produtos
Para linhas com base nos conceitos de biodiversidade. Em 2001, inaugurou o complexo industrial de Cajamar no estado de São Paulo para pesquisa, desenvolvimento, treinamento e logística de suas operações. A conclusão da fábrica permitiu a fabricação de produtos de alta qualidade, proporcionou flexibilidade e eficiência produtiva, além de baixas necessidades de investimento para futuras expansões.
O ano de 2005 marca o início das operações no México, apesar de há dois anos já vender seus produtos nos free shops do país e ter a pouco iniciado as vendas em free shops de Cancun e Aruba. Seguindo a estratégia de internacionalização, abre sua primeira loja na Europa, em Paris, com investimentos previstos de US$ 21 milhões. Para mercados fora da América Latina, a empresa tem em andamento o projeto chamado Ekos Internacional, com a estratégia de vender apenas produtos desta linha, explorando a imagem da biodiversidade brasileira com produtos compostos unicamente de ingredientes naturais. Em 2006, planeja ingressar nos demais mercados latino-americanos, como Colômbia, Venezuela, Equador, Costa Rica e Uruguai.
As vendas no mercado internacional, em especial no mercado latino americano, ainda representam uma pequena fatia de 2,5% do faturamento total da Natura em 2003, indicando um desafio de crescimento no mercado internacional Comércio Internacional: A Natura já está com um mercado internacional intensivo e significativo, atuando nos países México, Colômbia, Argentina, Chile, Peru e França. Abaixo daremos um exemplo de uma pequena exportação, com apenas duas linhas de produtos, para um começo de aceitação no mercado internacional. Com apenas um vendedor levaremos essas linhas para apresentar em feiras e shopping.
Apresentação do Produto escolhido:
Natura Ekos - A conexão entre homem e natureza.
Natura Ekos pretende preservar e difundir nosso patrimônio cultural, despertando em cada indivíduo a consciência, através de seus produtos, da riqueza da diversidade brasileira. O próprio nome da linha, Ekos, expressa esta intenção. Oikos, em grego, significa nossa casa; em tupi-guarani, ekos é sinônimo de vida; no latim, echo é tudo que tem ressonância, reverbera, logo será ouvido.
Unindo o conhecimento tradicional à tecnologia
...