Contos De Fadas
Monografias: Contos De Fadas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: isabellalinha • 5/10/2014 • 2.482 Palavras (10 Páginas) • 786 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Trata-se de um estudo de referencial teórico sobre os principais autores e
Estudiosos dos contos de fadas e adeptos que fizeram associações do tema com seus trabalhos.
Os contos de fada vêm seduzindo crianças de todas as idades, em todos os tempos. Nota-se que exercem sobre adultos e crianças certo encantamento, dai a importância de aproveitar os contos e ir além da hora de lazer.
Ao entrar em contato com a narrativa do conto de fadas, o aluno tem a oportunidade de se desenvolver tanto cognitiva quanto emocionalmente, pois esse gênero literário possibilita reflexões nessas áreas. O presente trabalho bibliográfico teve por objetivo valorizar a Literatura Infantil através dos contos de fadas,despertar o gosto pela leitura favorecendo o processo de ensino e aprendizagem Salienta-se que ao introduzir contos de fada no processo de aprendizagem devemos saber como utilizar, em que momentos devemos usar como ferramenta e as contribuições educacionais que influenciarão durante seu desenvolvimento. A escolha do tema atribui-se ao fato de poderem ser utilizados como recurso didático.
De acordo com Bettlheim (2006) livro A psicanálise dos contos de fadas o autor mostrou que os contos de fadas são ímpares, não só como uma forma de literatura, mas como obra de arte totalmente acessível para a criança, como nenhuma outra forma de arte o é. Segundo ainda o autor acima citado ressalta que a significação dos contos de fadas será distinta para cada pessoa e diferente para a mesma pessoa em diversos períodos de sua vida
Ainda de acordo com o autor acima citados os contos de fadas ensinam pouco sobre a vida na sociedade atual, todavia é em contato com eles que se pode estudar a respeito dos problemas interiores do ser humano e sobre suas possíveis soluções na sociedade. Eles confrontam a criança com temas humanos básicos como a morte, o envelhecimento, a separação, entre outros.
É dada literatura a responsabilidade na formação e no conhecimento de mundo da criança e do adolescente. Coelho (2000, p.15) Assegura que “a literatura tem uma tarefa fundamental a cumprir nesta sociedade em transformação: a de servir como agente de transformação seja no espontâneo convívio leitor/livro seja no diálogo leitor/texto...” Segundo a autora considera que a literatura infantil, portanto os contos de fadas, é a arte representando o mundo, a vida e o ser humano, através da palavra.
Entretanto o educador tem como desafio encontrar maneiras para que a literatura faça parte da vida do ser humano, isto é da criança em processo de aquisição de conhecimentos.
O objetivo foi identificar os contos de fadas, no processo ensino aprendizagem da criança e como ferramenta no processo formativo das mesmas. Valorizando a comunicação oral e escrita, a fim de contribuir na formação tornando os leitores críticos e criativos.
De acordo com Cagneti:
A Literatura infantil é, antes de tudo, literatura, ou melhor, é arte: fenômeno de criatividade que representa o Mundo, o Homem, a Vida, através da palavra. Funde os sonhos e a vida prática; o imaginário e o real; os ideais e sua possível/impossível realização. (Cagneti,1996 p.7)
A literatura infantil leva a criança à descoberta do mundo, onde sonhos e realidade se incorporam, onde a realidade e a fantasia estão intimamente ligadas, fazendo a criança viajar, descobrir e atuar num mundo mágico, podendo modificar a realidade seja ela boa ou ruim.
críticos reflexivos e transformadores de sua realidade, além de preparar os educandos para uma cidadania completa e também serve para tomada de consciência sobre o seu futuro profissional.
Para a concretização e enriquecimento do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, por entender, conforme o autor Oliveira que:
As pesquisas que se utilizam da abordagem qualitativa possuem a
facilidade de poder descrever a complexidade de uma determinada
hipótese ou problema, analisar a interação de certas variáveis,
compreender e classificar processos dinâmicos experimentados por
grupos sociais, apresentar opiniões de determinado grupo e permitir,
em maior grau de profundidade, a interpretação das particularidades
dos comportamentos ou atitudes dos indivíduos. (OLIVEIRA, 2002,
p. 117). 12
A pesquisa bibliográfica teve como suporte a utilização de documentos, livros, artigos e outros, permitindo a fundamentação sobre o tema e apoiando a elaboração do texto monográfico. A pesquisa documental ocorreu através da análise do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) Além disso, foi realizada uma constante revisão de literatura com o propósito de fundamentar o trabalho.
DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
• Como despertar gosto pela literatura infantil, através dos contos de fadas e sua contribuição para o processo ensino aprendizagem.
APRENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO EM ESTUDO
É no ambiente escolar que a criança aperfeiçoa a capacidade de sentir, amar viver, promove sentimentos, e se capacita para vida profissional, promove relações de amizade entre alunos e condições diversas para que se entendam. Nota-se que a participação e quer formar.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil ( 1998,Vol.3 p.117):
A aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais.
Sabe-se que é através da linguagem oral e escrita que o ser humano se desenvolve, e se comunica com o mundo. Subsídio necessário para construir seu conhecimento. .
Segundo Lajolo e Zilbermam (1999, p. 14), “ser leitor, papel que, enquanto
...