TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade De Custos

Trabalho Escolar: Contabilidade De Custos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  3.483 Palavras (14 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Introdução 4

ETAPA 1 – Descrição do Investimento Pretendido

Tipos de Investimentos 5

Tipo de Negócio 7

Definição do Produto 7

ETAPA 2 – Elaboração do Fluxo de Caixa Relevante 9

Análise das causa das variações

A) Preço Unitário de Venda e quantidade Mensal a Ser Comercializada 9

B) Faturamento Mensal e Anual 9

C) Faturamento da Empresa para os Próximos Cinco Anos 9

D) Custos e Despesas Mensais com base no Item A 9

E) Custos e Despesas Anuais 10

F) Demais Valores 11

Fluxo de Caixa 11

ETAPA 3 – Métodos para Avaliação de investimentos

Taxa Selic 14

Técnicas de analises de investimentos 15

ETAPA 4 – O Efeito da Inflação na Análise de investimentos 19

ETAPA 5 – O Imposto de Renda e a Depreciação ....... 20

CONCLUSÃO ........................................................................................................... 21

BIBLIOGRAFIA........................................................................................................ 22

AGRADECIMENTOS ............................................................................................. 23

INTRODUÇÃO

Atualmente, o mundo passa por diversas mudanças, e o ambiente empresarial é um dos que mais são atingidos. O cenário econômico que atravessamos exige que as empresas se mantenham atuantes e em constante dinamismo.

Diante deste quadro, investir no crescimento da organização tornou-se essencial para sua sobrevivência e perpetuação. Investir na empresa significa oferecer condições para que esta esteja cada vez mais preparadas para os desafios e mudanças, como também permaneça por mais tempo em atividade e conquiste maior participação no mercado onde atua.

Todo investimento é um comprometimento de dinheiro ou de outros recursos da empresa, por isso, não deve ser feito por empolgação ou mesmo de forma intuitiva, mas sim através de uma análise detalhada, para que seja claro se seus resultados futuros justificam seu custo e sua implementação irá trazer lucro para a empresa, uma vez que os recursos financeiros são escassos e como tal muito valiosos para a organização.

Para analisarmos, então, as decisões de investimento, trabalhamos com o estudo de sua viabilidade econômico-financeira. A administração financeira, através do orçamento de capital, fornece técnicas para avaliação de investimentos que proporcionam o conhecimento da situação econômico-financeira do empreendimento. As técnicas mais conhecidas e utilizadas são: o Payback, o Valor Presente Líquido (VPL), a Taxa Interna de Retorno (TIR) e o Valor Anual Uniforme Equivalente (VAUE).

Apesar de existirem vantagens e desvantagens, os métodos fornecem o conhecimento da situação econômico-financeira do investimento, fazendo com que a empresa saiba se esse é economicamente aceitável, facilitando assim as tomadas de decisões.

Quanto maior o conhecimento que o empresário tiver da sua empresa e do seu futuro investimento, mais fácil será adequar o modelo de análise de investimento para sua organização, e encontrar resultados mais possíveis da realidade.

Tipos de Investimentos

Investimento é um conceito originário da Economia e que tem uma grande importância para as organizações. O Investimento no seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro. De forma simples, um investimento é qualquer ato ou ação que implique renunciar a recursos no presente na expectativa de obter mais recursos no futuro.

Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas, basicamente, dividem-se em três grandes categorias, quando definidos em relação a sua origem.

Investimento Público: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem estar social. Os investimentos públicos não têm por objetivo gerar retornos monetários, mais sim retornos sociais. Alguns exemplos de investimentos públicos são hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas, dentre outros.

Investimento Privado: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Alguns exemplos são fabricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, shopping centers, dentre outros.

Investimentos Mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno monetário. Alguns exemplos são o Banco do Brasil, Petrobras, Eletrobras entre outras.

Importância dos Investimentos

Os investimentos são importantes para fundamentar a economia e as organizações. Com a economia o país só pode crescer com fluxo contínuo de investimentos. Exemplo: para esse crescimento é necessário aumentar a produção das empresas, das fábricas e toda a cadeia produtiva.

Os investimentos nas organizações influenciam em 02 aspectos:

1) Expansão das organizações:

Tem como objetivo crescer e expandir onde possa gerar mais retorno ao investidor, e a única maneira de viabilizar este investimento é investindo.

2) Reposição do capital:

Fluxo de investimentos necessários para repor o desgaste e a obsolescência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com