Contexto Empresarial
Ensaios: Contexto Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: p1a2 • 12/5/2014 • 2.485 Palavras (10 Páginas) • 232 Visualizações
RESUMO
Esta pesquisa que ora apresentamos tem por objetivo apresentar conceitos Funções Administrativas, Patrimônio, Capital Social, Capital de Terceiros, Análise de Mercado, Demanda/Oferta e Equilíbrio de Mercado, Estruturas de Mercado e por fim Contabilidade Social. A Lei da oferta e da procura leva a uma tendência de equilíbrio do mercado pois a intenção das curvas de demanda e de oferta determina o preço e a quantidade de equilíbrio de um bem ou serviço em um determinado mercado.Para que uma organização possa permanecer no mercado e ser competitiva, é preciso que seja bem administrada. As teorias administrativas são modelos que mostram como a administração pode ser exercida de maneira eficiente dentro das organizações. A Contabilidade Social surge com o propósito de contribuir, efetivamente, para a prosperidade das entidades e das nações, transformando o sistema de informações financeiro-econômicas, mas também aquelas de caráter social e ambiental, imprescindíveis para a análise, o controle, a avaliação e a tomada de decisão das entidades.
Palavras-Chave: Contabilidade social, Patrimônio, Mercado, Funções Administrativas, Capital.
SUMARIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4
2 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS...............................................................................5
2.1 TEÓRICO QUE DESENVOLVEU..........................................................................5
2.2 PRINCIPAIS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO.............................................6
3 PATRIMÔNIO............................................................................................................6
4 FONTES DE RECUROS...........................................................................................8
4.1 CAPITAL SOCIAL..................................................................................................8
4.2 CAPITAL DE TERCEIROS.....................................................................................8
5 ANÁLISE DE MERCADO.........................................................................................9
6 DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO............................................9
7 ESTRUTURA DE MERCADO.................................................................................10
8 CONTALIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL................................................................................11
9 CONCLUSÃO.........................................................................................................12
REFERENCIAS..........................................................................................................13
1 INTRODUÇÃO
Esta pesquisa que ora apresentamos tem por objetivo apresentar conceitos Funções Administrativas, Patrimônio, Capital Social, Capital de Terceiros, Análise de Mercado, Demanda/Oferta e Equilíbrio de Mercado, Estruturas de Mercado e por fim Contabilidade Social.
Sabemos que para uma organização possa permanecer no mercado e ser competitiva, é preciso que seja bem administrada. As teorias administrativas são modelos que mostram como a administração pode ser exercida de maneira eficiente dentro das organizações. Assim Para que uma organização possa permanecer no mercado e ser competitiva, é preciso que seja bem administrada. As teorias administrativas são modelos que mostram como a administração pode ser exercida de maneira eficiente dentro das organizações.
O estudo do patrimônio nos levará ao patrimônio líquido na realidade muito mais lembrado do que o próprio patrimônio líquido por causa de sua importância na análise das demonstrações contábeis. Na estrutura patrimonial os bens e direitos representam a utilização dos recursos da entidade que foram obtidos das fontes próprias e externas. O que chamamos fontes próprias são os recursos dos investidores da empresa e as fontes externas são os recursos de terceiros que são partes indiretamente ligadas à empresa, pois juridicamente não tem nenhuma influência na organização.
2 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
2.1 TEÓRICO QUE DESENVOLVEU
Os principais teóricos dessa abordagem foram sem dúvida Taylor, Ford e Fayol. Não há duvida de que todos eles foram ousados e inovadores ao introduzirem novas formas de organizar os recursos e administrar as pessoas dentro das organizações.
O americano Frederick Winslow Taylor foi o pioneiro no desenvolvimento de uma teoria científica sobre a administração. Na época na qual Taylor desenvolveu a sua teoria, a principal preocupação era aumentar a produtividade obtida por meio do novo modelo de trabalho, que utilizava as máquinas como principal diferencial. Taylor acreditava no aumento da produtividade como ferramenta para melhorar a vida das empresas e consequentemente, dos funcionários, pois com a produção elevada os funcionários também teriam salários maiores.
Henry Ford, precursor de Taylor, aplicou os princípios da administração científica em sua fábrica criada para produzir o Modelo-T. A ideia de Ford era fazer uma produção em massa com uma linha de montagem para garantir a qualidade e reduzir custo. Clutterbuck e Crainer (1993 apud FERREIRA et al.; 2006, p. 53) descreve a contribuição de Ford. Na área de administração da produção, Ford destacou-se pela invenção da linha de montagem móvel.
Enquanto Taylor possuía um olhar mais mecanicista voltado à área de produção, Fayol possuía uma visão mais orgânica da organização. A palavra orgânica define bem a visão de Fayol, pois ele via os diferentes órgãos da empresa de uma forma muito anatômica, por isso foi chamado de o anatomista das organizações. Ele definiu cinco elementos
...