Credito E Cobrança
Artigo: Credito E Cobrança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: teremafort • 1/6/2013 • 3.726 Palavras (15 Páginas) • 446 Visualizações
TEREZINHA MAFORT DE CASTRO
RA 1214080
Matemática Financeira, Crédito e Cobrança e Fontes de Financiamento
Trabalho Multidiciplinar Pim V – GESTÃO FINANCEIRA
Apresentado a Universidade Paulista - UNIP
11/05/2013’
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 1
2 MATEMÁTICA FINANCEIRA 2
3 CRÉDITO E COBRANÇA 5
4 FONTES DE FINANCIAMENTO 7
5 CONCLUSÃO 10
6 REFERÊNCIAS 11
1
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o objetivo de explanar um pouco sobre matemática financeira, cobrança e crédito e fontes de financiamentos.
Foi apurada algumas informações sobre a instituição hospitalar Santa Casa de Campo Grande, baseada em algumas rotinas diárias que executo.
Espero poder contribuir de alguma forma com as informações deste trabalho.
2
2 MATEMÁTICA FINANCEIRA
A matemática no Ensino Médio contribui para estruturar o pensamento e o raciocínio, contribui para ajudar a resolver situações das mais variadas atividades humanas e para ajudar o jovem a desenvolver uma atividade profissional.
A matemática financeira é um dos ramos da Matemática que ajuda leigos e economistas a estudar e analisar formas mais adequadas de alcançar seus objetivos no campo econômico e no campo pessoal.
Com a evolução da economia, passaram a existir no mercado, empresas voltadas ao fornecimento de capital para clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, que buscam através do dinheiro de terceiros, uma forma de financiar seus projetos econômicos, de investimentos ou aquisição de bens de consumo. Para estas instituições garantirem o retorno do capital aplicado em investimentos dos seus clientes, são constituídos, dentre outros setores,
o de Análise de Crédito e o de Cobrança. O primeiro analisa a capacidade de pagamento dos clientes, conforme as normas de crédito pré-estabelecidas pela empresa de acordo com seu foco e previsão de qual nicho de mercado quer atingir, enquanto que o segundo cuida de buscar, de forma eficaz, o retorno dos valores não recebidos daqueles clientes que não puderam, por diversos motivos, corresponder à expectativa de pagamento dos valores adquiridos por meio do financiamento, tornando-se inadimplentes.
Juros simples
No regime de juros simples, estes incidem sempre sobre o capital inicial. Na prática, esse sistema é usado especialmente em certos pagamentos cujo atraso é de apenas alguns dias.
Juros compostos
Nesse regime, após cada período, os juros são incorporados ao capital inicial, passando a render sobre o novo total. Dessa forma, os cálculos são efetuados como “juros sobre juros”.
A linguagem da Matemática financeira
O valor pedido por Neide à financeira, que foi R$ 2.000,00, é chamado de capital.
Capital: em uma transação financeira, é o dinheiro emprestado, investido ou devido inicialmente.
Juro: é o “aluguel” que se paga (ou se recebe) pelo dinheiro emprestado (ou aplicado).
Taxa de juro: é a taxa, em porcentagem, que se paga ou se recebe pelo “aluguel” do dinheiro.
A taxa de juro é sempre aplicada em relação a um intervalo de tempo, que pode ser em dias, meses ou anos.
3
Prazo: tempo que decorre desde o início até o final de uma operação financeira.
O prazo e a taxa devem ter sempre a mesma unidade de medida de tempo. Assim, se a taxa for diária, o tempo será em dias; se a taxa for mensal, o tempo será em meses, e assim por diante.
Montante: soma do capital emprestado (ou investido) com o juro. Indicamos o montante.
PRICÍPIOS BÁSICOS COM EXEMPLOS PARA UM APRENDIZADO COM A BUSCA DE EXERCÍCIOS E AUTODIDÁTICA.
Prof. Veslaine Antônio Silva
LEMBRE-SE EM TODOS OS CÁLCULOS:
1º Operações dentro dos parênteses (se houver);
2º Operações dentro dos colchetes (se houver);
3º operações dentro das chave ( se houver).
Em
...