Contabilidade De Custos
Casos: Contabilidade De Custos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jujubacarvalho • 13/10/2013 • 955 Palavras (4 Páginas) • 495 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo analisar e compreender os critérios e os diversos tipos de custeio no que se refere à Contabilidade de Custos. Utilizaremos a opinião de alguns autores que tratam sobre esses conceitos.
Critérios de Rateio
Rateio é uma divisão proporcional por uma base que tenha dados conhecidos em cada uma das funções em que se deseja apurar custos. Tal base deve constituir-se de dados que guardem estreita correlação com o custo, ou seja, o custo ocorre em condições semelhantes aos dados da base.
Os critérios mais utilizados para realização do rateio são os seguintes:
• De acordo com o tempo de uso: utilizado principalmente para máquinas e implementos agrícolas, é considerado o critério ideal, pois reproduz fielmente a quantidade utilizada de cada máquina em cada atividade. No entanto, a mensuração do tempo utilizado em cada atividade pode ser difícil e tornar-se imprecisa, o que se constitui numa limitação do método.
• Participação na renda bruta da propriedade: faz-se o rateio dos gastos com componentes comuns a várias atividades de acordo com a participação percentual das mesmas na renda bruta da propriedade agrícola.
• Participação na área total: no mesmo princípio do mecanismo anterior, o rateio pode ser realizado de acordo com a participação das atividades na ocupação da área total da propriedade.
CUSTEIO POR ABSORÇÃO
Custeio por Absorção (também chamado “custeio integral”) é o método derivado da aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade.
A distinção principal do custeio por absorção é entre custos e despesas, uma vez que as despesas são jogadas imediatamente contra o resultado do período, enquanto os custos de produtos em elaboração e dos produtos acabados que não forem vendidos serão ativados nos estoques destes produtos.
As principais características do custeio por absorção:
1. Engloba os custos totais: fixos, variáveis, diretos e/ou indiretos.
2. Necessita de critério de rateios, no caso de apropriação dos custos indiretos (gastos gerais de produção) quando houver dois ou mais produtos ou serviços.
3. É o critério legal exigido no Brasil. Entretanto, nem sempre é útil como ferramenta de gestão (análise) de custos, por possibilitar distorções ao distribuir custos entre diversos produtos e serviços, possibilitando mascarar desperdícios e outras ineficiências produtivas.
4. Os resultados apresentados sofrem influência direta do volume de produção.
Exemplo de uma joalheria instalada na cidade de Dourados;
DESCRIÇÃO VALOR R$
Matérias Primas transferidas para produção (ouro) 50.000,00
Custo da Mão de Obra da Produção apurada no mês 1.500,00
TOTAL DO CUSTO DE PRODUÇÃO DO MÊS 10.000,00
Unidades Produzidas no mês
100
Custo Unitário de Produção
...