Cuidados Da Radioproteção
Exames: Cuidados Da Radioproteção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 210895 • 10/12/2013 • 415 Palavras (2 Páginas) • 684 Visualizações
Cuidados da Radioproteção: TEMPO, BLINDAGEM E DISTÂNCIA.
O controle da exposição à radiação, necessário para garantir o atendimento aos requisitos estabelecidos em normas de radioproteção, fundamenta-se em três fatores principais:
Tempo de Exposição - Prevenção de acúmulo desnecessário de Dose, pela redução do tempo de permanência na proximidade de fontes de radiação.
A redução, tanto quanto possível, do tempo de permanência em áreas onde estão presentes fontes de radiação ionizante é uma maneira simples de evitar exposições desnecessárias, uma vez que a Dose acumulada é diretamente proporcional ao tempo de exposição a essa radiação (Dose =Taxa de Dose x Tempo).
Distância da Fonte - Atenuação da radiação, baseada na lei do inverso do quadrado da distância;
O aumento da distância entre uma fonte de radiação ionizante e um indivíduo é, também, uma solução simples para minimizar a Exposição, e, consequentemente, o acúmulo de Dose. No caso de fontes puntiformes, é valida a Lei do Inverso do Quadrado da Distância, qual seja:
D1 / D2 = (d1/ d2)2
Onde D1 e D2 são as Taxas de Dose nas distâncias d1 e d2 da fonte, respectivamente.
Por exemplo, quando a distância de um indivíduo à fonte dobra, a Dose é reduzida a um quarto do seu valor inicial.
Blindagem - Atenuação da radiação, por meio de anteparos de concreto, chumbo, aço, alumínio, entre outros materiais.
Quando os níveis de radiação permanecem altos, mesmo que, dentro do viável, seja mínimo o tempo de permanência em locais que possuam fontes emissoras de radiação e máxima a distância mantida dessa fonte, é necessário introduzir o fator blindagem, para fins de limitação de dose. Acessórios como colimadores, biombos, aventais e óculos de proteção são exemplos de dispositivos empregados para minimizar a Exposição à radiação. A determinação da espessura e material adequado para confecção desses dispositivos depende do tipo (raios –X, raios gama, partículas alfa ou beta, nêutrons) e da intensidade da radiação ( por exemplo, atividade do material radioativo ou potência do equipamento emissor de raios-X), bem como do valor de dose aceitável, após a atenuação pela blindagem.
Da mesma forma, para o cálculo da blindagem de uma instalação, são considerados os fatores mencionados anteriormente, sendo que, após a escolha dos materiais de construção, tanto da instalação em si como da blindagem adicional, calculam-se as espessuras, levando em conta, também, a localização dos equipamentos ou fontes emissores de radiação, as direções de incidência do feixe, o tempo de operação dos equipamentos ou manuseio das fontes radioativas bem como os fatores de ocupação da instalação e das áreas vizinhas, entre outros aspectos.
...