Contabilidade Internacional
Casos: Contabilidade Internacional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 6555 • 1/10/2013 • 1.754 Palavras (8 Páginas) • 1.828 Visualizações
Indice
1.Introdução 2
2. Sistemas Contabilisticos 3
2.1 Conceitos 3
2.2 As abordagens de estudo de Sistemas Contabilisticos 3
2.3 Classificação dos Sistemas Contabilisticos 4
2.3.1 Classificações Intuitivas 4
2.3.2. Classificações Indutivas 4
3. Factores que causam as diferenças nos Sistemas Contabilisticos 5
3.1 Sistema Legal 5
3.2 A Origem do financiamento empresarial 5
3.3 A organização e propriedade empresarial 6
3.4 A relação entre a contabilidade e a fiscalidade 6
3.5 Os Vinculos políticos e económicos com outros países 6
3.6 A influência cultural 7
4. Principais Diferencas internacionais da informação financeira 7
4.1 Uniformidade e normalização contabilística 7
5. Consequências da diversidade contabilística 8
6. Conclusão 9
7. Bibliografia 10
1.Introdução
O presente trabalho tem como tema, Sistemas Contabilisticos o mesmo, foi escolhido, tendo em atenção o facto da actual envolvente economica impor uma atidude pro-activa na avaliação dos aspectos relacionados com a eficiencia, eficácia e posição competitiva da empresa.Os sistemas Contabilisticos de Contabilidade cada vez mais desafiados a reflectir o risco económico subjacente a actividade empresarial, que tem cada vez mais contigentes e com um maior risco de continuidade.
Neste trabalho primeiro vai-se identificar e analisar os principais factores do ambiente que determinam a diversidade contabilistica a nivel internacional sem deixar-se de lado o estudo das diferênças entre os vários paises através do conceito de Sistemas Contabilisticos.
De seguida far-se-á a análise das diferentes abordagens de estudo e classificacoes desenvolvidas ao longo das ultimas décadas. E porque os sistemas contabilisticos são dinámicos vai-se analisar a sua evolução ,identificando também quais as classificações que incluiram o nosso País no seu âmbito de estudo.
2. Sistemas Contabilisticos
2.1 Conceitos
Segundo Radebaugh (1975) , in Jarne (1997), efectua a difinição do sistema contabilístico através dos objectivos, normas e práticas de uma área determinada , que são fortemente influênciadas pela necessidade dos utilizadores .
Para Gonzalo e Tua (1988:37-38) afirmam que esta deve ser valida para, através de uma orientação comparativa , poder delimitar as diferenças existentes no âmbito contabilístico a nível internacional.
No seu estudo, Garcia Benau (1995:55) define o sistema contabilístico como o conjunto de princípios, normas e práticas que orientam o fornrcimento de informação financeira, num âmbito especial e temporal dado.
Jarne, afirma que a análise dos estudos mencionados permite-nos concluir que , a nível internacional, o conceito de sistemas contabilísticos , não foi definido com rigor e generalidade , sendo a maioria das classificações baseadas na análise de semelhanças e diferenças das práticas contabilísticas em determinados países.
2.2 As abordagens de estudo de Sistemas Contabilisticos
Segundo os autores a análise e classificação dos sistemas contabilísticos poderá ser efectuada de acordo com as seguintes abordagens :
• Descritiva:É na base desta abordagem que serão estudadas as práticas e critérios adoptados nos diferentes sistemas contabilísticos , estabelecendo-se as semelhanças e diferenças entre os mesmos.
• Análitica: Esta perspectiva identifica os factores ou variáveis determinantes das características de um sistema contabilísticos e que interactivamente lhe conferem singularidade.
• Predictiva : Atravês desta serão analisados os efeitos que sobre um sistema contabilístico tem as alterações dos parâmetros que o determinam.
2.3 Classificação dos Sistemas Contabilisticos
A classificação dos sistemas contabilísticos originou , nas ultimas décadas, um numero elevado de estudos que pretendiam caracterizar e identificar os sistemas contabilísticos existentes a nível Internacional.
As diversas classificações existentes colocam em evidência uma divisão fundamental , entre as de carácter subjectivo e as que estão baseadas na aplicação de técnicas estatísticas as variáveis que caracterizam o sistema contabilístico.
Por serem vários os estudos ,vou debruçar sobre as classificações dos sistemas contabilísticos segundo Jarne (1997:71)
2.3.1 Classificações Intuitivas
É aquela que o universo (sistemas contabilísticos nacionais) é dividido em diferentes grupos de um só nível , através da analise intuitiva realizada as características contabilísticas e de outra versão dos diferentes paises.
A primeira tentativa de classificação é atribuída a Henry Hatfield (1911, in Amat e Blake, 1996) que através da descrição de alguns aspectos contabilísticos , dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e frança são mais rígidos que os adoptados pelo Reino Unido e mais ainda em relação aos estadounidenses. Esta primeira tentativa de classificação era, no entanto, muito simples tendo o seu impacto sido escasso.
2.3.2. Classificações Indutivas
Baseia-se na analise das praticas contabilísticas existentes nos diferentes países, o que permite através da aplicação de técnicas estatísticas a obtenção de diferentes agrupamentos de países em diferentes níveis.
As classificações Indutivas são as que maior aceitação e difusão tiveram na literatura contabilística internacional devido essencialmente a dois factores : possibilidade
...