Contexto Empresarial
Pesquisas Acadêmicas: Contexto Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adrifuhr • 6/9/2013 • 2.709 Palavras (11 Páginas) • 221 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
2 DESENVOLVIMENTO 2
2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 2
2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO 2
2.3 FONTES DE RECURSOS 2
2.4 ANÁLISE DE MERCADO 2
2.5 DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO 2
2.6 ESTRUTURAS DE MERCADO 2
2.7 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL 2
3 CONCLUSÃO 2
REFERÊNCIAS 2
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo descrever alguns conceitos de Contabilidade e demonstrar a importância da mesma. Para isso cabe a mim entender sobre os conceitos básicos da contabilidade, suas funções e seus entendimentos sobre os seus autores referências.
Neste trabalho vou elencar também as funções administrativas, conceitos básicos de contabilidade, análises de mercado e contabilidade social.
A intenção deste trabalho é apresentar que a Contabilidade vem crescendo e proporcionando um amplo mercado de trabalho e um leque de oportunidades.
A Contabilidade pode ser considerada como uma ferramenta que atua diretamente na tomada de decisão.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
As funções administrativas são as próprias funções do administrador.
Teórico que desenvolveu as funções administrativas, Henry Fayol foi o fundador da Teoria Clássica, nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris, vivendo as consequências da Revolução Industrial, e mais tarde, às consequências da Segunda Guerra Mundial. Formou-se em engenharia de minas, e em 1860 aos 19 anos, conforme Maximiano (2005) foi contratado para trabalhar na corporação mineradora e metalúrgica francesa Comambault. Maximiano (2005) salienta ainda, que Fayol passou toda sua vida nessa empresa, na qual fez a sua carreira, aposentando-se como diretor geral em 1918.
Nos últimos anos da sua vida, Fayol dedicou-se a divulgar princípios de administração, que baseavam - se em sua experiência.
Maximiliano (2005) discorre que Fayol, considera que à administração é uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos. Que sempre exige um grau de planejamento, organização, comando, coordenação e controle. Portanto todos deveriam estudá-la, o que exigiria uma teoria administrativa, que pudesse ser ensinada. Contudo Fayol criou e divulgou sua própria teoria, na qual dividiu em seis funções, dentre elas:
Função técnica: constituída pelas atividades diretamente relacionadas à produção. De acordo com Fayol, o número, a variedade e a importância das operações e as circunstâncias em que são executadas dão à função técnica uma grande importância, muitas vezes em detrimento das demais atividades. Fazia-se necessário, assim, o estabelecimento de um maior equilíbrio entre essas e outras funções.
Função comercial: envolve as atividades relacionadas com a compra, a venda e a permuta de produtos ou suprimentos. Para Fayol, saber comprar e vender é tão importante quanto saber fabricar bem. Deveria, assim, ser reconhecida a importância do conhecimento do mercado e das forças dos concorrentes, bem como dos fornecedores e das autoridades publicas relacionadas ao estabelecimento de regras comerciais.
Função financeira: é constituída pelas atividades relacionadas à captação e gestão de recursos financeiros. Fayol destaca que uma hábil gestão financeira é indispensável para o sucesso de uma empresa, pois nenhuma melhoria, nenhuma evolução seria possível sem a possibilidade de acumulação de capital ou obtenção de crédito.
Função segurança: envolve as atividades relacionadas à proteção do patrimônio da empresa e de seus trabalhadores, contra roubos, incêndios, inundações e acidentes, bem como contra greves e atentados;
Função contábil: são as atividades relacionadas com os registros contábeis e a produção de documentos como balanços e estatísticas. Segundo Fayol, a contabilidade constitui o órgão de visão das empresas. A ela cabe revelar, a qualquer momento, a posição atual e o rumo que está sendo tomado pelos negócios, por meio da prestação de informações claras, objetivas e precisas sobre a situação econômica da empresa.
Função administrativa: caberia a essa função a integração das outras cinco funções. Para Fayol, nenhuma das outras funções tem a incumbência de formular o programa de ação geral da empresa, de constituir o seu corpo social e coordenar os esforços das diversas áreas e setores. Essa tarefa caberia à função administrativa.
Fayol definiu os cinco elementos básicos do processo administrativos:
• Planejamento: é visualizar o futuro e traçar o programa de ação;
• Organização: é constituir o duplo organismo, material e social da empresa;
• Direção: é dirigir e orientar o pessoal;
• Coordenação: é ligar, unir e harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos;
• Controle: é verificar que tudo ocorra e acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.
Com uma visão mais orgânica das organizações e a determinação das funções administrativas, Fayol abriu a possibilidade de se formar administradores e criar o ensino da administração.
2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO
Podemos encontrar diversos entendimentos sobre o que é patrimônio, dentre eles:
É herança paterna, bens de família, complexo de bens materiais ou não, direito, ações, posse e tudo o que mais pertença a uma pessoa ou empresa e seja suscetível de apreciação econômica. (FERREIRA, 1994, p. 488)
Já no pensamento de Padoveze:
Patrimônio é um conjunto de riquezas de propriedade de alguém[...]. (PADOVEZE 2000, p. 36)
No entendimento de Marion patrimônio pode ser definido como:
Conjunto de bens e riquezas pertencentes
...