Cuidados e complicações durante o cateterismo da bexiga
Seminário: Cuidados e complicações durante o cateterismo da bexiga. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: abdiel03 • 20/3/2014 • Seminário • 200 Palavras (1 Páginas) • 352 Visualizações
Cuidados e complicações durante o cateterismo vesical
É preciso selecionar bem os candidatos a um cateterismo vesical. Não empregá0lo quando é muito necessário, pode causar transtornos. Sem dúvida, não usá-lo pode representar um perigo maior que o emprego correto e cuidadoso do cateter (Desautels RE, Harrison JH 1959).
Ao praticar um cateterismo vesical deve-se atentar para os cuidados essenciais que regem este tipo de procedimento, com a finalidade de minimizar as possíveis complicações da instrumentação.
Esses cuidados envolvem os seguintes pontos:
1- Antissepsia rigorosa da genitália externa, utilizando um iodóforo.
2- Utilização de luvas esterilizadas pelo instrumental.
3- Cateteres estéreis e de calibre adequado.
4- Boa lubrificação da uretra.
5- Manipulação cuidadosa .
Cateterismo de demora
Trata-se, inegavelmente, de um problema diferente do cateterismo simples, pois apresenta complicações sérias e temidas, como a infecção hospitalar, uma significativa morbidade, sepses e morte. De todas as infecções hospitalares, 40% estão localizadas no trato urinário, sendo que 60% destas infecções estão relacionadas como o cateter de demora (Roberts JA, Fussel EM, Kaack MB. 1990). Considerando que a prevalência de cateteres de demora, entra pacientes hospitalizados pelas mais diversas situações clínicas variam entre 7 a 16%, pode-se admitir ser muito significativa a população susceptível de apresentar bacteriúria associada ao cateter de demora (Schaeffer AJ. 1986).
...