TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Artigo: Contexto Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  2.821 Palavras (12 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 12

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

GELVANI WILLAN DE MATOS

CONTEXTO EMPRESARIAL

MURIAÉ

2013

GELVANI WILLAN DE MATOS

CONTEXTO EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Introdução a contabilidade, Fundamentos da administração e da economia e homem cultura e sociedade

Prof. Vania AS Machado

Mônica M Silva

Regina L S Malassise

Sergio G Barboza

MURIAÉ

2013

INTRODUÇÃO:

A produção interdiciplinar a seguir, tem como objetivo, conceituar Contexto empresarial e exemplificar um pouco sobre vários tópicos relacionados a ele, contendo em cada um sua definição e exemplos. Sendo esses tópicos: Funções administrativas, Patrimônio, Capital social e capital de terceiros, em que consiste, demanda, oferta, equilibrio de mercado, análise de mercado, estrutura de mercado e seus tipos e contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social.

Este trabalho foi feito de acordo com as teorias estudadas no primeiro período do curso de Ciências Contábeis que compreende teorias das matéria de: Introdução a Contabilidade, Fundamentos da administração e da economia e Homem cultura e sociedade.

A metodologia utilizada foi por meio de pesquisas na internet e livros relacionados a Contabilidade e a administração.

CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS:

Entende-se por administração o gerenciamento dos recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização. O administrador é o profissional responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do dia a dia de uma empresa. Ele ajuda a definir, a analisar e a cumprir as metas da organização. Trabalha em praticamente todos os departamentos, nos quais gere recursos financeiros, materiais, humanos e mercadológicos. Conduz as relações entre a empresa e os empregados, participando dos processos de seleção, admissão e demissão de funcionários, e do relacionamento com os sindicatos de cada categoria. Programa plano de carreira e programas de benefícios. Coordena, ainda, os recursos materiais da companhia, controlando a compra e a estocagem de matérias-primas e produtos finais. No setor financeiro, cuida de orçamentos e fluxo de caixa.

Vários autores já falaram sobre a administração e seu conceito, entre eles se destaca Henri Fayol que foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador, segundo ele essas funções são: prever, organizar, coordenar, comandar e controlar.

Segundo Jucélio Paiva "Administrar é o processo de dirigir ações que utilizam recursos para atingir objetivos. Embora seja importante em qualquer escala de aplicação de recursos, a principal razão para o estudo da administração é seu impacto sobre o desempenho das organizações. É a forma como são administradas que torna as organizações mais ou menos capazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos corretos".

As funções do Administrador foram, num primeiro momento, delimitadas como: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. No entanto, por ser essa classificação bastante difundida, é comum encontrá-la em diversos livros e até mesmo em jornais de forma condensada em quatro categorias, são elas:

- Planejar: definir o futuro da empresa.

- Organizar: organizar é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de objetivos.

- Liderar: envolve influenciar as pessoas para que trabalhem num objetivo comum.

- E por último controlar, que estando a organização devidamente planejada, organizada e liderada, é preciso que haja um acompanhamento das atividades, a fim de se garantir a execução do planejado e a correção de possíveis desvios.

CONCEITO DE PATRIMÔNIO:

Em contabilidade, de acordo com a sua dimensão jurídica, o patrimônio de uma empresa são os bens, direitos e obrigações que uma ela possui. O termo também se aplica, com o mesmo sentido, para as pessoas naturais.

Segundo o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) os princípios fundamentais de contabilidade refere-se a dois aspectos do patrimônio: o quantitativo e o qualitativo. No aspecto qualitativo, entende-se a natureza dos elementos que o compõem como dinheiro, valores a receber ou a pagar expressos em moeda, máquinas, estoque de materiais ou de mercadorias, etc. Por outro lado aspecto quantitativo, que refere-se a expressão dos componentes patrimoniais em valores, o que demanda que a contabilidade assuma posição sobre o que seja valor, etc.

Cada autor conceitua patrimônio de uma maneira diferente.

No livro Contabilidade Básica, livro esse utilizado pelos alunos do curso de Ciências Contábeis da UNOPAR (Universidade Norte do Paraná), o escritor José Manoel da Costa, conceitua patrimônio como: Conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados à entidade (empresas, organizações, poder público), e constitui um meio (recursos) necessário para a realização dos objetivos das entidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com