Contabilidade Internacional
Artigos Científicos: Contabilidade Internacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vic060410 • 16/3/2014 • 774 Palavras (4 Páginas) • 471 Visualizações
PASSO 1 – Aula Tema: Perspectivas da contabilidade Internacional. Adoção pela primeira vez das Normas Internacionais de Relatórios Financeiros – IFRS.
1.1 História da Contabilidade.
A história da contabilidade está ligada as pirmeiras manifestações humanas da necessidade social em relações a organizações econômicas. A origem da contabilidade esta relacionada a necessidade de registros do Comercio, pois a atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada.
A medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores a preocupação também aumentava em relação a forma de como poderiam fazer para controlar e aumentar as suas posses. No entanto, o pensamento do “futuro” que levou o homem a fazer os primeiros registros com o objetivo de conhecer melhor as suas reais possibilidades de uso, consumo, produção, etc.
Conforme as operações econômicas se tornam complexas, o seu controle se refina. As escritas governamentais da Republica Romana (200 a.C.) já traziam receitas de caixa classificadas em rendas e lucros, e as despesas compreendidas nos itens salários, perdas e divisões.
No período medieval, diversas inovações na contabilidade foram introduzidas por governos locais e pela igreja. Mas é somente na Itália que surge o termo Contabilitá.
Podemos resumir a evolução da Ciência Contábil da seguinte forma:
CONTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO - período que se inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o Liber Abaci , da autoria Leonardo Fibonaci, o Pisano.
CONTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL - período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.
CONTABILIDADE DO MUNDO MODERNO - período que vai de 1494 até 1840, com o aparecimento da Obra "La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche", da autoria de Franscesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Obra marcante na história da Contabilidade.
CONTABILIDADE DO MUNDO CIENTÍFICO - período que se inicia em 1840 e continua até os dias de hoje.
A Contabilidade começou a ser lecionada com a aula de comércio da corte, em 1809.
A obra de Francesco Villa foi escrita para participar de um concurso sobre Contabilidade, promovido pelo governo da Áustria, o mesmo teve o cargo de Professor Universitário e extrapolou os conceitos tradicionais de Contabilidade, segundo os quais escrituração e guarda livros poderiam ser feitas por qualquer pessoa inteligente. Para ele, a Contabilidade implicava conhecer a natureza, os detalhes, as normas, as leis e as práticas que regem a matéria administradas, ou seja, o patrimônio. Era o pensamento patrimonialista. Foi o inicio da fase científica da Contabilidade.
Fábio Bésta, seguidor de Francesco Villa, superou o mestre em seus ensinamentos. Demonstrou o elemento fundamental da conta, o
...