Controle De Disturbio Civil
Artigo: Controle De Disturbio Civil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: roccafreitas • 1/6/2014 • 907 Palavras (4 Páginas) • 1.547 Visualizações
DE GRAVE CONTROLE DE DISTÚRBIOS CIVIS
FASES DO COMPORTAMENTO DO COLETIVO SOCIAL
AGLOMERAÇÃO: GRANDE NÚMERO DE PESSOAS REUNIDAS TEMPORARIAMENTE; OS MEMBROS PENSAM E AGEM ISOLADOS E NÃO ORGANIZADOS;
MULTIDÃO: PSICOLOGICAMENTE UNIFICADA POR INTERESSES COMUNS; CARACTERIZADA PELO PRONOME NÓS; DEIXA DE SER AGLOMERAÇÃO E PASSA A SER MULTIDÃO.
TURBA:MULTIDÃO EM DESORDEM; REUNIÃO DE PESSOAS SOB ESTÍMULO DE INTENSA AGITAÇÃO;OS INTEGRANTES PERDEM O SENSO DE RAZÃO E RESPEITO À LEI; OBEDECEM À UM CHEFE; MANIFESTAÇÃO INTERNA SEM MEDIR CONSEQUÊNCIAS.
TUMULTO: DESRESPEITO A ORDEM POR MEIO DE AÇÕES ILEGAIS; AÇÃO PLANEJADA CONTRA A QUEM SE OPOR; DEMONSTRAM NATUREZA VIOLENTA.
SUBVERSÃO: CARÁTER PRODOMINANTEMENTE PSICOLOGICO; LENTA, GRADUAL E INSIDIOSA; SEM USO DE VIOLÊNCIA; CLANDESTINAMENTE; ATUAM NA CONSCIENCIA MORAL, NA PREGAÇÃO À FALTA DE FÉ; ASPIRAM NOVA FORMA DE ORGANIZAÇÃO DA COMUNIDADE.
DISTÚRBIOS CIVIS INQUIETAÇÕES E TENSÕES QUE TOMAM FORMA DE MANIFESTAÇÃO; DECORREM DE DESIGUALDADES SOCIAIS; GERAM DESORDEM OU VIOLÊNCIA PREJUDICIAIS A MANUTENÃO DA LEI E DA ORDEM.
FATORES PSICOLÓGICOS QUE INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO DOS INDIVIDUOS NAS MASSAS
NÚMERO: QUANDO OS INTEGRANTES DA TURBA SE SENTEM SEGUROS PARA AGIR, CAUSAM UMA SENSAÇÃO DE PODER E SEGURANÇA.
SUGESTÃO: OS MEMBROS ACEITAM AS PROPOSTAS DO LÍDER SEM QUESTIONAR.
CONTÁGIO: AS IDÉIAS DIFUNDEM E ATRAEM NOVAS PESSOAS PARA INTEGRAREM AS MANIFESTAÇÕES.
ANONIMATO: ACOBERTADO PELO ANONIMATO OS MEMBROS PERDEM A NOÇÃO DE LEGALIDADE E RESPEITO PRÓPRIO.
NOVIDADE: DEVIDO AS CIRCUNSTANCIAS NOVAS E DESCONHECIDAS E A FALTA DE ESTIMULOS QUE CONTROLAM SEU ATOS, O AGENTE PASSA AGIR DE FORMA NOVA E ACOLHE A SITUACAO COM NORMALIDADE.
EXPANSAO DAS EMOCOES REPRIMIDAS PRECONCEITOS E DESEJOS REPRIMIDOS LEVAM O INDIVIDUO A APROVEITAR A DESORDEM PARA EXTRAVASAR SEUS SENTIMENTOS E FAZER TUDO AQUILO QUE, ANTES, NÃO TINHA A OPORTUNIDADE OUSAR.
IMITACAO: O INDIVIDUO POSSUI O DESEJO DE IMITAR AS ATITUDES DOS INTEGRANTES DE UMA TURBA, LEVANDO-O A TOMAR PARTE NOS FATOS.
PRIORIDADE NO EMPREGO DOS MEIOS O OBJETIVO DA TROPA DE CDC E DISPERSAR A MULTIDAO, COM UTILILIZACAO DE TODOS OS MEIOS POSSIVEIS PARA CUMPRIR A MISSAO E, AO MESMO TEMPO, EVITAR A VIOLENCIA.
VIAS DE FUGA: RECONHECIMENTO DE LOCAL DO DISTURBIO E ESSENCIAL PARA QUE OS MANIFESTANTES SEJAM DIRECIONADOS PARA LOCAIS DE FACIL E RAPIDA DISPERSAO. DEVE-SE EVITAR QUE OS MANIFESTANTES SEJAM DIRECIONADOS PARA EQUIPAMENTOS, VIATURAS OU ESTABELECIMENTOS PUBLICOS, OBJETIVANDO PREVENIR DEPREDACOES.
DEMONSTRACAO DE FORCA: TAL DEMONSTRACAO DEVE SER FEITA COM DISPOSICAO DA TROPA EM FORMACAO DISCIPLINADA E NO PONTO MAIS PROXIMO DE CONTATO, PROVOCANDO EFEITO PSICOLOGICO SOBRE A MULTIDAO.
ORDEM DE DISPERSÃO: DEVE SER DADA PELO COMANDANTE ATRAVÉS DE AMPLIFICADORES DE SOM DE MODO A ASSEGURAR QUE TODOS TENHAM OUVIDOS ÀS ORDENS. OS MANIFESTANTES NÃO DEVER SER REPREENDIDOS, DESAFIADOS OU AMEAÇADOS.
RECOLHIMENTO DE PROVAS: DEVE SER TOMADA DURANTE TODA A OPERAÇÃO COM FOTOS, FILMAGENS OU GRAVAÇÕES DE FATOS OCORRIDOS PARA POSTERIOR APRESENTAÇÃO A JUSTIÇA.
EMPREGO DE AGENTES QUIMICOS: A DIRECAO DO VENTO DEVE SER OBSERVADA, A TROVA DEVER ESTAR PROTEGIDA COM MASCARA CONTRA GASES. ALEM DISSO, OS EFEITOS DOS AGENTES VARIAM DESDE DISPERSAO, CEGUEIRA TEMPORARIA E OUTROS TRANSTORNOS CONFORME A INSTENSIDADE APLICADA.
EMPREGO DE AGUA: OS JATOS DE AGUA DEVER SER LANÇADOS DE VEICULOS ESPECIAIS OU DE MANGUEIRA DE INCENDIO, SENDO IMPREGADOS PARA MOVIMENTAR A MULTIDAO.
CARGA DE BASTAO DE MADEIRA: BASTAO DE MADEIRA E PROVAVELMENTE O MAIS UTIL DOS INSTRUMENTOS DE FORCA QUE SE PODE EMPREGAR CONTRA DESORDEIROS. SEU VALOR, RESIDE NO EFEITO PSICOLOGICO QUE PROVOCA.
DETENCAO DOS LIDERES: DEVE SER FEITA PREFENCIALMENTE DURANTE A CARGA DE BASTAO DE MADEIRA. POREM, COMO OS LIDERES SÃO OS PRIMEIROS A FUGIR, TORNA-SE NECESSARIO A PRESENCA DE POLICIAIS A PAISANA
...