Coordenação e controle da escola
Tese: Coordenação e controle da escola. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rafa0709 • 29/11/2013 • Tese • 1.001 Palavras (5 Páginas) • 218 Visualizações
Introdução
Este relatório foi baseado em questionários aplicados à coordenação , aos professores e alunos de uma escola privada localizada em Itamonte – MG.
Trataremos o processo avaliativo da escola, visando a avaliação de seus alunos e professores, com foco no 5 ° ano do ensino fundamental.
Como cita Hoffman “Por certo é a atual exigência que a lei impõe aos sistemas públicos e particulares de ensino de efetivarem um processo avaliativo contínuo e qualitativo, mediador, em escolas e universidades, diante dos índices assustadores de evasão e reprovação e denúncias de decisões arbitrárias e ilógicas na avaliação de estudantes em todos os níveis.”(2001, p. 35)
Através do presente relatório almeja-se que as escolas possam buscar um ensino de qualidade para seus alunos, tornando os mesmos críticos e reflexivo.
Coordenação e Supervisão da Escola
Realizado através de questionamento e entrevista com a coordenação e supervisão da escola. A escola utiliza o sistema apostilado, cujo lema é “Aula dada, aula estudada”, seu calendário contém 40 semanas, 200 dias letivos.
O instrumento de avaliação que permeia o cotidiano escolar é a observação realizada a todo momento, através do comportamento, participação, interesse, assim como:
Avaliações diagnósticas como: leituras, ditados , entre outras. Onde encontram-se possíveis defasagens, buscando saná-las. Esse processo ocorre durante todo o ano letivo. A professora acompanha e pontua as dificuldade dos alunos, onde essas deverão ser sanadas em sala de aula, caso não ocorra, a educadora encaminha para aulas de reforço extra classe, juntamente com uma ficha indicando o ponto de dificuldade a ser trabalhado;
Trabalhos em grupos e individuais são realizados dentro da sala com auxilio do professor;
Avaliações bimestrais : ocorrem durante o bimestre e não somente ao término do ano letivo. Além de uma avaliação diagnóstica anual enviada pelo Sistema Anglo, aplicada por outro regente da instituição, corrigida pela direção, onde o gabarito é enviado ao Sistema Anglo. Estas são devolvidas aos alunos, depois de realizado pela direção um gráfico contendo os resultados de cada turma.
As reuniões pedagógicas são realizadas mensalmente, devido ao acréscimo da aula de xadrez, porém os professores, individualmente, realizam um módulo com duração de 1 hora, uma vez por semana. Durante as reuniões são discutidos assuntos de interesses e dúvidas dos professores. A coordenação disponibiliza também pessoas capacitadas para palestras, cursos de capacitação on line e congressos.
O direcionamento do processo avaliativo se dá através de avaliações diagnósticas, avaliações formativas e avaliação quantitativa. Os bimestres são divididos em 4 partes de 25 pontos, onde o professor distribui de acordo com o aprendizado do aluno .
A escola baseia-se nos pensamentos de vários teóricos, definidos pelo Sistema Anglo.
Professores
A professora entrevistada tem 38 anos, formada em Letras e atua no 5° ano do Ensino Fundamental, lecionando para 18 alunos de 10 anos.
Avalia seus alunos através de um processo constante e contínuo, onde são avaliados não somente em provas, mas também na participação, interesse, disciplina, trabalhos individuais e em grupos. Esse processo ocorre durante todo o ano letivo, mas ainda assim os alunos precisam de uma nota para constar nos boletins (nesta, muitas vezes não se mede o conhecimento adquirido, devido à ansiedade e tensão durante a realização).
A professora avalia seus alunos a todo momento, desde as conversas informais até as atividades propostas. Não são realizados autocorreções das provas, mas a professora conhece a dificuldade de seus alunos e busca trabalha-la de outra forma, caso necessário encaminha o aluno para a aula de reforço, onde será desenvolvido individualmente a aprendizagem necessária.
Na escola, para avaliar os professores
...