Criacao Empresa
Ensaios: Criacao Empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Sheyllajr • 16/5/2014 • 2.811 Palavras (12 Páginas) • 837 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 16
REFERências 17
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem a intenção de mostrar como o ramo dos transportes de mercadorias, tem suma importância da vida diária das pessoas, pois através desta atividade de prestação de serviços, o transporte de mercadorias auxilia no intercâmbio comercial entre as mais diversas regiões do Brasil. Como também ressaltar o papel da contabilidade no processo de prestação de contas e gerenciamento tributário da empresa de transportes de cargas.
Ressaltando o histórico dos transportes, sua importância, segundo as estratégias metodológicas do trabalho cientifico adentram no conhecimento dos encargos tributários e sua relação com a contabilidade financeira.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 JUSTIFICATIVA
Os transportes são certamente uma atividade de prestação de serviço que tem uma importância imprescindível para a sociedade atual, diante das grandes transformações por que o mundo globalizado exige a prestação de serviços depor meio de transportes é uma atividade que esta sempre presente na vida das pessoas, transportando mercadorias diversas desde os alimentos, animais eletrodomésticos, tudo enfim que é produzido pelo homem de alguma forma precisa ser transportado. Sendo assim percebe-se que a atividade de
prestação de serviços de meios de transportes é um ramo de atividade que esta sempre crescendo no mercado. Segundo GORDINHO:
“Os transportes aproximam as pessoas e fazem circular a riqueza integrando diferentes espaços da ocupação humana. Alargam horizontes e afirmam identidades. Terra, água ar e o fogo dos motores. Quatro elementos unidos a varias rotas, para fazerem desse pedaço do planeta um pais inserido no mundo.” (2003)
Os meios de transportes, sejam eles a terrestres, aéreos, aquáticos, servem para auxiliar as atividades humanas como um todo. Por tanto a escolha da temática de se trabalhar na área contábil de uma empresa de transporte é um desafio histórico e ao mesmo tempo atual. A atividade de transporte de mercadorias tem se expandido de forma global, acompanhando e incrementando a atividade econômica.
No Brasil existe atualmente um grande filão para se abrir uma empresa nesta área, mesmo com uma taxa tributaria como sendo considerada uma das mais altas taxa do mundo, mesmo diante desses desafios a empresa de transporte JR Ltda, tem grande possibilidades de desempenhar um balanço positivo de suas atividades econômicas. Vamos organizar um plano de negócios onde será possível avaliar os recursos que possui, o Capital para investimento inicial, o valor dos seus serviços, a estrutura que irá disponibilizar dentre outros fatores, serão determinantes para a criação da empresa de
transportes de carga JR Ltda.
No que diz respeito às atividades econômicas de uma empresa na área da prestação de serviços, mais propriamente dita em uma empresa de transportes de cargas o planejamento tributário é uma das funções mais importante para a contabilidade desta empresa tendo em vista a complexidade do sistema tributário nacional.
2.2 HISTÓRICO
A primeira forma de transporte dos humanos foram a caminhada e a natação. Com a domesticação dos animais iniciou-se uma nova maneira de colocar o peso dos utensílios a serem transportados sobre criaturas mais fortes, permitindo que cargas mais pesadas fossem transportadas, com uma maior velocidade e duração das jornadas.
A invenção da roda e o trenó auxiliaram a tornar mais eficaz o transporte por animais através da introdução de veículos. Também o transporte aquático, contendo barcos, a remo e a vela, remonta a época do homem primitivo, e foi a única forma hábil de transporte de grandes quantidades ou em grandes distâncias até a época da Revolução Industrial.
Os primeiros transportes rodoviários foram os cavalos, os bois, camelos cachorros ou mesmo seres humanos transportando mercadorias em estradas de terra, muitas vezes seguindo trilhas de caça. Muitas estradas pavimentadas foram construídas por antigas civilizações, os impérios da persa e romano, construíram ruas calçadas, para deixar que seus exércitos viajassem com mais
agilidade.
2.3 TRIBUTAÇÃO
Os encargos tributários são necessários para o país por ser através deste mecanismo de cobrança de impostos que os governos administram a gestão publica de uma nação. Os recursos advindos dos tributos são transformados em bens comuns a toda a sociedade, quando aplicados na saúde, na educação, na segurança, nos esportes, na cultura, etc.
2.3.1 Federais
O Imposto de Importação é uma tarifa alfandegária brasileira. Este é imposto federal, ou seja, somente a União tem competência para instituí-lo (Art.153, I, da Constituição Federal).
A ocorrência geradora desse Imposto de Importação- II acontece quando da entrada de produtos estrangeiros no território nacional. O contribuinte do imposto é o importador, ou quem a ele a lei equiparar.
A alíquota utilizada estar sujeito de ato infralegal, ou seja, decreto presidencial, pois sendo extra fiscal não está completamente sujeito ao principio da legalidade (art. 150, I da CF/88), de modo que o imposto necessita ser obrigatoriamente instituído por Lei ordinária federal, mas a fixação das alíquotas pode se efetivar por ato normativo do poder executivo (legalidade mitigada). A base de cálculo, bem como a alíquota for "ad valorem" é o valor aduaneiro apurado segundo as normas do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT).
O Imposto de Exportação (ou IE) é um imposto brasileiro. É um imposto federal,
ou seja, exclusivamente a União tem autoridade para instituí-lo (Art.153, II, da Constituição Federal). O fato gerador do Imposto de Exportação ocorre quando da saída de produtos nacionais (ou nacionalizados) para o exterior.
O contribuinte do imposto é o exportador, ou quem a ele a lei equiparar. A alíquota usada estar sujeito da lei que o instituir, e do produto que foi importado. A base de cálculo depende unicamente da alíquota a
...