Contabilidade Internacional
Ensaios: Contabilidade Internacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jair777 • 7/11/2014 • 1.274 Palavras (6 Páginas) • 253 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ANÁLISE DE INVESTIMENTO
PROF. MARCELO ARAÚJO
Valinhos, Março / 2013
Passo 1 – Resumo: Conceitos e formas de investimentos. A importância do investimento para as organizações
O conceito de Investimento.
Investimento é a aplicação de algum tipo de recurso com a expectativa de receber um retorno futuro superior ao aplicado. Este valor futuro deve ser compensar a perda de uso do recurso aplicado durante o periodo de aplicação, juros ou lucros em geral ao longo prazo.
Desta forma, investimento aplica-se tanto à compra de máquinas, equipamentos e imóveis para a instalação de unidades produtivas como à compra de títulos financeiros, letras de câmbio, ações. Nesses termos investimento é toda aplicação com expectativa de lucro.
A seguir temos alguns exemplos de diversas situações de investimento:
- Comprar uma casa;
- Comprar um carro;
- Fazer uma aplicação financeira;
- Guardar dinheiro na cardeneta de popança;
- Comprar dólares e guardar em casa;
- Abrir um empresa;
- construir uma empresa;
- Cursar uma faculdade;
- Estudar inglês;
Investimento é um conceito originario do campo da Economia e que tem uma grande importância para as organizações.O investimento em seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponiveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro.
Os tipos de Investimentos
- Investimentos públicos: São os recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar o bem-estar social para a população. Os investimentos públicos em geral não visam lucros e sim retornos sociais.
- Investimentos privados: São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado que tem por objetivo gerar retorno monetário aos investidores. Alguns exemplos de investimento privado são Indústrias particulares, empresas de prestação de serviço, lojas de varejo, shopping centers, etc.
- Investimentos mistos: São recursos disponibilizados em parte pelas entidades públicas e parte por pessoas físicas, jurídicas ou de direito privado. Esse tipo de investimento tem por objetivo gerar tanto o bem-estar para a sociedade quanto o retorno monetário. Alguns exemplos de investimento misto são a Petrobrás e o Banco do Brasil.
Ainda em relação à investimento, existem basicamente dois tipos:
Investimento bruto: corresponde aos gastos realizados com bens de capital (máquinas e equipamentos) e formação de estoques.
Investimento líquido: exclui as despesas manutenção e reposição de peças, equipamentos, e instalações depreciadas pelo uso. Está diretamente ligado á ampliação da capacidade produtiva e mede com mais precisão o crescimento da economia.
Os investimentos têm uma importância fundamental tanto para a economia, quanto para as organizações. Investir significa manter-se competitivo no mercado.
O administrador deve analisar os investimentos de forma racional, objetivando escolher as melhores opções. Para tanto, ele faz três considerações que influenciam a decisão:
- A Economia, que leva em conta a rentabilidade e o risco dos investimentos;
- A Financeira, buscam a disponibilidade de recursos próprios ou de terceiros;
- As Considerações de Ambiente Empresarial, Levam em conta as condições políticas, sociais, culturais de meio ambiente que afetam o investimento e que são mais difíceis de se analisar. Neste caso podemos citar como exemplo os incentivos fiscais que podem influenciar na localização de um projeto.
As principais opções de aplicações financeiras disponíveis no Brasil são:
- CDB é emitido por uma instituição financeira, normalmente um banco privado ou público.
- Caderneta de Poupança é um investimento muito tradicional de renda fixa e, atualmente, sua rentabilidade é um misto entre taxa pré-fixada e taxa pós-fixada: TR + 0,5% a.m.
- Debêntures são títulos emitidos por empresas privadas, normalmente por prazos longos, de três a cinco anos.
- Ações de empresas quando a empresa é aberta, seu patrimônio e dividido em diversas cotas de renda variável.
- Fundos de investimentos e um condomínio que reúne recursos de um conjunto de investidores (cotistas), com o objetivo de obter ganhos financeiros a partir da aquisição de uma carteira de títulos ou valores mobiliários, de acordo com o regulamento e a política de investimento do fundo. Os fundos podem ser de varias modalidades, sendo as duas principais os conservadores que investem apenas em renda fixa e os agressivos que investem em um misto de renda fixa e variável.
- Títulos públicos emitidos pelo governo com o objetivo de financiar a dívida pública. Esses fundos podem ser pré-fixado ou pós-fixados
Esses movimentos são classificados em renda fixa, renda variável, ou mesmo mistos de renda fixa e variável.
Renda fixa são investimentos nos quais não há perda do montante investido inicialmente ao contrario de Renda variável onde o investimento pode haver perda do montante investido inicialmente.
Passo 3 – Projeto de Negócio
Administração de condomínios é um negócio que está relacionado à conveniência, comodidade e bem-estar. Com a crescente urbanização do Brasil, viver em condomínios horizontais e verticais passou a ser uma tendência natural para otimizar os espaços da malha urbana.
Tornou-se complexo administrar esses condomínios e a amplitude de problemas que fazem parte da sua rotina diária. A terceirização desses serviços passou a ser uma realidade para minimizar a quantidade de problemas de ordem legal, contábil e fiscal, o que exige maior profissionalização
...