Contexto Empresarial
Ensaios: Contexto Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: meury2012 • 30/6/2013 • 877 Palavras (4 Páginas) • 532 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
MARIZA SANTANA SCHNEIDER
VANESSA STIELER FUNKE
CLEONICE VENTUROLI DE MEI
LEILIANA FERREIRA MENDES
CONTEXTO EMPRESARIAL
Campo Novo do Parecis
2013
MARIZA SANTANA SCHNEIDER
VANESSA STIELER FUNKE
CLEONICE VENTUROLI DE MEI
LEILIANA FERREIRA MENDES
Contexto Empresarial
Trabalho apresentado ao curso de ciências contábeis da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná.
Campo Novo do Parecis
2013
Responsabilidade social é quando as empresas decidemrealizar umconjunto de ações que beneficiam a sociedade e as corporações que são tomadas pelas empresas, levando em consideração a economia, educação, meio-ambiente, saúde, transporte, moradia, atividades locais e governo. Geralmente, as organizações criam programas sociais, o que acaba gerando benefícios mútuos entre a empresa e a comunidade, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, e da própria população.
A Responsabilidade Social Empresarial geralmente envolve a busca de novas oportunidades como uma maneira de responder às demandas ambientais, sociais e econômicas do mercado sendo assim, está intimamente ligada a uma gestão ética e transparente que a organização deve ter com suas partes interessadas, para minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade.
O conceito de responsabilidade social pode ser compreendido em dois níveis: O nível interno relaciona-se com os trabalhadores e, mais genericamente, a todas as partes interessadas afetadas pela empresa e que, por seu turno, podem influenciar no alcance de seus resultados. O nível externo tem em conta as consequências das ações de uma organização sobre os seus componentes externos, nomeadamente, o ambiente, os seus parceiros de negócio e meio envolvente. Num contexto da globalização e de mutação industrial em larga escala, emergiram novas preocupações e expectativas dos cidadãos, dos consumidores, das autoridades públicas e dos investidores. Os indivíduos e as instituições, como consumidores e/ou como investidores, adotam, progressivamente critérios sociais nas suas decisões (ex: os consumidores recorrem aos rótulos sociais e ecológicos para tomarem decisões de compra de produtos). Os danos causados ao ambiente pelas atividades econômicas, (ex: marés negras, fugas radioativas) tem gerado preocupações crescentes entre os cidadãos e diversas entidades coletivas, pressionando as empresas para a observância de requisitos ambientais e exigindo a entidades reguladoras, legislativas e governamentais a produção de quadros legais apropriados e a vigilância da sua aplicação. Os meios de comunicação social e as modernas tecnologias da informação e da comunicação têm sujeitado a atividade empresarial e econômica a uma maior transparência. Daqui tem resultado um conhecimento mais rápido e mais profundo das ações empresariais – tanto as socialmente irresponsáveis (nefastas) como as que representam bons exemplos (e que, por isso, são passíveis de imitação) – com consequências notáveis na reputação e na imagem das empresas. Afirma Carlos Cabral-Cardoso (2002).
De acordo com Melo Neto e Froes (2001)a responsabilidade social interna está voltada para os funcionários dependentes da organização e tem como objetivo motivar os colaboradores paraque tenham um bom desempenho, tornar o local de trabalho agradável e investir nobem-estar dos seus empregados. Segundo os autores, “com isso, a
...