TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corrente Eletrica

Artigos Científicos: Corrente Eletrica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

Passo 2

Experimento

O experimento é para trabalhar as leis de indução de Faraday e de lenz.

São usados dois tubos, um de acrilico e outro de cobre, é usado também uma peça e um imã similares de mesmo peso e massa, um pouco menor que o diâmetro do furo dos tubos.

Tubo de Acrílico:

A peça e o imã quando lançadas dentro do tubo acrílico passam facilmente e com a velocidade similar, significa que eles não tem nenhum impedimento que os segurem.

Tubo de Cobre:

O cobre não é um material ferro – magnético, então o imã não é atraído por ele.

A primeira peça quando lançada dentro do tubo de cobre, passa facilmente pelo tubo. Já o imã o tempo de queda dele é muito maior que a outra peça. Vendo a experiência por cima do tubo, vemos que ele desce em velocidade constante e que não encosta em nenhuma das laterais do tubo. Para que isso ocorra teria que estar gerando uma força de igual intensidade para cima. Isto acontece porque quando o imã e solto no tubo é gerado um campo magnético dentro do tubo, pode considerar que cada anel do tubo se comporta como uma bobina ou espira, por isso eu tenho uma campo magnético variável porque o imã está descendo, gerando uma força eletromotriz induzida de acordo com a Lei de Faraday, está força gera uma corrente elétrica porque o circuito é fechado, e a corrente tem que obedecer a Lei de Lenz criando um campo elétrico que se contrapõe criando uma força magnética para cima. Então temos a força peso para baixo e a força eletromagnética para cima, e a resultante é zero e por isso faz com que o imã caia uniformemente.

Passo 4

Relatório – Indutores

Trabalhamos as Leis de Faraday sendo a indução eletromagnética e a Lei de Lenz que fala, que o sentido da corrente é o oposto da variação do campo magnético que lhe deu origem. Vimos isso bem esclarecido no vídeo do Mago da Física.

O Indutor é constituído por uma bobina de material condutor, por exemplo, fio de cobre. Quando a corrente começa a fluir pela bobina, esta tende a estabelecer um campo magnético. Enquanto o campo é estabelecido, a bobina inibe o fluxo da corrente. Uma vez que o campo esteja estabelecido, a corrente pode fluir normalmente através do circuito, um indutor pode armazenar energia no seu campo magnético e tende a resistir a qualquer mudança na quantidade de corrente que flui através dele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com