Contabilidade Tributaria
Trabalho Escolar: Contabilidade Tributaria. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mauricioppedrosa • 3/2/2015 • 501 Palavras (3 Páginas) • 709 Visualizações
CURSO PÓS DIREITO TRIBUTÁRIO
A Empresa XYZ tem exercício social coincidente com o ano civil. Em dezembro de 2010, prestou serviços a uma indústria, cobrando desta o montante de R$ 10.000,00, dos quais recebeu, contra recibo, dez por cento (10%). Em janeiro de 2011, faturou o restante, dividindo o pagamento em 18 parcelas mensais e sucessivas de determinado valor, vencendo a primeira delas em 31-01-2011. De acordo com a Lei n. 6.404/76 (Lei das Sociedades por Ações), a Empresa XYZ deve apropriar os R$ 10.000,00, como receita, ainda em 2010.
Pergunta-se: qual PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTABILIDADE foi aqui aplicado? ”
1. INTRODUÇÃO)
O presente trabalho objetiva tecer breves considerações acerca dos princípios fundamentais da Contabilidade, em especial, o Principio da Competência.
Este princípio vem a proporcionar várias evoluções e conhecimento sobre os negócios e avaliação da Entidade.
Assim vamos desdobrar um pouco sobre este princípio cujo a questão vem trazendo.
2. DESENVOLVIMENTO
O princípio Fundamental da Competência vem ao encontro de propiciar melhor apuração do resultado do exercício, como também a avaliação do patrimônio da Entidade.
Este princípio traduz em um efetivo instrumento de planejamento e controle por obrigar os gestores a realizarem análises, conferências, ajustes e relatórios para maior apreciação dos resultados e interagir no conhecimento do negócio.
O Princípio da Competência determina quando as alterações no ativo ou passivo decorrem em aumento ou redução no Patrimônio Liquido, instituindo diretrizes para a classificação das transformações patrimoniais, resultando na observância de outros princípios fundamentais da contabilidade.
Assim as Receitas e Despesas devem ser reconhecidas na apuração do resultado do período a que pertencerem, e, de forma simultânea, quando se correlacionarem.
As despesas devem ser reconhecidas independente de seu pagamento e as receitas somente quando de sua realização.
Por tanto ao período de tempo de que se trata a teoria do momento econômico-administrativo, é atribuída e, de forma correta, denominamos o Princípio da Competência.
3. CONCLUSÃO
Com tudo podemos compreender que o Princípio da Competência é de fato um dos mais importantes princípios que regem a contabilidade, pois tem o objetivo de decidir quando as alterações patrimoniais vão aumentar ou diminuir o patrimônio líquido.
Assim Sabendo o quanto é importante este princípio e que cada vez mais os usufrutuários da contabilidade exigem mais informações fidedignas, torna-se importante a observância deste princípio no que se refere às despesas e às receitas, devendo ser incluídas na apuração do resultado no período em que foram geradas, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, prevalecendo sempre o período em que ocorreram.
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ADRIANO, Sergio, Apostila de Contabilidade. Material da 1ª aula da Disciplina Contabilidade
...