Contabilidade De Custos
Trabalho Universitário: Contabilidade De Custos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: glemiston • 27/4/2014 • 1.286 Palavras (6 Páginas) • 351 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO ADMINISTRAÇÃO
Cristiano Souza Araújo
CONTABILIDADE DE CUSTOS
ALMENARA
2009
CRISTIANO SOUZA ARAÚJO
CONTABILIDADE DE CUSTOS
Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná – Trabalho Interdisciplinar – Módulo III.
Orientador(a): Marcelo Resqueti Tarifa
ALMENARA
2009
Texto
Contabilidade de Custos
Conceitos, características e utilização
A origem da contabilidade de custos portanto resume-se a evolução mercantilista ocorrida ao longo dos anos e ao crescimento dos subsidio de informações para o gestores tomarem decisões mais concretas e com nível de segurança confiável. Desde a aquisição de mercadorias para renda nas organizações comerciais também temos os fatos termológicos que são utilizados nas áreas de custos que são os gastos investidos, custos, despesas, desembolsos e perdas.
Ex.: Os gastos compreendem qualquer bem ou direitos adquiridos independente da condição de pagamento a vista ou a prazo. Os investimentos são direcionados a todos os gastos havidos pela aquisição de ativos com perspectivas de geração de benefícios econômicos e futuros períodos. Ex.: Compra de máquinas ou equipamentos industriais para futuro retorno de benefícios na forma de produtos fabricados pelo próprio bem. Os custos são conceituados como os gastos efetuados na produção de bem ou na prestação de serviço na área industrial. Os custos direcionam-se aos consumos incorridos relacionados ao processo produtivo desde a fase da fabricação até o produto pronto. Ex.: Matéria prima consumida, mão de obra dos trabalhadores, seguro do prédio industrial, energia elétrica consumida na fábrica, etc.
O desembolso - São as saídas ou pagamentos de aquisições de bens e serviços nas empresas, é o ato de saída de dinheiro do caixa ou das contas bancárias para pagamento de gastos que já ocorreram ou serão realizados. Ex.: O pagamento em dinheiro de um gasto com material de escritório ou materiais de limpeza.
Perdas – São conceituadas como todos os gastos com bem ocorridos involuntariamente ou de forma indesejada. Ex.: Comum de perdas: Estoques obsoletos, perdas com incêndios ou enchentes.
Desperdícios - São os gastos controláveis incorridos no processo produtivo de bens, serviços ou de geração de receitas, isto é, que podem ser eliminados ou reduzidos sem prejuízos da qualidade e quantidade dos produtos ou serviços desenvolvidos.
Classificação dos custos – Tem como objetivo de facilitar a identificação dos custos e melhor a aplicação dos cálculos dos mesmos para posteriores análises e serão elaboradas duas formas de classificação conforme. Várias literaturas utilizadas. A primeira delas direciona-se a forma de apropriação aos produtos fabricados. A segunda, as variações dos volumes produzidos.
Os custos diretos são aqueles gastos que podem ser identificados e quantificados facilmente aos produtos ou serviços desenvolvidos ou seja, são valorizados com relativa facilidade dentre os exemplos. Mais comuns no contexto literário dos custos diretos temos os materiais e a mão de obra.
Os custos indiretos ao contrário dos diretos são facilmente identificados aos produtos ou serviços desenvolvidos em determinado período, necessitando assim de algum tipo de medida para sua distribuição esse intermédio na atribuição dos custos indiretos aos produtos ou serviços denomina-se rateio. E também não podemos esquecer dos custos variáveis e dos custos fixos.
Variáveis já identificam no nome, são os que variam, ou são consumidos de acordo com o volume de produção ou serviço ou seja, quanto mais a quantidade produzida, maior a sua utilização. Ex.: Matéria prima, materiais de embalagem, mão de obra direta, etc.
Custos fixos são ao contrário dos variáveis, são identificados como os que permanecem constantes independentemente da variação, volume de produção. Ou seja, aumenta a produção os custos permanecem inalterados. Ex.: Aluguel da fábrica, depreciação das máquinas, etc.
Sistema de custeio são definidos como o método utilizado para apuração e apropriação dos custos ao produto ou seja a ferramenta que auxilia a contabilidade de custos na geração de informações que servirão de suporte as tomadas de decisões dos gestores. O sistema de custos apresentam 3 características fundamentais. 1º ex.: Quanto a composição dos custos por ordem ou por processo. 2º ex.: Quanto a forma de acumulação dos custos por ordem e por processo. 3º ex.: Quanto ao momento da apuração dos custos pós determinados (reais ou históricos) ou pré determinados (estimados e padrões).
Custeio por absorção é o conjunto de procedimentos realizados para atribuir todos os custos fabris quer fixos ou variáveis, diretos ou indiretos, aos produtos fabricados em um período com custos. Matéria prima, salário encargos sociais, depreciação das máquinas, aluguel do prédio industrial, etc.
De forma suscita o sistema de custeio por absorção considera tanto custos diretos quanto indiretos, os produtos sendo que estes terão o custo total de fabricação: Já nos custeio direto variável ao contrário do custeio tradicional ele considera como custos dos produtos apenas os classificados
...