Contexto Empresarial
Casos: Contexto Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thayslage • 18/6/2013 • 2.939 Palavras (12 Páginas) • 336 Visualizações
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO 3
2 - DESENVOLVIMENTO 4
2.1- CONCEITOS DE PATRIMÔNIO........................................................................ 4
2.1.1- CAPITAL SOCIAL.......................................................................................... 4
2.1.2-CAPITAL DE TERCEIROS............................................................................... 5
2.1.3- ANALISE DE MERCADO............................................................................... 5
2.1.4-DEMANDA, OFERTA E EQULIBRIO DE MERCADO............................................................................................................... 5
2.1.5 - ESTRUTURA DE MERCADO......................................................................... 6
2.1.6-CONTABILIDADE SOCIAL................................................................................9
3 - CONCLUSÃO...................................................................................................... 10
4 - REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................... 11
1 - INTRODUÇÃO
Nesta unidade estudaremos o contexto empresarial de uma forma que contribuirá para entendermos os conceitos contábeis. Assim como os processos administrativos os processos contábeis são essenciais em cada empresa, compondo series de fatos e conclusões sobre cada área especificada.
Iremos abordar conceitos de funções administrativas, conceito de patrimônio, capital social e de terceiros, analise de mercado, demanda, equilíbrio e estrutura de mercado e contabilidade social.
A contabilidade social aparece como uma necessidade da empresa de contar com informação pertinente para tomar decisões inteligentes com relação a gestão social medindo o impacto de entidade na sociedade.
– DESENVOLVIMENTO:
1.1 – O CONTEXTO EMPRESARIAL
2.1- CONCEITOS DE PATRIMÔNIO
É a ciência que tem como objetivo observar, registrar e informar os fatos econômico-financeiros acontecidos dentro de um patrimônio pertencente a uma entidade; mediante a aplicação do seu conjunto de princípios, normas, técnicas e procedimentos próprios. O patrimônio como objeto científico da contabilidade, foi proposto pelos seguidores das correntes científicas Patrimonalismo e do Neopatrimonalismo. Em Direito, "bem" é por vezes um sinônimo de "patrimônio". O inventário seria o primeiro procedimento jurídico para se levantar o patrimônio de uma pessoa (o segundo seria o Balanço patrimonial ). Patrimônio e aquilo que nos foi deixado por alguém que pertence a alguém, uma herança.
2.1.1- . CAPITAL SOCIAL
O capital social pode ser analisado de sob duas perspectivas: a contabilidade e a sociologia. Enquanto termo contabilístico, o capital social é o valor dos bens ou o dinheiro com que os sócios contribuem para uma empresa sem direito de devolução.
Posto isto, o capital social (sob a perspectiva da contabilidade) outorga aos sócios direitos podendo variar consoante a sua participação, constituindo uma garantia para com terceiros. Trata-se de um valor estável, ainda que os resultados negativos possam levar à falência. Neste caso, a empresa dispõe dos recursos necessários para fazer frente às suas obrigações para com terceiros. Por outro lado, o capital social é um passivo (dívida) da sociedade perante os sócios. Para reverter a situação, deve-se seguir uma série de procedimentos jurídicos. Convêm fazer a diferença entre as noções de capital social, patrimônio social (a totalidade de ativos e passivos da sociedade) e patrimônio líquido (a diferença efetiva entre os ativos e os passivos).
2.1.2- CAPITAL DE TERCEIROS
Representam custos originários de terceiros utilizados para aquisição de ativos de propriedade da entidade. Corresponde ao passivo exigível. De certa forma capital de terceiros refere-se apenas a recursos esternos à empresa, como por exemplo, empréstimos ou financiamentos. Os recursos de investidores que compram uma participação na empresa fazem parte do chamado “capital próprio”, o que contraria o senso comum. Esclarecendo o “capital próprio”, o termo inclui tanto os recursos do fundador ou dono da empresa quanto os dos investidores que aportam capitais posteriormente em troca de participação.
2.1.3- ANALISE DE MERCADO:
Analise de mercado consiste num estudo da envolvente externa da empresa que permita a identificação e conhecimento de um conjunto de variáveis que se encontram fora do controle direto da organização, mas que de forma direta ou indireta podem influenciar com maior ou menor intensidade. O conhecimento destes elementos é particularmente importante no momento em que estão a ser estabelecidos os objetivos estratégicos, bem como os planos estratégicos e operacionais para atingi-los. Uma analise de mercado deve ser efetuada não apenas numa perspectiva estática, mas também dinâmica, procurando identificar oportunidades que a empresa possa aproveitar e ameaças que deva evitar ou reverter a seu favor.
2.1.4- DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO:
A demanda é constituída de produtos que os fornecedores desejam adquirir a diversos níveis de preços. Existe uma relação inversa e negativa entre o preço e quantidade (lei da demanda).Quando se tratar de demanda, pensemos como consumidores, ou seja, se o preço estiver subindo, compraremos menos. Certos fatores são determinantes na demanda, como por exemplo: preço, renda, preço de produtos similares, gosto, expectativa, numero de consumidores, marca, atendimento, localização, forma
...