Contexto Empresarial
Artigo: Contexto Empresarial. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: S.correa • 17/9/2013 • 1.164 Palavras (5 Páginas) • 318 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CLÁUDIO ROBERTO MENDONÇA
CLEISON PALOSCHI
KARINA TEIXEIRA GONÇALVES
KELE ALVES LIMA
REGINALDO DOS SANTOS CORRÊA
CONTEXTO EMPRESARIAL
Cerejeiras-RO
2013
CLÁUDIO ROBERTO MENDONÇA
CLEISON PALOSCHI
KARINA TEIXEIRA GONÇALVES
KELE ALVES LIMA
REGINALDO DOS SANTOS CORRÊA
CONTEXTO EMPRESARIAL
Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Educação a Distância; Introdução a Contabilidade; Fundamentos da Administração e da Economia; Homem, Cultura e Sociedade e Seminário
Professores: Prof. Manoel Costa
Profª. Vânia A.S Machado
Profª Mônica M. silva
Profª Regina L.S Malassise
Prof. Sérgio G. Barbosa
Cerejeiras-RO
2013
CONTEXTO EMPRESARIAL
A contabilidade é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios. De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais. Contabilidade Gerencial, em síntese, é a utilização dos registros e controles contábeis com o objetivo de gerir uma entidade.
Temos dois casos: No primeiro caso, temos um empreendedor que investiu recurso próprio e possui um retorno favorável, garantindo bom atendimento ao seus clientes, mantendo boa qualidade dos produtos e lançando novidades. No segundo caso, temos um empreendedor que começou seu próprio negócio sem dinheiro próprio, mas nem por isso obteve prejuízos, pelo contrário, com seu lucro seria até possível quitar a dívida.
As funções planejamento, organização, direção e controle sintetizam as principais responsabilidades do gestor em uma organização. E ajudam a compreender seu papel na organização.
Percebemos que as empresas tiveram um bom planejamento, já que na primeira empresa o lucro é bem maior que o investimento e que na segunda empresa o lucro até quitaria a dívida que foi feita para começar o negócio, sabendo que planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina.
A Organização também é fundamental para o bom funcionamento de uma empresa e as duas empresas avaliadas possuem uma ótima organização. Organizar é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de objetivos.
A Direção seria o ponto fundamental do negócio, pois envolve a influência sobre as pessoas para que trabalhem num objetivo comum. A chave para tal, está na utilização da sua afetividade, na sua interação com o meio ambiente que atua. O que pode ser visto na primeira empresa, que possui 54 funcionários e fatura um lucro incrível por mês, sendo assim percebemos que há uma bela liderança, pois ninguém obteria resultados tão bons sem possuir funcionários motivados.
O controle a função que deve ser exercida continuamente, estando a organização devidamente planejada, organizada e liderada, é preciso que haja um acompanhamento das atividades, a fim de se garantir a execução do planejado e a correção de possíveis desvios. Na primeira empresa percebemos a execução do controle quando o empreendedor garante que para se manter a empresa investe na qualidade dos produtos e também em novidades. Mostrando que não basta se empenhar para fazer um bom trabalho apenas na abertura da empresa, o ideal é que haja um controle contínuo, conquistando cada vez mais clientes e deixando os clientes mais antigos cada vez mais satisfeitos.
Entende-se por variáveis econômicas todos aqueles fatores que de certa forma podem ser medidos e que influenciam economicamente o comportamento do mercado, tanto de forma positiva quanto negativa. Tais variáveis apresentam influência muito forte no desempenho das organizações. Oscilações econômicas afetam principalmente os hábitos de consumo e o rendimento dos consumidores, com reflexos imediatos para os diferentes setores. A compra do consumidor desempenha um papel importante na saúde da economia.
Considerando que essas empresas atuam em um ambiente macroeconômico, estamos cientes de que há muitas variáveis fora de seu domínio como: inflação, salário, juros, câmbio, crescimento econômico, interferem tanto na abertura de empresas quanto em seus negócios cotidianos.
Avaliando a inflação
...