Contratar Amigos
Dissertações: Contratar Amigos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: luely • 25/3/2015 • 1.419 Palavras (6 Páginas) • 180 Visualizações
PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA
Caracterização da área de estudo
Denominação da área de estudo: Área de Proteção Ambiental Raimundo Irineu Serra.
Área do PRAD: Possui uma área de 909 hectares, das quais 30%, ou aproximadamente 270 hectares, são cobertas por fragmentos florestais em diversos estágios de regeneração.
Situação Legal: A área de Proteção Ambiental Raimundo Irineu Serra é uma Área de Preservação Permanente de natureza pública.
Coordenadas Geográfica:
Caracterização regional e origem da degradação
Aspectos Físicos:
Clima: Monção (Classificação climática de Köppen). A temperatura média anual da região varia entre 24,7 e 25,1ºC com a precipitação média anual entre 1.877 e 1.982 mm. Possui um clima quente e chuvoso e influências de frentes frias durante alguns meses do ano. Sua altitude está entre 140 a 220 metros. O período compreendido entre os meses de dezembro e março corresponde à época mais chuvosa do ano.
Relevo: O relevo é classificado como Depressão do Rio Branco, que é uma unidade com padrão de drenagem angular, refletindo controle estrutural e varia, na altimetria, de 140 m a 270 m. 4
Solo: Os solos são classificados como Luvissolo hipocrômico órtico, de acordo como mapa de solos na escala de 1:250.000. Esse tipo de solo está normalmente associado a relevo mais movimentado e a solos pouco profundos, conferindo-lhes relativo grau de suscetibilidade à erosão, o que, aliado ao fato de apresentarem drenagem deficiente, restringe seu uso agrícola, apesar da elevada fertilidade natural.
Bacia Hidrográfica: A APP está situada no interior Bacia do Baixo Acre que faz parte da Bacia Hidrográfica do rio Purus as margens do igarapé São Francisco.
Aspectos Biológicos:
Bioma e Ecossistema (ou Fitofisionomia): a APP Raimundo Irineu Serra está inserida no Bioma Floresta Amazônica caracterizada pela fitofisionomia de Floresta Estacional. O município de Rio Branco possui cerca de 75% de cobertura vegetal. Foram identificados 1.034 indivíduos, pertencentes a 12 gêneros e 19 espécies de palmeiras amostradas em 0,8 ha nas áreas de áreas de floresta secundária (aqui denominadas de capoeira) e floresta primária.
Origem dos Danos Ambientais: A ocorrência de fogo ou o corte raso nas áreas onde há uma pequena quantidade de indivíduos reprodutivos pode ocasionou a eliminação de algumas espécies de plantas, diminuindo a produção de frutos e por consequência esgotando o banco de sementes. Estes eventos não são incomuns na área da APP visto que a mesma encontra-se localizada em uma zona de transição urbano-rural onde a realização de desmatamentos por parte de moradores locais visando o erguimento de novas moradias e a ocorrência de queimadas nos fragmentos florestais adjacentes às áreas ocupadas por fazendas e lotes de pequenos agricultores vizinhos à APP, são observados de forma recorrente em razão da fiscalização deficiente da área. Apesar do maior grau de resiliência e capacidade adaptativa das espécies observadas nas áreas secundária, a continuidade de ações antrópicas ameaça a sobrevivência de muitas das espécies.
5
Caracterização da Área Degradada (Área do PRAD)
Situação Atual Após Danos
Aspectos Físicos: A APP é cortada pelo Igarapé São Francisco que tem seu curso ameaçado pela constante poluição por parte de moradores do local.
Aspectos Biológicos: A área de capoeira apresentou, de uma maneira geral, baixa similaridade com as demais áreas e menor valor de riqueza de espécies. Essa condição pode ser parcialmente atribuída à ocorrência frequente de perturbações antropogênicas, como corte eventual da vegetação ou ocorrência recorrente de fogo, haja vista que a APP é vizinha a uma pastagem cultivada.
Uso Atual do Solo: Em virtude da proximidade de residências, é comum algumas pessoas utilizarem a terra para moradia, plantio e pastagens para bovinos.
Vegetação do Entorno:
6
Objetivos Gerais do PRAD
Foi realizado um projeto de recuperação de mata ciliar as margens do Igarapé São Francisco, a fim de recuperar a área degradada. O maior problema enfrentado na APP são as queimadas, que no ano de 2014 se intensificou a fiscalização pela prefeitura. Em relação a área absoluta de desmatamento até o ano de 2014, a APP Raimundo Irineu Serra possui a menor área desmatada em relação as outras APP.
Objetivos Específicos do PRAD
Foi realizado o plantio de diversas mudas das mais variadas espécies de árvores por agentes ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e projetos de conscientização da população local na preservação da área.
7
Metodologias de Implantação
Felizmente a área sofreu ínfimas alterações físicas no solo, mas há necessidade de revegetação, sendo que a prefeitura tomou a iniciativa de promover o plantio das mais variadas espécies de plantas como: Attalea phalerata
...