Contabilidade Gerencial
Trabalho Escolar: Contabilidade Gerencial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: stephanieborges • 12/11/2014 • 556 Palavras (3 Páginas) • 194 Visualizações
INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordaremos os desafios propostos nas duas primeiras etapas da Atividade Prática Supervisionada. Demonstraremos a importância da contabilidade gerencial e o uso de sistemas integrados para obter os resultados desejados.
ETAPA 01
Arquitetura de um sistema de informações contábil.
A informação contábil precisa atender aos dois pressupostos básicos, para que tenha validade integral no processo de gestão administrativa: necessidade da informação, planejamento e controle.
1. Necessidade da informação:
Nesse caso a informação tem que ser desejada, para ser necessária. Para que seja necessária, deve ser útil, ela é determinada pelos usuários finais dessa informação, por seus consumidores, para atender aos usuários e consumidores e não para atender aos contadores.
Contudo o contador gerencial tem que fazer um estudo básico das necessidades de informações a partir das decisões, que são tomadas baseadas no sistema de informação contábil gerencial.
2. Planejamento e controle
O sistema de informação gerencial exige planejamento na produção dos relatórios, com o objetivo de atender os usuários plenamente.
É necessário ter conhecimento contábil e elaborar relatórios com enfoques diversos para diferentes níveis de usuários.
Segue abaixo alguns aspectos de sistema de informação contábil.
1. Níveis empresariais
a- Estratégico
b- Tático
c- Operacional
2. Ciclo administrativo
a- Planejamento
b- Execução
c- Controle
3. Nível de estruturação da informação
a- Estruturada
b- Semi estruturada
c- Não estruturada
Fundamentos de um sistema de informação contábil.
Operacionalidade, integração e custo da informação são fundamentais para que um sistema de informação tenha validade dentro da entidade.
• Operacionalidade: As informações passam por um processo que devem ser coletadas, armazenadas e processada de forma operacional. Todos que trabalham com operacionalidade, têm que saber que trabalham com dados reais, significativos, práticos e objetivos. Sinais de operacionalidade informativa, relatórios práticos e os objetivos, onde são necessários para quem utiliza e entende.
• Integração e navegabilidade dos dados: Um sistema de informação contábil como integrado, quando todas as áreas de informação contábil estão abrangidas por único sistema de informação, devem utilizar único sistema. Em um sistema de informação contábil integrado, haverá apenas um dado e uma informação.
• Custo da informação: O Sistema de informação contábil precisa ser analisado na relação custo- benefício para a empresa. Com a incorporação dos recursos de macro e microinformática, na administração das entidades, que independente do porte da empresa, tem condições de manter um sistema contábil de informação.
Abrangência do Sistema de Informação Contábil:
- Contabilidade Financeira
- Contabilidade em outras moedas (contabilidade pelos procedimentos da correção monetária integral e Contabilidade em Moeda Estrangeira.
-
...