Contexto Empresarial
Trabalho Universitário: Contexto Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabricio2 • 5/6/2013 • 2.746 Palavras (11 Páginas) • 291 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
FABRÍCIO ALVES EVANGELISTA
CONTEXTO EMPRESARIAL
SÃO FRANCISCO- MG
2013
FABRÍCIO ALVES EVANGELISTA
CONTEXTO EMPRESARIAL
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Introdução a Contabilidade, Fundamentos da Administração e da Economia, Homem, Cultura e Sociedade.
Orientador: Prof. Vânia De Almeida S. Machado, Mônica Maria Silva, Regina Malassise, Sérgio De Goes Barbosa, José Manoel Da Costa.
SÃO FRANCISCO-
MG2013
INTRODUÇÃO
A contabilidade é um sistema de informação em si que também faz parte de um sistema de informações gerenciais dentro da gestão empresarial. Através de técnicas, normas e princípios mantém um controle permanente do patrimônio de uma entidade, evidenciando suas modificações nos relatórios contábeis para que os usuários das informações patrimoniais possam tomar decisões empresariais.
Este texto irá buscar conceituar o que é patrimônio, já que este e o objeto de estudo da contabilidade, exemplificando também quais são as fontes de recursos das empresas (capital social e capital de terceiros).
Buscou- se também com este texto, compreender quais são as funções administrativas e as principais mudanças ao longo do tempo.
Ainda neste texto, será feito uma pequena análise de mercado, mostrando que é o mesmo quem determina os preços dos bens e serviços, e esses preços orientam as decisões sobre o quê e quanto deverá ser comprado e vendido. Logo, se tem a lei da oferta e demanda, na qual, demanda refere- se a quantidade de certo bem que os consumidores desejam adquirir e oferta refere- se às várias quantidades que os produtores estão dispostos a colocar de um bem no mercado. Essa interação entre oferta e demanda, apresenta diferentes estruturas de mercado que depende de três características: o grau de concentração de vendedores e compradores, o grau de diferenciação do produto e o grau de dificuldade ou barreiras à entrada de novas firmas.
Em seguida, será falado sobre Contabilidade Social como ferramenta de informação para a responsabilidade social, pois entende- se que grande é a responsabilidade social da informação contábil em face da sociedade.
Ao final são apresentadas as considerações finais e elencadas as referências bibliográficas que deram suporte para a reflexão.
DESENVOLVIMENTO
Para se ter sucesso nos negócios, constantemente todos os profissionais estão tomando decisões, quase todas importantes e vitais para o sucesso do negócio. Com isso, há uma boa tomada de decisão, como por exemplo, comprar ou alugar uma máquina, preço de um produto, que quantidade de material para estoque deve- se comprar, reduzir custos, produzir mais, etc.
Segundo Marion (2003), “a contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar estas decisões”. O autor ainda afirma que “na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando- os monetariamente, registrando- os e sumarizando- os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões”.
“A contabilidade é um sistema de informação que tem como objetivo o controle do Patrimônio de uma entidade”. (PADOVEZE, 2000, p.36)
Existem muitos conceitos em relação ao que venha ser patrimônio. De acordo com Padoveze (2000, p. 36), patrimônio “é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém [...]”. Para Marion (2009, p. 37), o termo patrimônio significa, a princípio, o conjunto de bens, pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Compõem- se também de valores a receber (ou dinheiro a receber). Por isso, em contabilidade esses valores a receber são denominados direitos a receber ou, simplesmente, direitos. Relacionando- se, todavia, apenas bens e direitos, não se pode identificar a verdadeira situação de uma pessoa ou empresa. É necessário evidenciar as obrigações (dívidas) referentes aos bens ou direitos.
Patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados à entidade (empresas, organizações, poder público), e constitui um meio (recursos) necessário para a realização dos objetivos das entidades. A administração da empresa pratica atos de natureza econômica e financeira, e produz mutações aumentativas e diminutivas na riqueza empresarial.
Logo, o patrimônio de uma empresa é composto por seus bens, direitos e obrigações, e o patrimônio líquido representa a riqueza líquida da empresa, ou seja, é a diferença entre a soma dos Bens e Direitos menos as obrigações.
Sabe- se que toda empresa precisa de recursos materiais e financeiros para aplicar em suas atividades, o que se chama de satisfação de necessidades econômico- financeiras. Tais recursos são originados de fontes internas e externas. As origens internas representam o capital próprio, e as externas, os capitais de terceiros. Partindo desta perspectiva, entende- se que capital social representa o investimento efetuado na companhia pelos seus proprietários e acionistas, que adquiriram os títulos denominados de ações. Pelas leis brasileiras o valor do capital social é imutável e só sofrerá alterações quando houver a aprovação de aumentos ou diminuições do mesmo.
Após uma discussão acerca das diferentes teorias formuladas sobre administração e organizações, faz- se necessário refletir sobre o ambiente organizacional e as funções administrativas. Fayol foi quem primeiro conceituou
...