Contabilidade Gerencial
Artigo: Contabilidade Gerencial. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ranniele142536 • 15/5/2014 • 601 Palavras (3 Páginas) • 258 Visualizações
1 – INTRODUÇÃO
Esse trabalho irá abordar sobre a contabilidade de custos, contabilidade gerencial, contabilidade industrial e sistema de informação.
2 . Relatório Gerencial da indústria Pelicano
2.1 Diferença entre método de custeio por absorção e variável
O método de custeio por absorção quanto o método de custeio por variável utilizam os mesmos dados referente a produção e aos custos. Eles diferenciam apenas que os dados do custeio por absorção apropria os custos fixos aos produtos, enquanto o custeio variável considera os custos do período.
Exemplo de métodos de custeio por absorção e variável;
2.2 Preço de venda e geração de lucro
A geração do preço é feita através do seu custo mais o lucro, porem com o monopólio, o custo deixa de ser base para formação preço, passando agora a ser representado pelo o valor que a empresa pode desprender para fabricar o produto. Para chegar a esse custo, a empresa atende a dois interessados:
• Os clientes ou consumidores: Determinam o preço;
• Os proprietários da empresa: Que determinam o lucro.
Ou seja P-L=C (Preço menos Lucro é igual aos Custo).
Exemplos
2.3 Unidades equivalentes de produção
2.4 Custeio ABC
Os relatórios gerenciais necessitam sair da contabilidade de custos tradicional, que tem como foco medir a rentabilidade dos produtos, atender aos princípios contábeis e ao fisco.
As empresas mensuram seu desempenho com base em medidas financeiras que, além de inadequadas, levam a decisões ineficazes. Por exemplo as variações de custo padrão, controle orçamentário e relatórios gerenciais.
Essas medidas financeiras fornecem analises centralizadas nos aspectos internos do negócio, além de ser direcionada por ciclos.
Visando as necessidade de informação mais sensível, busca entender como os custos são originados numa relação de causa e efeito, o sistema ABC contribui significativamente para aprimorar os custos.
Exemplo ABC
2.5 Ponto de Equilibrio
Segundo Padoveze (2006, p. 278) o ponto de equilíbrio é o momento que não ocorre lucro e nem prejuízo para empresa.
Resumindo é o ponto em que a empresa tem que alcançar para que a empresa continue no mercado sem prejuízo, pagando as dívidas, e não obtendo lucro tomadas sobre a redução ou o aumento de atividades, preços, custos etc.
O Ponto de Equilíbrio permite simular os efeitos das decisões a serem
Exemplo
O
...