Cultura Um Conceito Antropologico
Ensaios: Cultura Um Conceito Antropologico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucia1975 • 1/10/2014 • 2.013 Palavras (9 Páginas) • 780 Visualizações
CARMEM LÚCIA SANTOS DE OLIVEIRA
FICHAMENTO:
CULTURA UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, para a disciplina Antropologia Cultural,para obtenção de notas.
Prof. José Pedro.
Itororó
2014
1. DETERMINISMO BIOLÓGICO
Os antropólogos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais. Qualquer criança normal pode ser educada em qualquer cultura.(p.17)
A divisão sexual do trabalho mostra que ele é determinado culturalmente e não em função de uma racionalidade biológica; onde o quadro de funcionários do Banco do Brasil, entre outros exemplos, eram atividades exclusivamente masculinas ;Margareth Mead(1971) mostra que até a amamentação pode ser transferida a um marido moderno por meio da mamadeira. Índios Tupi mostra que o marido pode ser o protagonista mais importante do parto. E o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado, de um processo que chamamos de endoculturação (p.19)
2. DETERMINISMO GEOGRÁFICO
Considera que as diferenças do ambiente condicionam a diversidade cultural.
Os lapões e os esquimós; ambos habitam a calota polar norte, os primeiros da Europa e os segundos no norte da América. Ambos têm ao seu dispor flora e fauna semelhantes. Os esquimós constroem suas casas(iglus),os lapo~es por sua vez, vivem em tendas de peles de rena (p.21: 22)
3. ANTECEDENTES HISTÓRICOS DO CONCEITO DE CULTURA
Edward Tylor (1832-1917) no vocabulário inglês Culture, que “tomado em seu amplo sentido etnográfico é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças ,arte, moral ,leis ,costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”.(p.25)
Jonh Locke (1632-1704) que, em 1690, ao escrever Ensaio acerca do entendimento humano, procurou demonstrar que a mente humana não é mais do que uma caixa vazia (p.25).
Locke refutou fortemente as ideias ,ensaiou os primeiros passos do relativismo cultural ao afirmar que os homens têm princípios práticos opostos (p.26)
Jean-Jacques Rosseau ( 91712-1778) em seu discurso sobre a origeme o estabelecimento da desigualdade entre os homens ,em 1775 ,seguiu os passos de Locke e de Turgot ao atribuir um grande papel à educação, chegando mesmo ao exagero de acreditar que esse processo teria a possibilidade de completar a transição entre os grandes macacos (chimpanzé, gorila e orangotango)e os homens (p.27)
Kroeber que ,em 1950, escreveu que “ a maior realização da Antropologia na primeira metade do século XX foi a ampliação e a clarificação do conceito de cultura”(p.27)
4. DESENVOLVIMENTO DO CENCEITO DE CULTURA
Tylor procurou, além disto, demostrar que cultura pode ser objeto de um estudo sistemático, pois trata-se de um fenômeno natural que possui causas e regularidades, permitindo um estudo objetivo e uma análise capazes de proporcionar a formulação de leis sobre o processo cultural e a evolução (p.30)
Tylor reafirma a igualdade da natureza humana, ”que pode ser estudada com grande precisão na comparação das raças do mesmo grau de civilização”.(p.32)
Para entender Tylor é necessário compreender a época em que viveu e consequentemente o seu backgroud intelectual.(p.33)
A década de 60 do século XIX uma série de estudiosos tentou analisar o desenvolvimento das instituições sociais ,buscando no passado as explicações para os procedimentos da atualidade(p.33)
Stocking (1968) critica Tylor por “deixar de lado toda a questão de relativismo cultural e tornar impossível o moderno conceito da cultura”. Enquanto Mercier considera Tylor um dos pais do difusionismo cultural .Lowie faz no entanto uma oportuna ressalva:” o que distingue Tylor do difusionismo externo é simplesmente sua capacidade de avaliar as evidências.(p.34)
O homem é um resultado do meio cultural em que foi socializado. Herdeiro de um longo processo acumulativo que reflete o conhecimento e a experiência adquiridas pelas numerosas gerações que o antecederam. (p.45)
Não basta a natureza criar indivíduos altamente inteligentes, isto ela o faz com frequência, mas é necessário que coloque ao alcance desses indivíduos o material que lhes permita exercer a sua criatividade de uma maneira revolucionária.( p.46)
5.IDEIA SOBRE A ORIGEM DA CULTURA
Uma das primeira peocupações dos estudiosos com relação à cultura refere-se a sua origem.(p.53)
A CULTURA CONDICIONA A VISÃO DE MUNDO DO HOMEM
Herança cultural, desenvolvida através de inúmeras gerações, em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade.(p.67)
O homossexual corria o risco de agressões físicas quando era identificado numa via pública e ainda é objeto de termos depreciativos. O modo de ver o mundo ,as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais são assim produtos de uma herança cultural. Mesmo o exercício de atividades consideradas como parte da fisiologia humana podem refletir diferenças de cultura.(p.68)
A primeira vez que vi um índio Kaapor rir foi um motivo de susto,a emissão sonora, profundamente alta, assemelhava-se a imaginários gritos
...