Contabilidade Gerencial
Exames: Contabilidade Gerencial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: giza1416 • 26/3/2014 • 3.487 Palavras (14 Páginas) • 281 Visualizações
Etapa 1 - Passo 1
Introdução
Contabilidade gerencial como sistema de informação contábil.
A Contabilidade Gerencial é definida pela a CVM e o IBRACON, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover à seus usuários, por meio de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade com relação à entidade objeto de contabilização.
Os objetivos da contabilidade devem atender efetivamente as necessidades dos usuários quanto aos elementos importantes para seu processo decisório.
O fluxo da informação é um recurso considerado estratégico. Já que uma das dificuldades está no processo de comunicação entre os níveis hierárquicos da empresa, onde o nível de entendimento dos problemas acaba sendo pequeno. A solução para determinados tipos de problemas está no aumento da comunicação interna e externa, que visam a eliminação das barreiras em relação ao fluxo de idéias, e à informação sobre problemas que contribuirão para a melhoria da empresa.
Passo 2
Arquitetura de um sistema de informação contábil
Apresentaremos, no fim deste passo, um organograma com os aspectos principais e mais relevantes, que devem ser observados na elaboração de um Sistema de Informação Contábil Gerencial, antes apresentaremos as características e procedimentos para sua utilização adequada.
A informação contábil gerencial precisa atender primeiramente a dois pressupostos básicos para que tenha validade integral no processo de gestão administrativa:
• Necessidade da informação
• Planejamento e controle.
Fundamentos de um sistema de informação contábil
Três pontos são fundamentais para que um sistema de informação contábil tenha validade, dentro de uma entidade:
• Operacionalidade
• Integração e navegabilidade dos dados
• Custo da informação
Operacionalidade
As informações devem ser coletadas, armazenadas e processadas de forma operacional.
O fundamento da operacionalidade significa que todos os que trabalham com a informação contábil devem ser expressos com dados reais, significativos, práticos e objetivos; conseguidos, armazenados e processados de forma prática e objetiva.
Integração e navegabilidade dos dados
Incluímos na introdução do tema que ainda consta como característica dos temas de contabilidades atuais sua apresentação arquitetada de forma não integrada.
Entendemos como não integrada, a estruturação de vários sistemas de informação contábil dentro de uma empresa.
Custo de informação
O fundamento do custo da informação faz parte dos princípios básicos da contabilidade, razão porque não nos alongaremos sobre este aspecto.
O sistema de informação contábil deve ser analisado avaliando o custo-benefício para a empresa.
Abrangência do Sistema de Informação Contábil
Segue abaixo as áreas abrangidas, pelo sistema de informação contábil:
• Contabilidade Financeira;
• Contabilidade em outras moedas (contabilidade pelos procedimentos da correção monetária integral e contabilidade em moeda estrangeira);
• Contabilidade Tributaria;
• Custos;
• Administração Financeira e Orçamentos;
• Contabilidade Divisional e Consolidação de Balanços;
• Analise Financeira, Padrões setoriais e Concorrências;
• Contabilidade Estratégica;
• Aspectos Operacionais no Sistema de informação Contábil;
Áreas não contábeis que são abrangidas pelo sistema
• Dados Quantitativos;
• Sistema de Informação Contábil;
• Sistemas Operacionais Integrados;
Passo 3
Desenvolver um organograma explicativo com as diversas partes do Sistema de informação contábil.
Passo 4
O sistema de informação contábil deve ser estruturado para poder responder as necessidades de informações que permitam a mensuração dos resultados econômicos de cada segmento do negocio identificado e, conseqüentemente, avaliar o desempenho desses gestores por meio do resultado alcançado. A contabilidade por responsabilidade é caracterizada quando o sistema de informação contábil gerencial permite identificar os elementos patrimoniais e os resultados de partes da empresa, associando casa parte a um gestor responsável, que terá a responsabilidade de prestar contas dos elementos patrimoniais e de resultados junto à administração central da empresa.
Um sistema de informação é composto por uma série de dados que possibilita a tomada de decisão, interagindo-se com diversos níveis de departamentos, conhecido nas empresas como o nome de Sistema de informação Gerencial. O Sistema de Informações Gerenciais é o processo voltado para os resultados administrativos, planejamento, organização, direção e controle, visando melhorar a informação, lucro, oportunidades e a diminuição dos custos. Pode-se definir o sistema de informação gerencial como um conjunto de partes que se relacionam com o intuito de coletar, processar, armazenar, distribuir as informações com a finalidade de facilitar o processo de gestão dentro da organização.
O sistema de informação gerencial deve ser desenvolvido e implementado com base na atividade que a empresa desenvolve. Para um melhor desempenho do sistema de informação gerencial é necessário que se faça uma pesquisa em dois ambientes organizacionais o interno e o externo. As bases do sistema de informação gerencial devem ser elaboradas
...