Contabilidade Gerencial
Pesquisas Acadêmicas: Contabilidade Gerencial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Izabelmotta • 1/11/2014 • 2.974 Palavras (12 Páginas) • 259 Visualizações
INTRODUÇÃO
A Contabilidade Gerencial está focada para fornecer informação ao administrador da empresa, ou aqueles que são responsáveis pela direção e controle dentro de suas unidades de negócios, ela tem vários aspectos: mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação, e comunicação de informação, tanto financeira como operacional.
Contabilidade Gerencial faz parte das áreas: Ciências Contábeis e Administração Financeira, onde a disciplina será utilizada como ferramenta para administração de acordo com a informação contábil. A sua função está relacionada com a determinação e cumprimento da missão das organizações e é focada como ferramenta de auxilio à administração em todas as operações dentro da organização.
Assim, a Contabilidade Gerencial atenderá a todos os setores com hierarquia estabelecida pela empresa.
Contabilidade Gerencial
Objetivos
O principal objetivo da contabilidade gerencial é auxiliar a gerência na tomada de decisões, na identificação dos fatos contábeis e sua quantificação para estabelecer as diretrizes a serem adotadas pelos administradores que devem acompanhar passo a passo o cotidiano empresarial (Padoveze, 2000, p.48).
Macroconjuntos
Segundo a tipologia estabelecida por Padoveze (2000, p.34), existem três macros conjuntos de informações:
O primeiro conjunto para satisfazer a alta administração da empresa, essas informações são caracterizadas por se apresentarem de forma sintética em grandes agregados a fim de possibilitar ao administrador uma visão conjuntural da empresa, tratam-se de informações sobre o todo empresarial e daí, denominadas gerenciamento contábil global.
O segundo conjunto de informações, objetiva suprir a demanda da média administração, neste grupamento as informações são pouco mais detalhadas que a anterior, mas ainda contém elevado grau de sintetizarão, tais informações objetivam o estabelecimento de contabilidade por responsabilidade ou contabilidade divisional em que as informações contábeis qualificam e quantificam a performance de unidades, divisões, departamentos denominado de gerenciamento contábil setorial.
No terceiro temos o gerenciamento contábil específico, o qual fornece informações detalhadas relativas às atividades operacionais, neste conjunto de informações inexiste a visão de conjunto sendo as informações diretamente associadas a uma unidade e ou setor específico.
Sistemas Contábeis
Os Sistemas contábeis são essenciais na geração de dados e no embasamento de relatórios para a contabilidade gerencial. O sistema de informação gerencial necessariamente deverá ser amplo no sentido de obter informações das mais diversas áreas da contabilidade, e a contabilidade gerencial só existe pela sua ligação com as diversas disciplinas autônomas visando subsidiar administradores para a tomada de decisão.
Segundo Atkinson et al. (2000, p. 45), os objetivos dos sistemas contábeis em termos gerenciais seriam:
Controle Operacional – Fornece Informação (feedback) sobre a eficiência e a qualidade das tarefas executadas.
Custeio do produto e do cliente – Mensura os custos dos recursos para se produzir, vender e entregar um produto ou serviço aos clientes.
Controle administrativo – Fornece informação sobre o desempenho dos gerentes e de unidades operacionais.
Controle estratégico – Fornecem informações sobre o desempenho financeiro e competitivo de longo prazo, condições de mercado preferência dos clientes e inovações tecnológicas.
Contabilidade Financeira e Contabilidade Gerencial
A contabilidade financeira fornece informações objetivas, precisas e direcionadas por regras e princípios fundamentais da contabilidade e autoridades governamentais, em contraste com a gerencial que não é regulamentada, onde as informações sofrem apenas as restrições determinadas pela administração, sendo subjetivas e menos precisas.
Funções do Contador Gerencial
O contador gerencial tem diversas funções, principalmente a de assessoria, é o seu departamento que tem a incumbência de prestar serviços especializados aos outros administradores e à presidência da empresa. Dentre as diversas funções desenvolvidas podemos citar:
• Garantir que as informações cheguem às pessoas certas no tempo certo;
• Fazer compilação, síntese e análise da informação;
• Fazer planejamento perfeito com objetivo de se chegar a um controle eficaz, ou seja, controlar as atividades da empresa;
• Elaborar relatórios padrões para facilitar sua interpretação;
• Avaliar e assessorar os gerentes e o presidente;
• Organizar o sistema de informação gerencial a fim de permitir à administração
• Ter conhecimento dos fatos ocorridos e seus resultados;
• Comparar o desempenho esperado com o real;
• Pensar e planejar a administração tributária;
• Elaborar relatórios para o governo e entidades oficiais;
• Proteger os ativos da empresa;
• Fazer avaliação econômica para tomada de decisões;
• Propor medidas corretivas a fim de melhorar a eficiência da empresa.
As Características que o Contador Gerencial
Os profissionais a frente da contabilidade gerencial devem ser altamente qualificados, com profundo conhecimento dos princípios contábeis, pois são eles quem definirá e controlará todo o fluxo de informações da empresa, fazendo com que, as informações corretas cheguem aos interessados dentro de prazos adequados e que a administração superior só receba informações úteis à tomada de decisões.
Segundo Sérgio de Iudícibus (1987, p. 23) o contador gerencial deve saber tratar, refinar e apresentar de maneira clara, resumida e operacional dados, contidos nos registros
...