Contabilidade Social
Casos: Contabilidade Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Aline50queiroz • 13/11/2013 • 1.052 Palavras (5 Páginas) • 357 Visualizações
Disciplina: Economia
Professora: Neide
Exercícios sobre Elasticidade
1- Conceituar elasticidade – preço da demanda e elasticidade-preço da oferta.
R-Elasticidade significa o quanto da demanda varia devido a alterações no nível de preços (por exemplo), ou seja, quão sensível é a demanda a uma variação de preços.
Vale lembrar que existem bens elásticos e inelásticos:
Elásticos: a demanda se contrai bastante caso haja uma elevação dos preços. (bens supérfluos)
Ex: perfumes
inelásticos: a demanda não varia consideravelmente mesmo que haja elevação dos preços. (bens de primeira necessidade, essenciais)
Ex: Alimentos
Alguns exemplos de elasticidade são:
Elasticidade preço da oferta: Caso haja uma elevação do nível de preços qual será a proporção do aumento na oferta de mercadorias por parte dos produtores? Ou seja, quanto eles produzirão a mais devido a estarem mais incentivados com a elevação de preços? Essa resposta é dada pela elasticidade preço da oferta.
Elasticidade preço da demanda: Caso o preço de uma mercadoria aumente (pressupondo um bem normal) qual será a queda no nível de consumo devido a este fato? É isso que a elasticidade preço da demanda demonstra.
2-Conceituar:
A-Demanda de elasticidade – preço unitário:
R- A elasticidade-preço da oferta unitária (igual a 1) quando a uma variação de 1% no preço, corresponde a uma variação de 1% na quantidade oferecida.
B-Demanda de elasticidade-preço elástica:
R-Se a elasticidade-preço do bem for maior que 1,00 diz-se que a demanda por esse bem é elástica. A variação percentual na quantidade excede a variação percentual no preço. Ou seja, os consumidores são bastante sensíveis a variações no preço.
C-Demanda de elasticidade-preço inelática:
R-Se a elasticidade-preço do bem for menor que 1,00 diz-se que a demanda por esse bem é inelástica. A variação percentual na quantidade é menor que a variação percentual no preço. Ou seja, os consumidores são relativamente insensíveis a variações no preço.
3-Conceituar Produto Sustituto.
R-A elasticidade-preço da demanda para um bem em particular é influenciada pela disponibilidade ou não de bens substitutos. Quanto mais bens substitutos estiverem disponíveis mais elásticas é a demanda, se não há bens substitutos a demanda é inelástica.
4- Produto Complementar.
R- Bens complementares são bens que só quando utilizados em conjunto satisfazem a necessidade inerente. Por exemplo, a gasolina e um automóvel, só em conjunto satisfazem a necessidade de deslocação inerente; o hardware e o software de computador, só em conjunto satisfazem a necessidade de computação inerente, etc.
5-Tecer considerações acerca dos seguintes fatores que influenciam o grau de elasticidade-preço da demanda.
A- Disponibilidade de bens substitutos.
R - A existência de bens que satisfaçam as mesmas necessidades permite aos consumidores, perante aumentos de preços, substituir o consumo do bem pelo do seu substituto.
B- Essencialidade do bem:
R-O volume de consumo de bens essenciais é pouco influenciado pelo preço. Por exemplo, o sal de cozinha é um bem cuja procura é pouco sensível ao preço.
6- Problema: Calculo da elasticidade no ponto.
Considerndo os dados de preço e demanda a seguir,Calcule a elasticidade-preço da demanda e faça a representação grafica do probelma.Analise a influencia da variação do preço nas quantidades demandadas.
Po=Preço inicial=R$ 20,00
PI=Preço final=R$ 16,00
Qo=Quantidade demanda ao preço Po=30
QI= Quantidade demanda ao preço PI= 39
7- Conceituar elasticidade no ponto.
R- A rigor, a elasticidade é definida em um ponto, ou seja, para pequenas variações no preço e na quantidade ao redor desse ponto – variações que tendem para zero. Dessa forma, nos exercícios que envolvem variações relativamente grandes de preços ou de quantidades (como ocorrem na prática), usa-se, de fato, uma aproximação da definição de elasticidade.
8- Conceituar elasticidade no ponto médio ou no arco.
R- é de uma variável com respeito a outra entre dois pontos dados. É usado quando não há uma função geral para o relacionamento de duas variáveis. Consequentemente, a elasticidade do ponto pode ser vista como um estimador de elasticty isto é porque a elasticidade do ponto pode ser verificada sempre que uma função é definida.
9-Problema: Calculo da
...