TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade De Custos

Exames: Contabilidade De Custos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 3

Taxionomia dos sistemas e critérios de custeio

Impacto das novas formas de Gestão Empresarial sobre a Teoria dos Custos

Resumo

O termo taxionomia significa “Ciência da classificação.”

O sucesso de uma empresa passa obrigatoriamente por uma competente gestão de custos. Entretanto, existe uma grande dificuldade, por parte de muitos profissionais, em identificar o processo de mensuração dos custos.

“Um conjunto de partes devidamente coordenadas e correlacionadas que, trabalhando conjuntamente, procuram atingir um ou mais objetivos formam um sistema” (Carastan; 1993, p.08).

Este trabalho tem como propósito desenvolver uma classificação dos principais sistemas, métodos, critérios apresentados na literatura sobre custos, baseando-se no objetivo principal de cada um destes.

A Estrutura dos Sistemas de Custo pode ser segmentada, segundo o propósito principal em:

a. Critérios de Acumulação dos Custos – como os custos serão acumulados aos objetos de custeio; existem 02 (dois) tipos: Critério de Acumulação por Processo e Critério de Acumulação por Ordem de Produção/Serviço.

b. Critérios de Mensuração dos Gastos – qual a base de valor que servirá como fonte de avaliação dos gastos; Entre as principais bases de valoração dos gastos temos: O Custo real, custo estimado e Custo-padrão

c. Critérios de Apropriação dos Gastos – quais os gastos serão mensurados no custo do objeto de custeio; existem três critérios: Custeio por Absorção, Custeio Variável e Custeio Pleno.

d. Critérios de Alocação dos Gastos Indiretos – como os gastos indiretos serão atribuídos aos objetos de custeio; Existem diversos critérios para atribuir os gastos indiretos aos objetos de custeio, em que destacam-se a aplicação de Taxas Pré-Determinadas, Departamentalização, Custeio Baseado em Atividades (ABC) e Unidades de Esforços de Produção.

e. Modelos de Gestão de Custos – como gerenciar os custos, a fim de atender os objetivos da empresa. Entre os mais constantes temos: Gestão Econômica, Teoria das Restrições, Gestão da Qualidade Total, Gerenciamento Baseado em Atividades e Gestão Estratégica de Custos.

Com base nesta segmentação das técnicas utilizadas, concluímos que não se faz oportuno realizar estudos comparativos entre técnicas que possuem propósitos diferentes, pois os mesmos tentam prestar informações sob diversos aspectos. Assim, trabalhos que verificam semelhanças e diferenças, vantagens e desvantagens, entre as técnicas de gestão de custos, não analisam os objetivos essenciais de cada uma delas e, principalmente, não verificam a sustentação teórica destas técnicas. Outras questões que analisam a reação pró-ativa, posicionamento estratégico, visão holística e outros aspectos analisados em muitos trabalhos referem-se ao comportamento profissional do responsável pela mensuração, evidenciação e gerenciamento dos custos, e não sobre a técnica de custos especificamente.

Então é importante para que haja uma continua evolução dos estudos sobre custos, o perfeito entendimento dos propósitos (essência) de cada uma das técnicas analisadas possibilitando não só a melhoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com