Contexto Empresarial
Artigo: Contexto Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jeunon • 12/4/2014 • 2.872 Palavras (12 Páginas) • 234 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
As mudanças são cada vez mais rápidas, principalmente no campo da tecnologia, conhecimento, economia e a explosão populacional, impõem novas e crescentes necessidades. Neste contexto, o crescimento das organizações faz com que elas se tornem complexas e sem fronteira se com o aumento da competitividade nas empresas e nas atividades pessoais, a prática da administração não pode se basear apenas em carisma ou intuição, mas deve priorizar por conhecimento e competência técnica.
Neste sentido faz-se necessário a qualificação profissional e a experiência em administrar, para que os objetivos comerciais sociais e ambientais sejam atingidos e que a realização pessoal e o crescimento de uma organização somente serão reconhecidos se tiverem uma consciência com seus fornecedores clientes, funcionários enfim com todos que rodeiam a cadeia produtiva.
2 DESENVOLVIMENTO
As origens das teorias administrativas remontam a um passado muito distante. As primeiras contribuições são provenientes de praticantes e não de teóricos. Destacam-se, desde o início da civilização, contribuições que, embora esparsas, marcaram significativamente o desenvolvimento dessas teorias, apesar de que a prática administrativa seja uma característica de tempos mais recentes. Os benefícios de se delegar autoridade, assim como da conveniência de se ter uma boa organização, são ideologias que se pode encontrar em citações bíblicas, papiros egípcios, e em registros similares da China, Grécia, Roma etc... já no estudo da antiguidade pode-se perceber a importância dada à organização e administração dos negócios públicos e privada.
2. 1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
E o conjunto de funções exercidas por um diretor, encarregado, gerente, chefe para: planejar, comandar, organizar, coordenar, avaliar, supervisionar, controlar, as atividades de uma organização.
2.1.1 TEÓRICOS QUE DESENVOLVERAM
Segundo Taylor as funções administrativas são: Planejamento (aplicação de métodos científicos em substituição a improvisação); Preparo (seleção de trabalhadores, treinamento dos mesmos, disposição, e preparação de máquinas e equipamentos); Controle (verificação do trabalho); Execução (atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja executado de forma disciplinada).
Taylor foi o primeiro a fazer abordagem cientifica do trabalho. Ele dava destaque as tarefas, objetivava o resultado da produção ele observou que a produtividade era baixa então concluiu que sendo o operário responsável pela organização do seu trabalho sem ter orientação perde muito tempo e dinheiro. Segundo a teoria da administração cientifica de Taylor a motivação do homem para o trabalho e exclusivamente material, o trabalhador só desenvolverá o máximo de si, se for materialmente recompensado através de salários e prêmios de produção. A satisfação do trabalhador aumenta e a produtividade e prosperidade da empresa.
Taylor defende a repartição de responsabilidades: A administração compete o planejamento das tarefas de produção e a supervisão do processo produtivo aos operários compete somente a execução pura e simples do trabalho. Acredita que os operários devem ser ter um acompanhamento rígido por supervisores especializados.
Vantagem: melhor supervisão e maior eficiência no desempenho de cada função. Desvantagem: o operário era transformado em uma máquina.
Segundo Fayol a estrutura organizacional visava o planejamento global e buscava a máxima eficiência das empresas através da organização. Os gestores valorizavam apenas o trabalho técnico, esquecendo-se de administrar as fábricas.
Para Fayol as funções administrativas são: Prever (visualizar o futuro e traçar programa de ação para atingir os objetivos desejados.); Organizar (recursos materiais e humanos necessários a execução dos planos da empresa ); Comandar (dirigir e orientar os trabalhadores); Coordenar (agrupar todos os esforços de todo o grupo para garantir que as atividades da organização seja o mais adequado para atingir seus objetivos); Controle: (verificar se tudo que foi planejado esta sendo cumprido). No entanto, teria que haver uma unidade de comando, ou seja, o empregado receber ordem de um único supervisor, e a remuneração dos funcionários teria que ser justa e capaz de satisfazer suas necessidades. E mais gerencial com resultados finais de produção enquanto que a visão de Taylor e na produção e no operário para resultados na quantidade produtiva.
2.1.2 PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO
Cada teoria administrativa surgiu como uma resposta solução aos problemas empresariais mais preocupantes de sua época. E nesse aspecto, todas elas foram bem sucedidas ao apresentarem soluções específicas para tais problemas. De certo forma, todas as teorias administrativas são aplicáveis às situações de hoje, e o administrador precisa conhecê-las bem para ter à sua disposição um conjunto de alternativas interessantes para cada situação. Um exemplo é o da moderna indústria automobilística, que utiliza em suas linhas de montagem os mesmos princípios da Administração Científica, e em sua estrutura organizacional a Teoria Clássica.
Posso concluir que a função administrativa ao longo dos anos sofreu algumas adaptações, mas a sua essência continua sendo aplicada até os dias de hoje, e continuamente sendo aperfeiçoadas. Com relação aos trabalhadores as teorias de Taylor e Fayol tinham uma visão desumana, exigindo esforços exagerados, com o tempo esta prática foi adaptada e hoje temos um tratamento mais justo com os trabalhadores.
3 CONCEITO DE PATRIMÔNIO
O conceito de patrimônio em contabilidade a principio foi o de propriedade, depois passou para conjunto de haveres e débitos, já na área jurídica patrimônio e um bem.
A contabilidade ciência que estuda o patrimônio objetivo (registrar, informar, analisar e interpretar situações que interferem no patrimônio) pode ser de pessoa jurídica ou física.
Patrimônio e o objeto de trabalho da contabilidade, constituído de três elementos bens, direitos e obrigações, em três formas ativo ,passivo e patrimônio liquido.
Segundo Padoveze patrimônio e o conjunto de riquezas de propriedades de alguém, e segundo o professor. Jose Carlos Marion patrimônio e o conjunto de bens, direitos e obrigações pertencentes a uma pessoa ou empresa. Nos conceitos mais
...