Corpo E Controle No Cotidiano Escolar
Monografias: Corpo E Controle No Cotidiano Escolar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: zoomar • 19/2/2015 • 964 Palavras (4 Páginas) • 1.445 Visualizações
‘’CORPO E C0NTROLE NO COTIDIANO ESCOLAR’’
Quando visualizamos a sala de aula, em geral temos uma visão de alunos sentados, em silêncio debruçados sobre cadernos e livros. Esse é o contexto de uma escola tradicional que está enraizado no nosso consciente. O espaço da escola é impreterivelmente para adquirir conhecimentos para formação do individuo como profissional bem sucedido em sua área de atuação.
Desde dos tempos que nossos pais nos levaram à Escola, e posteriormente, quando levamos os nossos filhos estamos mesmo que inconscientemente, mais preocupados com quem será o profissional de amanhã do que a formação do cidadão. A nossa cultura escolar, nos leva a esse posicionamento.
O texto proposto pelo seminário faz um desafio à postura adotada até então por educadores. E como pais também somos desafiados.
Que Escola é esta que temos visto e que fazemos questão de manter para nossos filhos?
O adulto não só comanda as atividades sejam elas quais forem como mantém o total controle sobre o corpo dos seus alunos. Limitando os seus movimentos no espaço escolar. Esse cerceamento deve-se a uma visão de quea criança em constate movimento gera desobediência, e o trabalho para conter é muito maior.
O texto do Dr. Marcos Antonio Santoro demonstra uma preocupação com o espaço escolar, que muitas vezes, não é reconhecido pelo profissional da educação como um lugar lúdico, cheio de possibilidades para construção de atividades que confrontam o que se acredita ser a educação física. Essa, contudo, pode e deve ser caracterizada por alternativas que levam a por o corpo em movimento de forma a construir uma interação social no cotidiano escolar, mostrando com isso uma mudança conceitual que derruba o padrão muitas vezes mecanizado. O texto busca alternativas para a área da educação que produzam uma nova cultura escolar que caracterize a educação física não como forma de prática de esporte, mas que através da interação e a afetividade provocada por atividades lúdicas, brincadeiras e situações apresentadas com o intuito de agrupar, e não impor regras. O texto mostra que é possível construir social e culturalmente o cidadão reflexivo e critico através da atividade lúdica corporal.
2- SOCIEDADES DOS POETAS MORTOS – O FILME. O professor Keating não se limita a dar aulas de forma diferente do convencional, colocando os seus alunos em situações que fogem a sala de aula. Mas ao incentivá-los a mudar suas posturas, diante da literatura, o professor os instiga a se por em movimento. A criação da Sociedade dos Poetas mortos é uma ação em movimento do grupo. É preciso sair das paredes da instituição e criar uma situação nova, inconformista e critica.
É necessário que eles entendam que precisam ousar a mudar os paradigmas impostos até então por aquele modelo de educação.
A maneira pouco convencional de ministrar suas aulas em um colégio tão tradicional, é no mínimo, chocante para uma sociedade com suas idéias fechadas em formulas já impostas. O professor também os leva a ver a liberdade, mesmo que presos nos muros da instituição. Suas mentes podem voar e seguir rumos ainda não imaginados. Eles realmente começam a sonhar com outra forma se posicionar diante da vida. Isso mexe com os alunos não só no mundo estudantil, mas nas suas relações sociais e familiares.
Atividades ligadas ao corpo no filme:
1- O Professor faz seus alunos subirem nas mesas para descobrir uma nova forma de olhar o mundo. Levando-os a entender que não podemos
...