Contexto Empresarial
Artigos Científicos: Contexto Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DayanaC • 10/5/2013 • 2.412 Palavras (10 Páginas) • 261 Visualizações
SUMÁRIO
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4
2.2 PATRIMONIO 5
2.3 CAPITAL SOCIAL 7
2.4 ANÁLISE DE MERCADO 7
2.4.1 Consumidores 7
2.4.2 Concorrentes 8
2.4.3 Fornecedores 8
2.5 DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO 8
2.5.1 Demanda 8
2.5.2 Oferta 8
2.5.3 Equilíbrio de mercado 8
2.6 ESTRUTURAS DE MERCADO 9
2.6.1Concorrência perfeita ou pura 9
2.6.2 Monopólio 10
2.6.3 Oligopólio 10
2.6.4 Concorrência monopolística 10
2.7 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL 11
2.7.1 Contabilidade Ambiental 12
2.7.2 Contabilidade de Recursos Humanos 12
2.7.3 Informação de caráter ético 12
4 CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
Dentro do contexto empresarial temos as funções administrativas que são essenciais na efetuação da administração estratégica, tendo a contabilidade como um instrumento que tem por finalidade controlar o patrimônio das entidades. Vários autores relatam o conceito de patrimônio, como por exemplo, José Carlos Marion, Osni Moura e Ricardo J. Ferreira, de maneiras diferentes, porém com o mesmo objetivo. No que está relacionada aos investimentos, existe o capital social que é indispensável para o início de uma empresa, e também o capital de terceiros. Para que os negócios da empresa obtenham um bom resultado é preciso fazer uma boa análise de mercado, pois isso facilita a busca de seus objetivos, e também é necessário ficar atento para que a oferta atenda a demanda e assim adquirir um equilíbrio de mercado. O mercado apresenta várias estruturas que variam de acordo com suas características, e a contabilidade social também têm suas variações que abrangem áreas distintas como a Ambiental e a de Recursos Humanos.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Fundador da teoria clássica, Hanry Fayol foi o primeiro a definir o ato de administrar como Planejamento, organização, direção e controle. Elas são a base para efetuar a administração estratégica. O Planejamento é a tomada de decisão da empresa onde os planos futuros são feitos antecipadamente para chegar aos seus objetivos. Não existe Organização sem objetivo, pois ela tem a finalidade de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos que pertencem a sua administração. A direção tem como função fazer a empresa funcionar, cuidando para que o planejamento e a organização sejam feitas de formas corretas e eficazes. O controle avalia o desempenho da organização, corrigindo-as quando há necessidades.
Na escola de Administração Científica, nos Estados Unidos Frederick Taylor utilizava quatro princípios básicos: planejamento, organização, controle e execução. O foco esta na tarefa que realiza cada operário. Já na Teoria Clássica de Fayol está focada na estrutura de organização, empregando Organização, Comando, Coordenação e controle. Tendo naturalmente uma evolução na conceituação dos princípios de administração, trazendo hoje quatro princípios que são de fundamental importância Planejamento, Organização, Direção e Controle.
Nos últimos anos a administração e suas funções frequentemente sofreram mudanças. Com as novas tecnologias na parte contábil e financeira as teorias e a pratica foram tendo mudanças para se adaptar nas novidades administrativas. Destacamos então, que a funções que sofreram transformações foram comandar e coordenar que, atualmente, são chamadas apenas de "dirigir".
Gráfico 1
Autora: Pamella Albuquerque Andreatta (2013).
2.2 PATRIMONIO
Segundo José Carlos Marion, patrimônio é a riqueza, ou seja, conjuntos de bens, Direitos e obrigações pertencentes a uma pessoa ou empresa.
PATRIMONIO= BENS + DIREITOS E OBRIGAÇÕES
Bens: São coisas capazes de satisfazer às necessidades das pessoas e das empresas. E para José Carlos Marion esses bens se dividem em:
• Bens tangíveis: Tem formas físicas e são palpáveis. Exemplos: Estoques de mercadorias, móveis, imóveis e etc.
• Bens Intangíveis: Não são constituídos de matéria e não são palpáveis. Exemplo: Marcas (Coca Cola, Yoki, Elma Chips).
Direitos: São todos os valores, títulos, contas, salários que a empresa tem a receber, é poder que ela tem de exigir alguma coisa.
Obrigações: São as dividas, tudo que a empresa tem a pagar. Exemplos: Contas a pagar, Salários a pagar, Duplicatas a pagar, etc.
Já Osni Moura Ribeiro Define Patrimônio como conjunto de bens, Direito e Obrigações de uma pessoa, avaliado em moeda.
Bens: São coisas que satisfazem as necessidades humanas e susceptíveis de avaliação econômica. No ponto de vista contábil, bem é tudo aquilo que a empresa possui, seja para uso, troca ou consumo.
Direitos: É todos os valores que a empresa tem a receber de terceiros. Geralmente seguidos da expressão A Receber.
Obrigações: É todos os valores que a empresa tem a pagar a terceiros. Geralmente seguidos da expressão A Pagar.
Ricardo J. Ferreira define Patrimônio como conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica, que possam ser avaliados em dinheiro.
Ele
...