Contabilidade De Custos
Ensaios: Contabilidade De Custos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: TitaManu • 27/9/2013 • 4.541 Palavras (19 Páginas) • 395 Visualizações
Anhanguera Educacional Ltda.
ATPS GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO DE CUSTOS
Nome do Curso: Ciências Contábeis
Nome do Autor da ATPS: Fernando Gotardo
Nome da Professora: Ma. Rosana Carvalho Pereira
Unidade: Osasco/SP Ano/Semestre: 2013 – 6 semestre
ATPS GERENCIAMENTO ESTRATEGICO DE CUSTOS
Nome dos autores: Ariadine Bernardinelli Silva RA 2330433173
Deise Vitorelo Gonçalves RA 2353427064
Quelma França Viana Melkosian RA 2314343948
Patrícia Manuel Leandro RA 2321375556
Raquel Santana Dos Santos RA 2320362751
Curso: Ciências Contábeis Ano/Semestre: 2013/ 6° Semestre
Unidade: Osasco/SP
RESUMO
O objetivo deste trabalho é contribuir para as praticas de finanças nas empresas, de forma a consolidar o conhecimento adquirido.
Os esforços de redução de custos das atividades econômicas verificados no mundo dos pequenos negócios são realizados pela introdução de tecnologias e inovações, de produtos e dos processos. Mas, nem sempre as empresas alcançam os resultados esperados. Uma causa frequente e porque essas práticas se limitam a racionalizar custos estruturados, visíveis e presentes, mas não estendem as analises a identificação dos custos ocultos existentes. São os custos do triplo implícito, formado pela resiliência, pregnância e mascaramento de custos de algumas atividades.
A primeira perna do triplo e a resiliência dos custos, a propriedade de uma atividade recompor custos anteriormente reduzidos, ou mesmo eliminados, sempre que ocorre o afrouxamento da pressão do instrumento gerencial exercido sobre ela.
A segunda perna esta na capacidade de pregnância de custos de uma atividade. E a capacidade de uma atividade absorver custos de outra, direta ou indiretamente.
Finalmente, a terceira perna do triplo implícito e o mascaramento de custo. Ele consiste naqueles existentes que estão ocultos em uma atividade, que não são visíveis durante as etapas de estruturação e analise de custo.
Essas são três importantes razoes para os empreendedores conhecerem profundamente a estrutura de custos de sua empresa, para poder identifica-los com o objetivo de reduzi-los ou elimina-los. Assim, as analises devem ir além do exame da estrutura dos custos visíveis e passar a examinar o triplo implícito, formado pelas capacidades de resiliência, pregnância e mascaramento das atividades. Sem isso, o esforço e incompleto.
São vários os caminhos para as micros e pequenas empresas conquistarem mercados e todos eles dependem da criação de acessos favoráveis ao ambiente de negócios de formar preços competitivos. Alguns empresários reduzem custos optando pela concorrência espúria, mas esse e o caminho mais rápido para a falência. Outros investem em sofisticados modelos de analise e redução de custos, mas não conseguem o resultado esperado, pois percebem que mesmo reduzindo o custo pela metade, ainda fica o triplo a cortar.
ÍNDICE
Pag.
INTRODUÇÃO............................................................................................................ 05
1. CONCEITOS E TERMINOLOGIA DE CUSTOS
1.1. Origem da Contabilidade de Custo ...................................................................... 06
1.2. A Evolução da Contabilidade de Custo ............................................................... 08 1.3. Objetivos dos sistemas de custos ......................................................................... 08
2. AVALIAÇÃO DE INVENTÁRIOS
2.1. Controle .............................................................................................................
...