Contexto empresarial
Por: iaura • 20/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.533 Palavras (7 Páginas) • 125 Visualizações
CONTEXTO EMPRESARIAL
As funções administrativas desenvolvida pelo teórico Fayol que predomina até a atualidade é vista em várias organizações bem sucedidas. A primeira etapa no processo de abertura de uma empresa é fazer o planejamento, estabelecer metas e objetivos, onde se pretende chegar. No segundo momento é fazer a organização, designação de tarefas, alocação de recursos, distribuir os cargos entre as pessoas que compõem o setor humano e relacionar os recursos financeiros necessários para o desempenho organizacional. A terceira etapa é a direção, influenciar as pessoas a realizar as tarefas, utilizando da liderança e motivação para chegar ao propósito comum. E a quarta função é o controle, momento de verificar se o que foi planejado está sendo executado e, caso não esteja indo na direção estabelecida observar o que não está dando certo e corrigir.
Em se tratando dos caso da pequena Indústria na Bragança Paulista e a Indústria de Cosmético Star Active os empresários tiveram uma grande visão de mercado, contaram com um bom planejamento. A Indústria de Utensílios Domésticos com um capital de 140mil, comprou maquinário e contratou mão de obra, conduziu estes recursos em busca do objetivo estabelecido, hoje a fábrica conta com o dobro do capital investido. Já a Indústria de Cosméticos o capital inicial foi financiado e graça ao desempenho no negócio o faturamento é suficiente para quitar a dívida. Isto mostra o quanto é importante utilizar das funções administrativas na abertura de uma empresa, nos casos citados podemos constatar que a busca por qualidade nos serviços e inovações de mercado fizeram parte de planos bem elaborados com metas e visão de futuro, fazendo com que as organizações tenham sucesso dentro de um mercado tão competitivo.
Diante dos inúmeros cenários econômicos é preciso estar ciente de que para o ideal desempenho organizacional frente ao mercado empresarial se dá a partir do conhecimento da macroeconomia que tem como principal objetivo a economia como todo como cita Garcia e Vasconcellos (2002,p.83).
[...] a macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados tais como: renda e produto nacionais, nível geral de preço, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxa de juros, balança de pagamento.
Como as empresas em foco atuam em um cenário macroeconômico, são sucetíveis à influência das variáveis macroeconômicas que muitas vezes estão fora dos seus domínios e interferem diretamente na suas atividades. Como exemplo temos a inflação que é um aumento generalizado e continuo dos preços das empresas, onde um aumento do preço de algum bem ou serviço em particular não se constitui inflação, esta ocorre apenas quando há aumento generalizado dos preços, ou seja, se a maioria dos bens e serviços torna-se ma caro. Ela interfere na atividade empresarial pois, quando há um aumento na inflação, o poder aquisitivo dos consumidores tende a diminuir e consequentemente as empresas passam a vender menos devido ao fato do aumento dos preços dos seu produtos ou serviços.
A taxa de juros também está enquadrada como uma dentre tantas variáveis da macroeconômica. A taxa de juros nada mas é que aquilo que se ganha pela aplicação de recursos durante determinado tempo, ou inversamente aquilo que se paga pela obtenção de recursos de terceiros – tomada de empréstimos – determinado período. Nas empresas a taxa de juros interfere nas decisões de investimentos, quando mais elevada os juros, menos os empresários estarão dispostos a investir. Alem disso quando a taxa de juros está alta, as empresas procuram trabalhar com menos estoque possível pois o custo de “carregar” o estoque fica mas caro. Mais um exemplo de variável macroeconômica que é de grande importância para a estabilidade de uma empresa é o cambio, que se define como uma operação de troca de moeda de um país pela moeda de outro país. Isso interfere diretamente nas empresas, pois quando o dólar estiver em baixa as empresas que importam produtos do exterior passarão a comprar mas barato e por consequência colocarão – o no mercado com uma baixa de preços. Mas por outro lado as empresas que exportam passam a diminuir os seus lucros e consequentemente vendem os mesmos, mas carros. Assim, no caso da Empresa de Cosméticos Star Active por exemplo, pode se observar que desde o momento de proposta de financiamento feito ao banco o empresário em questão foi cuidadoso o e fez notar a viabilidade, o retorno certo e os riscos inseridos no negógio. É certo afirmar então que nas organizações do estudo em foco, as empresas souberam se sobresair diante de adversidades possivelmente encontradas na economia, certamente fazendo uso de uma boa administração e estando atentos para as taxas de juros, de inflação e de câmbio dentre tantas outras variáveis para garantirem o sucesso da empresa.
Outro fator de grande importância para a prosperidade de qualquer empresa é o controle contábil, ou seja, fazer o controle do patrimônio, fornecer informações sobre a composição deste e as variações patrimoniais, bem como apurar o resultado das atividades econômicas desenvolvidas para alcançar seus fins, que podem ser lucrativos ou sociais. Nos dois casos das empresas analisadas em questão vemos que os empresários tinham conhecimento total do patrimônio que tinham antes e também do que obtiveram com o tempo. Fizeram emprestimos, se responsabilizaram, estabeleceram metas, encaminharam cada parte do dinheiro para as áreas necessárias para o desenvolvimento da organização como um todo, não gerando nenhum desfalque, mas sim um equilíbrio em todas a áreas organizacionais, chegando assim à meta estabelecida que eram o grande lucro, crescimento e reconhecimento da empresa.
Não basta ter boas idéias, força de vontade e determinação. Além de tempo e dinheiro, o empreendedor precisa de preparo, suporte e planejamento. Para que o negócio se fortaleça e se torne saudável, o trabalho do contabilista é fundamental. A contabilidade é fonte de informação indispensável para que o empreendimento cresça seguro. Afinal, os registros contábeis irão fornecer informações sobre custos, giro de capital e dos encargos e tributos, facilitando assim a administração e programação das melhores estratégias a serem tomadas.
...