Coqueluche
Trabalho Universitário: Coqueluche. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 13/3/2015 • 277 Palavras (2 Páginas) • 320 Visualizações
É uma doença respiratória altamente contagiosa causada por uma bactéria chamada Bordetella que afeta a faringe, e pode ocorrer em qualquer época do ano.
É uma doença muito comum nas crianças, porque era uma doença muito frequente, hoje os casos estão sobre controle por conta da vacinação em massa que as crianças recebem no primeiro ano de vida.
A bactéria lesa o epitélio respiratório de tal forma que acumula muita secreção, e na tentativa de expelir esta secreção é que a criança tem a crise de tosse severa e seca. Nos primeiros sintomas as pessoas confundem com o resfriado, que são:
-Espirros e corrimento nasal
-Tosse
-Olhos lacrimejando
-Em alguns casos, febre baixa.
A coqueluche é uma doença de transmissão respiratória, que a criança ou até mesmo um adulto que tosse e\ou que espirre pode estar transmitindo a bactéria para um contactante que esteja próximo.
As complicações de uma crise muito intensa pode ter um sangramento na conjuntiva e pode ate faltar um oxigênio no cérebro nos casos mais graves, embora essas complicações sejam raras.
Uma criança que esteja apresentando estas crises de tosses de tal intensidade, ela deve ser levada ao serviço de saúde, porque lá ela vai ter um atendimento adequado para as aspirações destas secreções e principalmente para oferecer oxigênio na hora da crise.
A prevenção da coqueluche esta contida na vacina tetravalente são três doses que recebe aos dois aos quatro e aos seis meses de idade.
Hoje em dia têm em cerca mil casos por ano da coqueluche no Brasil sendo que em 2010, houve aumento significativo dos casos em adolescentes e adultos, mas é importante que a cobertura vacinal continue elevada para que não volte a ter uma epidemia de coqueluche.
...