Contabilidade Gerencial
Pesquisas Acadêmicas: Contabilidade Gerencial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanessaol • 19/9/2013 • 3.041 Palavras (13 Páginas) • 350 Visualizações
INTRODUÇÃO
.
A contabilidade gerencial ou contabilidade de gestão é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios. Ela esta relacionada com o fornecimento de informações para os administradores, isto é, aqueles que estão dentro da organização e que são responsáveis pela direção e controle de suas operações, a contabilidade gerencial pode ser constatada como contabilidade financeira, que é relacionada com o fornecimento de informações para os acionistas, credores e outros que estão de fora da organização.
Com a contabilidade gerencial deve fazer a conexão entre ações locais dos gerentes e a lucratividade da empresa, para que estes possam saber que direção tomar. Medindo corretamente o impacto de ações locais no desempenho global, a contabilidade gerencial também serve como agente motivador, pois bonificam as pessoas que contribuem significativamente ao objetivo da empresa, esta tem o objetivo de fornecer informações para que os gerentes possam decidir qual o melhor caminho para a empresa.
A Contabilidade Gerencial tenta, ao mesmo tempo, ser abrangente e sucinta, ajustando-se constantemente para se adaptar às mudanças tecnológicas, mudanças nas necessidades dos gestores e novas abordagens das outras áreas funcionais dos negócios
ETAPA 1
1- QUAL O BJETIVO PRINCIPAL DA CONTABILIDADE GERENCIAL?
É produzir informações qualificadas, fazendo um seleção dentro do mar de números, a fim de auxiliar no processo de tomada de decisões. O enfoque da Contabilidade Gerencial deve estar no futuro, é pensando nele que as informações devem ser analisadas e filtradas.
2- QUAIS OS TRÊS MACROCONJUNTOS DE INFORMAÇÕES? EXPLICÁ-LOS.
Segundo a tipologia estabelecida por Padoveza existe três MACROCONJUNTO de informação. O primeiro conjunto para satisfazer a alta administração da empresa, essas informações são caracterizadas por se apresentarem de forma sintética em grandes agregador a fim de possibilitar ao administrador uma visão conjuntural da empresa, tratam-se de informações sobre o todo empresarial e daí denominadas gerenciamento contábil global. Um segundo conjunto de informações, objetiva suprir a demanda da médio administração, neste agrupamento as informações são pouco mais detalhadas que a anterior, mas ainda contém elevado grau de sintetização, tais informações objetivam o estabelecimento de contabilidade por responsabilidade ou contabilidade divisional em que as informações contábeis qualificam e quantificam a performance de unidades, divisões, departamentos denominados de gerenciamento contábil setorial. Por último o gerenciamento contábil especifico, o qual fornece informações inexiste a visão conjunto sendo as informações diretamente associadas a uma unidade ou setor especifico.
3- QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DOS SISTEMAS CONTÁBEIS EM TERMOS GERENCIAL?
Segundo Atkinson ET AL, os objetivos dos sistemas contábeis em termos gerenciais seriam:
- Controle Operacional: fornece informação sobre a eficiência e a qualidade das tarefas executadas.
- Custeio do produto e do cliente: mensura os custos dos recursos para se produzir, vender e entregar em produto ou serviço aos cliente.
- Controle administrativo: fornece informação sobre o desempenho dos gerentes e de unidades operacionais.
- Controle estratégico: fornece informações sobre o desempenho financeiro e competitivo de longo prazo, condições de mercado preferência dos clientes e inovações tecnológicas.
4- ONDE TERMINA A CONTABILIDADE FINANCEIRA E COMEÇA A CONTABILIDADE GERENCIAL?
Conforme Ludícibus. Os relatórios mais utilizados pela contabilidade financeira são: o balanço patrimonial, a demonstração de resultado, a demonstração das mutações do patrimônio líquido, demonstrativo de fluxo de caixa,demonstração das origens e aplicações de recursos. A gerencial utiliza: orçamentos, relatórios de custos, relatório de desempenho e outros facilitadores da tomada de decisão. Enquanto os primeiros possuem uma freqüência regulamentada, anual, mensal, os últimos são elaborados de acordo com a necessidade da administração da entidade Padoveze.
5- ENUMERAR DEZ FUNÇÕES DO CONTADOR GERENCIAL.
1- Garantia que as informações cheguem as pessoas certas no tempo certo;
2- Fazer compilação síntese e análise da informação;
3- Fazer planejamento perfeito com objetivo de se chegar a um controle eficaz, ou seja controlar as atividades da empresa;
4- Elaborar relatórios padrões para facilitar sua interpretação;
5- Avaliar e assessora os gerente e o presidente;
6- Organizar o sistema de informação gerencial a fim de permitir á administração, ter conhecimento dos fatos ocorridos e seus resultados;
7- Comparar o desempenho esperado como real;
8- Pensar e planejar a administração tributária;
9- Elaborar relatórios para o governo e entidades oficiais;
10- Proteger os ativos da empresa.
6- QUAIS SÃO AS CARACTERISTICAS QUE O CONTADOR GERENCIAL DEVE APRESENTAR?
Podemos definir como características do contador gerencial a precisão e a defesa dos interesses da empresa, pois os administradores querem que o controle forneça dados e números precisos e pertinentes à decisão que será tomada, querem inclusive que ele recomende qual deve ser a decisão, mesmo que não seja esta a decisão toma pela administração. O contador gerencial deve ser uma pessoa altamente qualificada, com profundo conhecimento dos princípios contábeis, pois é ele quem definirá e controlará todo o fluxo de informações da empresa, fazendo com que as informações corretas cheguem aos interessados dentro de prazos adequados e que a administração superior só receba informações úteis à tomada de decisões.
ETAPA
...