Contexto Educacional
Monografias: Contexto Educacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SAN123 • 23/11/2013 • 3.673 Palavras (15 Páginas) • 714 Visualizações
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
JAQUELINE CHAVES MACEDO – RU: 565527
SANDRA DAROS FERREIRA – RU: 561554
VERA LÚCIA TEIXEIRA RODRIGUES – RU: 542394
.
ESTÁGIO DE CONTEXTOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS
SORRISO
2012
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
JAQUELINE CHAVES MACEDO – RU: 565527
SANDRA DAROS FERREIRA – RU: 561554
VERA LÚCIA TEIXEIRA RODRIGUES – RU: 542394
ESTÁGIO DE CONTEXTOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS
Relatório de Estágio Contextos e Espaços Educativos, apresentado à UTA – Gestão Educacional , no Curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba-FACINTER.
Tutor Local: LEIA CASTILHO
Centro Associado: Curitiba
SORRISO
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO....................................................................................................................03
2 DESENVOLVIMENTO......................................................................................................04
3CONSIDERAÇÕES FINAIS..................... .........................................................................13
REFERÊNCIAS..................................................................................................................... 14
INTRODUÇÃO
Estagio, significa aprendizagem, ou, estudos práticos para aprendizagem e experiência. Ele nos da à oportunidade de estar frente a uma sala de aula, de percebermos como será a nossa prática, o nosso dia-a-dia como educador em uma escola. É nesse contato que nós futuros professores um perfil que norteara nossa prática.
O presente estágio Contextos e espaços educativos têm como objetivo, observar como se desenvolve o ensino em espaço educativo não formal, de que maneira a aprendizagem é conduzida, como se processa a apreensão do conhecimento pela criança. Objetiva ainda analisar como é a interação dos alunos com o professor, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar.
O referido estágio é de suma importância para instrumentalizar o estudante de Pedagogia e futuro profissional da educação, para que o mesmo se familiarize com a prática nos vários contextos educativos, conviva com os alunos e educadores e habituem-se ao ambientes educativos com seus problemas, desafios, dificuldades, mas também repleto de alegria, realizações e, sobretudo, cheio de crianças e jovens transbordantes de vida e vontade de aprender.
Foram realizados nos dias 17, 24, 31 de março e 14 de abril de 2011, no Centro de Catequese e Formação Nossa Senhora Auxiliadora pelas alunas, Jaqueline, Sandra e Vera. Foram desenvolvidas, atividades de observação participativa com os alunos do 1ª volume da Eucaristia com idade entre 08 e10 anos.
O relatório será composto da descrição das observações e experiências vivenciadas no período do estágio, com um foco maior em atividades que incluam a alfabetização, tema proposto para o presente trabalho de relatório de estágio.
Neste trabalho, encontra-se descrito não só o processo em sala de aula, mas também o ambiente escolar como um todo. Será apresentada uma breve caracterização da escola, a concepção pedagógica adotada pela instituição e por último a descrição e análise reflexiva das atividades de estágio e um plano de aula proposto.por nós, as alunas, após visto as dificuldades encontradas nos educandos, durante o período de observação.
IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA
LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA
O espaço de educação não formal escolhido para o estagio em questão é Centro de Catequese e Formação Nossa Senhora Auxiliadora, localizada na Rua Turbalina, nº 644, bairro Industrial na cidade de Sorriso CEP 78 890 000, Mato Grosso.
HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO
Atende aos períodos, matutino e vespertino e noturno nos dias de terça-feira, quarta-feira esábado.
NÍVEIS DE ATENDIMENTO
Atende aos níveis, Infantil, jovem e adulto.
CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO
De acordo com a concepção pedagógica do espaço educacional pesquisado,todos os homens estão obrigados a procurar a verdade, sobretudo naquilo que diz respeito a Deus e à sua Igreja e, depois de conhecê-la, a abraçá-la e praticá-la. Este dever decorre da "própria natureza dos homens" e não contraria um "respeito sincero" para com as diversas religiões que "refletem lampejos daquela verdade que ilumina a todos os homens", nem a exigência da caridade que insta os cristãos a "tratar com amor, prudência e paciência os homens que vivem no erro ou na ignorância acerca da fé".
O dever de prestar a Deus um culto autêntico diz respeito ao homem individual e socialmente. Esta é "a doutrina católica tradicional sobre o dever moral dos homens e das sociedades em relação à verdadeira religião e à única Igreja de Cristo". Evangelizando sem cessar os homens, a Igreja trabalha
...