Contabilidade De Custos
Artigo: Contabilidade De Custos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MARCIA30 • 20/5/2013 • 1.299 Palavras (6 Páginas) • 1.000 Visualizações
Aula 11 – O Império Carolíngio e a Idade Média
1.Os antigos gregos e romanos chamavam os povos que viviam fora de seus domínios de:
a) imigrantes
b) invasores
c) bárbaros
d) estrangeiros
e) estranhos
2. Termo derivado de Carlos Magno, filho de Pepino e seu sucessor:
a) Carolíngio
b) Bárbaro
c) Clóvis
d) merovíngia
e) germano
3.Para administrar o vasto império, Carlos Magno estabeleceu uma série de normas escritas que funcionavam como leis, conhecidas como:
a) missi-dominici
b) escribas
c) Tratado de Verdun
d) marqueses
e) capitulares
4. Grande parte do conhecimento que temos hoje da literatura da antiguidade greco-romana deve-se ao trabalho de coleta e cópia desenvolvida:
a) pelos escribas
b) pelos bárbaros
c) pelos imigrantes
d) pelos invasores
e) pelos Clóvis
5.Durante um grande período sem que houvesse nenhuma invasão externa, o território da Europa teve novos ataques nas frentes leste, norte e sul. O leste foi invadido por:
a) vikings
b) húngaros
c) Clóvis
d) lombardos
e) francos
Aula 12- A civilização muçulmana
01. A religião muçulmana, que contribuiu para unificar os povos de origem árabe e lhes forneceu amparo espiritual ao longo de sua expansão:
a) Inspirava a forma de governo parlamentar, pois os líderes religiosos reuniam-se em assembleia proporcional.
b) Pregava o politeísmo na medida em que reconhecia a adoração de vários deuses.
c) Retirava sua orientação dos textos considerados sagrados, contidos no Corão.
d) Reconhecia em Maomé o único e verdadeiro Deus a ser adorado pelos islamitas.
e) Tinha como seu mais importante centro espiritual a cidade de Bagdá.
02. (FAAP) O Império Islâmico, que dominou grande parte do mundo medieval, chegou a alcançar um notável desenvolvimento científico. Para que isso acontecesse, muito contribuíram os conhecimentos que sobreviveram de uma civilização anterior. Que civilização foi essa?
a) Germânica b) Babilônica c) Grega d) Romana e) Egípcia
03. A pregação de Maomé fez-se inicialmente em Meca, e atemorizou os coraixitas, guardiões da Caaba e beneficiados com o comércio caravaneiro. A principal preocupação de Maomé foi:
a) Destruir o predomínio comercial em Meca, em benefício da cidade de Medina, que o adotou.
b) Promover uma aliança entre as cidades árabes para combater os beduínos, que vivam na pilhagem e impediam o desenvolvimento comercial.
c) como por cristãos e principalmente judeus.
d) Estabelecer uma doutrina sincrética, que pudesse ser assimilada tanto pelos beduínos do deserto, Desenvolver uma doutrina que promovesse a unificação religiosa, favorecendo a unidade política, necessária para superação das grandes dificuldades dos árabes.
e) Criar condições para o expansionismo árabe que possibilitasse o enriquecimento dos povos beduínos, marginalizados no deserto.
04. Durante a Baixa Idade Média surgiram os movimentos comunais, que pretendiam:
a) A substituição do feudalismo pelo capitalismo.
b) Organizar novas cidades fora do território feudal.
c) Subordinar a cidade à autoridade real
d) Garantir a continuidade do comércio pelo Mediterrâneo.
e) Obter direitos próprios para as cidades.
05. A principal característica da política da Baixa Idade Média foi o início da centralização monárquica, sobre a qual é incorreto afirmar que:
a) Após a anexação de feudos ingleses na França de Felipe Augusto, a nobreza inglesa impôs a Magna Carta a João Sem Terra, rei da Inglaterra, em substituição a seu irmão Ricardo, que participava das Cruzadas.
b) Desde o reinado de Felipe Augusto, a França caminhou em direção ao fortalecimento do poder real, enquanto a Inglaterra tendia a uma monarquia limitada, que mais tarde seria parlamentarista.
c) O final deste período conheceu a Guerra dos Cem Anos envolvendo Inglaterra e França, dada a rivalidade tradicional entre os dois países, assim como o avanço do protestantismo na Inglaterra.
d) As disputas políticas envolvendo o papa e o imperador do Sacro Império transformaram-se num confronto envolvendo várias cidades e impediram que se formasse um Estado forte na região da Itália.
e) Nesse período ocorreu a formação da Monarquia portuguesa, que caminhou rapidamente para o absolutismo, após a Revolução de Áviz, apoiada pela nascente burguesia.
Aula 13 Africa antes do século XV
1. (UNIFICADAS) A opinião pública internacional,
...