Contabilidade De Custos
Casos: Contabilidade De Custos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Pisoni • 8/9/2014 • 3.530 Palavras (15 Páginas) • 226 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
Centro de Educação a Distancia
Cintia Dorneles
Itauana Fernandes dos Santos
Jaqueline Pisoni Lodi
Vitor Bonetti
TEORIA DA CONTABILIDADE
23/11/2012
SÃO BORJA
2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
Centro de Educação a Distancia
Cintia Dorneles - 392194
Itauana Fernandes dos Santos - 352504
Jaqueline Pisoni Lodi - 358053
Vitor Bonetti - 353771
TEORIA DA CONTABILIDADE
Profa. Ma. Maria Leite Kirchner
ATPS – Atividade Prática Supervisionada apresentada a disciplina de Teoria da Contabilidade no curso de Administração à distancia da Universidade Anhanguera –Uniderp.
Tutor Local: Joicemar Soares da Luz
Pólo Presencial: São Borja
SÃO BORJA
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...........................................................................................................03
2. ETAPA 01....................................................................................................................04
3. ETAPA 02....................................................................................................................07
4. ETAPA 03....................................................................................................................10
5. ETAPA 04....................................................................................................................14
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS ....................................................................................17
7. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS .....................................................................18
1. INTRODUÇÃO
São os preceitos resultantes do desenvolvimento da aplicação prática dos princípios técnicos emanados da Contabilidade, de uso predominante no meio em que se aplicam, proporcionando interpretação uniforme das demonstrações financeiras.
Os princípios contábeis permitem aos usuários fixar padrões de comparação e de credibilidade em função do reconhecimento dos critérios adotados para a elaboração das demonstrações financeiras, aumentam a utilidade dos dados fornecidos e facilitam a adequada interpretação entre empresas do mesmo setor.
O Conselho Federal de Contabilidade, através da Resolução nº 750/93, determinou os Princípios Fundamentais de Contabilidade os quais estudaremos mais detalhadamente no trabalho exposto.
2. ETAPA 01
A história da contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização. Esta ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.
A origem da contabilidade está ligada à necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. Naquele tempo não havia o crédito, ou seja,estas atividades de compras, vendas e trocas eram à vista. As cobranças de impostos na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares. Um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano de 2000 a.c.
À medida que as operações econômicas se tornam complexas, o seu controle se refina. As escritas governamentais da República Romana (200a.c.) já traziam receitas de caixa classificadas em rendas e lucros e as despesas compreendidas nos itens salários,perdas e diversões.
A evolução da ciência contábil primeiramente se deu através da contabilidade do mundo antigo iniciando com as primeiras civilizações e foi ate 1202 da Era Cristã. Nessa época,a contabilidade empírica pelo homem antigo já tinha como objeto o patrimônio. Os primeiros registros processaram-se de forma rudimentar. O inventário exercia um papel importante, pois a contagem era o método para o controle de bens, que eram classificados segundo sua natureza: rebanhos, metais, escravos, etc. A palavra “conta” designa o agrupamento de itens da mesma espécie.
Os egípcios,ao que tudo indica,foram os primeiros povos a utilizar o valor monetário em seus registros. Usaram como base uma moeda, cunhada em ouro e prata, denominada “Shat”.Na Bíblia há interessantes relatos bíblicos sobre controles contábeis,um dos quais o próprio Jesus relatou em Lucas capítulo 16,versos 1 a 7:o administrador que fraudou seu senhor, alterando os registros de valores a receber dos devedores.
A contabilidade no período medieval teve início na Itália, em 1202 e foi publicado o livro “Liber Abaci”,de Leonardo Pisano.Estudavam-se na época técnicas matemáticas, pesos e medidas,câmbio,etc. O comércio exterior incrementou-se por intermédio dos venezianos,surgindo como conseqüência das necessidades da época,o livro caixa,que recebia registros de recebimentos e pagamentos em dinheiro.Surgiram na Itália o método das Partidas Dobradas. O seu aparecimento implicou a adoção de outros livros que tornassem mais analítica a Contabilidade, surgindo então, o livro da Contabilidade de Custos.
O aparecimento
...