TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade De Custos

Dissertações: Contabilidade De Custos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 4

1. Custos, Despesas e Gastos

1.1 Gasto

Sacrifício que uma entidade arca para obtenção de um bem ou serviço, representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro). Os gastos podem ser : Investimentos, custos ou despesas.

1.2 Desembolso

Pagamento resultante da aquisição de um bem ou serviço. Pode ocorrer concomitante com o gasto (pagamento a vista) ou depois deste (pagamento a prazo).

1.3 Investimento

Gasto com bem ou serviço ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a períodos futuros

1.4 Custo

Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços; são todos gastos relativos à atividade da produção.

Exemplos:

Salários do pessoal da produção, matéria-prima utilizada no processo produtivo, combustíveis e lubrificantes usados nas máquinas da fábrica, aluguéis e seguros do prédio da fábrica, depreciação dos equipamentos da fábrica, gastos com manutenção das máquinas da fábrica, etc.

Obs.: A matéria-prima adquirida pela indústria, enquanto não utilizada no processo produtivo, representa um investimento e estará ativada numa conta de Ativo Circulante; no momento em que é requisitada pelo setor de produção, é dado baixa na conta de Ativo e ela passa a ser considerada um custo, pois será consumida para produzir outros bens ou serviços.

1.5 Despesas

Gasto com bens e serviços não utilizados nas atividades produtivas e consumidos com a finalidade de obtenção de receitas.

Todos os custos que estão incorporados nos produtos acabados que são fabricados pela empresa industrial são reconhecidos como despesas no momento em que os produtos são vendidos.

Exemplos:

Salários e encargos sociais do pessoal de vendas, salários e encargos sociais do pessoal do escritório de administração, energia elétrica consumida no escritório, gasto com combustíveis e refeições do pessoal de vendas, conta telefônica do escritório de administração e escritório de vendas, aluguéis e seguros do prédio do escritório de administração.

1.6 Perdas

Gasto não intencional decorrente de fatores externos fortuitos ou da atividade normal da empresa. No primeiro caso, são consideradas da mesma natureza que as despesas e são jogadas diretamente contra o resultado do período.

2. Custo por Facilidade de Rastreamento

Quanto à facilidade de apropriação dos custos ao produto, com ou sem rateio, os custos se dividem em custos diretos e custos indiretos.

2.1 Custos Diretos

São os que podem ser diretamente (sem rateio) apropriados aos produtos, bastando existir uma medida de consumo (quilos, horas de mão-de-obra ou de máquina, quantidade de força consumida etc.).

São aqueles que podem ser apropriados diretamente aos produtos fabricados, porque há uma medida objetiva de seu consumo nesta fabricação.

Exemplos: Matéria-prima, Mão-de-obra Direta, Energia Elétrica das Máquinas.

Observação : Se a empresa produz apenas um produto, todos os seus custos são diretos.

2.2 Custos Indiretos

São os que, para serem incorporados aos produtos, necessitam da utilização de algum critério de rateio. Exemplos: Aluguel, iluminação, depreciação, salários de supervisores etc

3. Custos por Comportamento

Com relação ao comportamento em relação ao volume de produção do período, os custos podem ser fixos ou variáveis.

3.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com