Contabilidade De Custo
Pesquisas Acadêmicas: Contabilidade De Custo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aruamceliaailec • 29/4/2014 • 2.739 Palavras (11 Páginas) • 397 Visualizações
NTRODUÇÃO
Com o crescimento acelerado da indústria de cosméticos toda a cadeia produtiva acaba sendo estimulada, impulsionando a produção. Fornecedores de matérias-primas, bem como empresas de design que oferecem as mais diversas opções de embalagens, arrojadas, funcionais e práticas, conseguem assim manter a tendência de inovação independente das oscilações da economia. Muitos dos fatores que contribuem para o aquecimento do setor de cosméticos no país foram os crescimentos da participação da mulher no mercado de trabalho; o aumento do poder de consumo; a utilização de tecnologias de ponta produzindo ganhos de produtividade; e toda a valorização da estética praticada pela mídia que se reflete numa busca pela beleza, saúde e jovem por parte da sociedade.
O mercado de cosméticos exerce um fascínio espetacular, tanto no consumidor quanto no fabricante. E ambos estão em crescimento e com muito espaço a ser explorado.
Por isso, lançar uma linha exige atenção ao alto índice de concorrência. Ao lançar seus produtos, unir espírito de liderança e força para enfrentar desafios é fatores importantes para enfrentar um mercado em constante transformação.
As principais potencialidades do mercado de cosméticossão:
Os produtos naturais que proporcionar efeitos benéficos à saúde;
O Brasil apresenta características especiais de flora e clima que potencializa sua biodiversidade, onde favoreceria fabricantes de cosméticos naturais;
Possibilidade de gerar e aumentar a oferta de empregos;
Os cosméticos naturais e à base de mel e derivados podem proporcionar maiores retornos aos seus fabricantes, pelo seu valor agregado.
A ICC Indústria de Cosméticos Cupuaçus Ltda. é uma empresa Brasileira, localizada em Campo Grande, sua estrutura fabril contem equipamentos de primeira linha e profissionais qualificados para a produção de produtos cosméticos específicos para Salões de Beleza, diferenciando-se do mercado tradicional na produção de cosméticos.
ETAPA 1
O Custeio por absorção consiste na apuração de todos os custos dos bens produzidos ou dos serviços prestados, sejam eles fixos ou variáveis. Os custos diretos de operação; matéria prima, material secundários, mão de obra direta etc. os custos indiretos de operação; manutenção de equipamentos, custos de suprimentos, planejamentos e controle da operação, controle de qualidade etc. Os custos fixos independente de serem diretos ou indiretos de operação são rateados de acordo com os critérios estabelecidos pela empresa.
O método de custeio por absorção, todos os gastos que participam da elaboração dos produtos fabricados deverão ser absorvidos por eles.Este é o único método de custeio aceito pela Contabilidade Financeira que atende aos princípios contábeis. O custeio de absorção indica que cada unidade produzida “absorveu” todos os gastos necessários para obtê-la, sejam diretos, isto é, próprios do produto, ou indiretos, que são aqueles que auxiliam a produção. Com este método, podem-se apurar os saldos dos estoques, o Custo da Produção Vendida (CPV), além de demonstrar a situação patrimonial no Balanço. Conforme Dubois, Kulpa e Souza (2006, p.124):
a) A visão de negócios é dirigida dentro da ética e do respeito ao meio ambiente. A descrição do mercado é melhor opção na compra de produtos de beleza, e cosmética, visando atender a higiene e a estética do publico em geral. Produto produzido em média escala que atua em toda rede de varejo e lojas especializadas, produção diferenciada, qualidade e preço acessível em nossos produtos.
b) A visão organograma da organização.
A ICC Indústria de Cosmético Cupuaçu Ltda tem hoje 17 funcionários que fazer parte dos bons desempenhos da indústria.
Passo 2
a) Os produtos produzidos pela Indústria de Cosmético cupuaçu Ltda são xampu, sabonete.
b) A estrutura de gastos que a empresa tem são:
Aluguel da fabrica,
Máquinas e equipamento;
Equipamentos de proteção;
Computadores e impressoras;
Embalagem;
Matéria prima;
Moveis;
Energia;
Água;
Seguro;
Funcionários;
Pesquisas;
Veículos;
Manutenção;
Passo 3a) Insumos de produção são todos os fatores de produção necessários para obtenção do produto final, matéria-prima, embalagens, materiais diversos empregados na produção, funcionários, energia elétrica, mão de obra para manutenção, vapor, salários, uniformes etc.
Custos fixos são todos aqueles que permanecem inalterados dentro de uma faixa de oscilação do volume de atividade, por exemplo, aluguel, funcionários, pesquisadores, depreciação dos equipamentos, contador, energia, água, telefone, matéria de consumo.
Custos variáveis são custos que variam conforma o volume produzido, ou seja, quando maior a vendas maior os custos com matéria prima para fabricação da linha de cosmético. Exemplo: Mão de Obra, Matéria prima.
Custos Diretos constituem todos aqueles elementos de custo individualizáveis com respeito ao produto ou serviço, isto é, se identificam com a produção dos mesmos, mantendo uma correspondência proporcional. Exemplo matéria-prima usados na fabricação do produto, horas mão-de-obra direta, embalagens etc.
Custos Indiretos é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, exemplo mão-de-obra indireta, energia elétrica, água etc.
Despesas operacionais que variam em função ou dependem
...