Contexto Empresarial
Exames: Contexto Empresarial. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fluvio • 16/9/2013 • 3.122 Palavras (13 Páginas) • 277 Visualizações
Sistema de Ensino Presencial Conectado
Ciências Contábeis-1º SEMESTRE 2013
Flúvio Nogueira Novaes
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
O Contexto Empresarial
Petrolina – PE
Trabalho apresentado ao curso de Ciências Contábeis da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.
Sumario
1-Introdução..................................................................2
2-Conceitos e funções administrativas.........................2
3-Conceito de patrimônio..............................................5
4-Fontes de recursos …..................................................6
5-Análise de mercado......................................................6
6-Demanda ,oferta e equilíbrio de mercado..................7
7-Estruturas de mercado..................................................7
8-Contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social.........7
Considerações finais...........................................................8
Referencias..........................................................................8
1-Introdução.
“O sucesso de ontem já não garante mais o sucesso de hoje e não sustentará o sucesso de amanhã”. A frase sintetiza o atual cenário sócio-econômico, onde as empresas necessitam rapidamente ajustar-se a estes novos tempos sob o risco de não mais se manterem competitivas e serem eliminadas pela concorrência. A estrutura corporativa burocrática, extremamente hierarquizada, com baixo valor agregado, está dando lugar a um novo modelo de gestão; mais ágil, rápido, com poucos níveis hierárquicos, focado no cliente, com a revisão permanente dos processos e com melhorias contínuas. Cada vez mais, pequenas e médias empresas surgem , trazendo para o mercado novos produtos, serviços e tecnologias. Com crescimento dessas (MPE’S), dificuldades também surgem.
Contudo, o atual trabalho trás uma abordagem de mecanismos que auxiliam nas soluções de problemas e ajuda a compreender esse novo cenário empresarial atual, proporcionando assim uma proposta de administração a fim que essas empresas possam manter-se diante às dificuldades encontradas, utilizando recursos viáveis a sua realidade.
2-Conceitos e funções administrativas.
Nos dias atuais, a contabilidade revela-se como uma área do conhecimento humano repleta de desafios. O profissional que utiliza a contabilidade como meio de vida pode, atuar nos mais variados tipos de organização,sendo referencia para a tomada de decisões e, para tanto, precisa passar informações adequadas e em tempo hábil para os mais diversos níveis e setores. Desta forma, a contabilidade apresenta-se como um poderoso instrumento de gestão, capaz de fornecer as mais diversas informações, auxiliando nos diferentes setores da instituição e tornando-se assim indispensável para o sucesso da empresa.
Conforme Iudícibus, Martins e Gelcke (2006, p 48). “A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e analises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação a entidade objeto de contabilização.”
Assim a contabilidade que era vista apenas como um sistema de informações, e servia somente como uma obrigação da empresa em apurar e recolher impostos, já é vista também como um instrumento gerencial, que fornece informações através da analise das demonstrações aos administradores, acionistas, investidores e demais stakeholders.
As informações são consideradas um elemento estratégico para as organizações, pois de posse das mesmas é que a administração da empresa terá subsídios para uma tomada de decisão precisa e eficaz. É na contabilidade, através de seus relatórios, que são encontradas essas informações.
Conforme Marion (2006. p 23).
“A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem de sobremaneira para a tomada de decisões”.
Toda e qualquer organização deve se preocupar com o planejamento e utilizar-sedas ferramentas gerenciais que a contabilidade pode fornecer. Dessas informações destacam-se as formalidades de escrituração, as demonstrações contábeis, a auditoria e a analise de balanços, que são registros de organizações dos fatos que refletem seu estado patrimonial, financeiro e de resultado.
2.2 Processo administrativo.
Administrar é o processo de dirigir ações que utilizam recursos para atingir objetivos. Embora seja importante em qualquer escala de aplicação de recursos, a principal razão para o estudo da administração é seu impacto sobre o desempenho das organizações. É a forma como são administradas que torna as organizações mais ou menos capazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos corretos.
A administração é uma ciência social aplicada, fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção. A administração estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro de forma sustentável e com responsabilidade social, ou seja, é impossível falar em Administração sem falar em objetivos. Em síntese, o administrador é a ponte entre os meios (recursos financeiros, tecnológicos e humanos) e os fins (objetivos). Como elo entre os recursos e os objetivos de uma organização, cabe ao administrador combinar os recursos na proporção adequada e para isso é necessário tomar decisões constantemente num contexto de restrições,
...