Convide Amigos E Receba Moedas
Ensaios: Convide Amigos E Receba Moedas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Liliane123 • 13/10/2013 • 1.773 Palavras (8 Páginas) • 432 Visualizações
Questionário
1 ) Definir os conceitos de: administração, organização, eficácia, eficiência, efetividade, competência.
Administração é um processo que consiste na coordenação dos trabalhos dos membros da organização e na alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficiente e eficaz.
Organização: é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações.
Uma organização é formada pelo soma de pessoas, máquinas ,equipamentos.
A organização então é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum.
Eficiência: refere-se à capacidade de realização das atividades da organização, mimizando a utilização dos recursos, ou seja, desempenhando corretamente as tarefas, relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados. Existem diversos tipos de eficiência, que se aplicam a áreas diferentes do conhecimento.
Eficácia: Já a eficácia trata do que fazer, de fazer as coisas certas, da decisão de que caminho seguir. Eficácia está relacionada à escolha e, depois de escolhido o que fazer, fazer esta coisa de forma produtiva leva à eficiência. A eficácia é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo.
Efetividade: A efetividade diz respeito à capacidade de se promover resultados pretendidos.
Competência: Competência, em administração, são a integração e a coordenação de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que na sua manifestação produzem uma atuação diferenciada. O administrador para ser bem-sucedido profissionalmente - precisa desenvolver três competências pessoais duráveis: o conhecimento (informações, conceitos, ideias, experiências), a perspectiva (colocar o conhecimento em ação) e a atitude (fazer as coisas acontecerem).
2) Estabelecer uma relação entre os níveis organizacionais e os profissionais da administração desses níveis.
Nível estratégico: são os administradores que por sinal administram a organização como um todo;
Nível tático: compreende aquela administração feita por unidades ou área funcional ex: os gerentes.
Nível operacional: são os supervisores numa área específica ou tarefa.
3) Identificar e descrever as funções da administração.
Produção ou Serviços: é a função relativa à transformação das matérias-primas em produtos e serviços a serem colocados no mercado. Pode contemplar os subsistemas, planejamento e controle de produção ou serviços; engenharia do produto ou serviços; sistemas de qualidade e produtividade; custos de produção ou serviços; e manutenção de equipamentos, produtos ou serviços;
Comercial ou Marketing: sua função principal é identificar as necessidades do mercado bem como a colocação dos produtos e dos serviços junto aos consumidores. Pode contemplar os subsistemas: planejamento e gestão de marketing; clientes e consumidores; pedidos de vendas; faturamento; administração de vendas, contratos e distribuição; exportação; pesquisas e estatísticas;
Materiais e Logística: é a função relativa aos subsistemas de suprimento de matérias, serviços e equipamentos, a normatização, armazenamento e movimentação de materiais e equipamentos nas empresas. Pode contemplar esses módulos: fornecedores; compras ou suprimentos; estoque; recepção e expedição de materiais; e importação;
Finanças: é a função relativa aos subsistemas de planejamento, captação e gestão dos recursos financeiros, envolvendo também os registros contábeis das operações realizadas e a seguridade nas empresas. Pode contemplar os módulos: contas a pagar; contas a receber; movimentos bancários; fluxo de caixa; orçamentos e administração do capital.
Recursos Humanos: é a função de planejamento e gestão dos recursos humanos. Pode contemplar os subsistemas: recrutamento e seleção; administração de pessoal, férias, admissão e demissão; folha de pagamento; cargos e salários; treinamento e desenvolvimento (capacitação); benéficos e assistência social; segurança e medicina do trabalho.
Contabilidade: contempla os subsistemas contabilidade; impostos e recolhimentos; ativo fixo ou patrimônio; livros fiscais de entrada e saída.
4 ) Identificar e descrever as funções do gestor.
Planejar: O planejamento envolve a determinação no presente do que se espera para o futuro da organização, envolvendo quais as decisões deverão ser tomadas, para que as metas e propósitos sejam alcançados.
Organizar: quer dizer divisão de trabalho, agrupamento de atividades, designação de pessoas, alocação de recursos, coordenação de esforços e melhor aproveitamento possível de todos os recursos disponíveis, sejam humanos, tecnológicos, materiais ou financeiros.
Direção: significa liderar, motivar, coordenar os trabalhadores no desenvolvimento de suas tarefas e atividades.l
Controlar: Controlar é estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a empresa espera. O controle das atividades desenvolvidas permite maximizar a probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e ditadas.
5 ) Definir as habilidades do administrador e sua relação com os níveis funcionais.
Habilidades Conceituais: capacidade do administrador de coordenar e integrar os interesses de uma organização ou grupo. Estas habilidades é que permitem o administrador analisar e interpretar situações abstratas e complexas e compreender como as partes influenciam como um todo permite a tomada de decisões mais acertadas e inovadoras, compreendendo qual o seu impacto na organização, se encontra no nível estratégico.
Habilidades Humanas: é a capacidade do administrador para se relacionar com as pessoas ou grupos, trabalha a comunicação, motivando e liderando-as, está ligada ao nível tático porque estabelece relações com grupos de interesses
...