TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Trabalho Universitário: Contexto Empresarial. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  4.387 Palavras (18 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS..............................................................................4

2.1 Conceitos 4

2.1.1 Função planejamento 4

2.1.2 Função organização 5

2.1.3 Função Direção 6

2.1.4 Função Controle 6

3 CONCEITO DE PATRIMÔNIO 8

3.1 Definições 8

3.1.1 Bens 8

3.1.2 Direitos 9

3.1.3 Obrigações 9

3.1.1.1 Diferença entre Capital e Patrimônio 9

4 ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS 9

4.1 Definições 10

4.1.1 Origens e recursos 10

4.1.2 Aplicações de recursos 11

4.1.3 Análise das Origens e Aplicações 12

5 ANÁLISE DE MERCADO 13

6 DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO 13

7 ESTRUTURAS DE MERCADO 16

8 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL ...............................................................................17

9 CONCLUSÃO 18

10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de apresentar um contexto empresarial envolvendo os seguintes aspectos: funções administrativas, conceito de patrimônio, fontes e origens de recursos, análise de mercado e suas estruturas.

A ênfase nos princípios gerais da administração (planejamento, organização, direção e controle) segue basicamente a linha defendida por Fayol, que também havia citado alguns princípios muito válidos, considerando que ele vivia no século XX. Passado um século, tais princípios foram atualizados e adaptados à nova realidade empresarial, formando um processo administrativo interativo, cíclico e dinâmico das variáveis que foram denominadas funções administrativas.

O conceito e composição do patrimônio classificados em bens, direitos e obrigações, que nos levam ao resultado do patrimônio da entidade.

Apresentar a Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos, os conceitos que envolvem sua elaboração e aplicação, ensinar o mecanismo de sua elaboração, apresentando um modelo da demonstração.

O objetivo da análise de mercado é descobrir a maneira correta para que o seu projeto se concretize.

A contabilidade social aparece como uma necessidade da empresa de contar com informação pertinente para tomar decisões inteligentes com relação à gestão social, medindo o impacto da entidade na sociedade.

2 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

As quatros principais funções administrativas são: Planejamento, organização, controle e direção.

Frederick Taylor, já na escola de Administração Científica, utilizava quatro princípios básicos: planejamento, preparo (hoje, organização), controle e execução. Como veremos a seguir, estes princípios eram considerados em relação à tarefa. Henry Fayol empregava, embora em relação às tarefas administrativas, os princípios previsão, organização, comando, coordenação e controle. A evolução das teorias trouxe, atualmente, uma evolução na conceituação dos princípios de administração. Assim sendo, hoje, quatro princípios são considerados de fundamental importância nas Teorias da Administração, conforme mostrado de modo esquemático pela Fig. 4.

Fig. 4 – Funções administrativas

Deve-se destacar, também, que estes princípios, com elevada probabilidade, terão importância cada vez mais acentuada. Detalharemos cada um destes itens para evidenciar a importância de seu conhecimento para a gestão das organizações sob a perspectiva de quaisquer das Teorias da Administração.

2.1 Conceitos

2.1.1 Função Planejamento

Existem diversas formas de expor o conceito de planejamento. Segundo Chiavenato (2000, pág. 195) diz que “planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los”. Ferreira e Souza (2001, pág. 36), em uma analogia do planejamento a um barco que está navegando, afirmam que “planejar é (...) saber onde queremos chegar e prever as providências que precisam ser tomadas para garantir uma viagem segura e bem sucedida”. Faria (1997, pág. 71) afirma que “o planejamento determina os objetivos a atingir e os tipos de controle necessários que a administração da empresa deverá adotar”.

Em todos estes conceitos existem características importantes que não podem ser ignorados. Na verdade, o planejamento pressupõe a existência de dois condicionamentos básicos: os objetivos e a forma de alcançá-los.

O Planejamento pode ser considerado em função do nível da empresa, conforme ilustra a figura a seguir:

O planejamento estratégico, em linhas gerais, é aquele efetuado no nível institucional da empresa, envolvendo a alta administração. É genérico e sintético, direcionado para longo prazo e considera a empresa como uma totalidade.

O planejamento tático é efetuado no nível intermediário da empresa, envolvendo a gerência. É menos genérico, e mais detalhado, direcionado para médio prazo e considera cada unidade da empresa.

O planejamento operacional é o efetuado no nível operacional da empresa, envolvendo a supervisão. É detalhado e analítico, direcionado para o curto prazo e considera cada tarefa ou operação.

2.1.2 Função Organização

A organização, segundo Faria (1997. pág. 81), é “o estabelecimento de uma estrutura formal de autoridade, mediante a qual se definem, dispõem e coordenam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com