Curso: Tecnologia Em Gestão De Recursos Humanos - 2ª Série - EAD
Trabalho Universitário: Curso: Tecnologia Em Gestão De Recursos Humanos - 2ª Série - EAD. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JociNotelho • 7/10/2013 • 1.460 Palavras (6 Páginas) • 683 Visualizações
1.1. – INTRODUÇÃO:
Apresentaremos definições e conceitos de planejamento e seus tipos, como: estratégico, tático e operacional. Discutiremos suas diferenças e semelhanças, conforme a visão de alguns autores pesquisados, e confrontaremos com a mensagem dos Professores Roberto Shinyashiki e Paulo Barreto dos Santos, sobre a importância de um bom planejamento dentro da empresa, através das atividades exercidas por um administrador competente que tenha uma ampla visão sistêmica de toda a organização. Para finalizar, apresentaremos uma discussão sobre todo o tema analisado e sua fonte assim como isso influencia no nosso meio ambiente e em toda a sociedade.
A necessidade sempre obrigou o ser humano a aprimorar-se no decorrer dos tempos. Foi sem-pre este o ponto de partida para novas conquistas, conhecimentos e invenções, que permitiram a humanidade contemporânea de usufruir de uma forte cultura de desenvolvimento. Entre elas o desenvolvimento de novas necessidades por surgimento de novos ambientes, pretensões de novas conquistas, e invenções de muitas tecnologias para promoção de conforto e praticidade.
Das famílias o surgimento de comunidades, de comunidades surgimento de cidades, de cida-des, países. Nestes lugares por ideologia, religião, pretensões em comum, o surgimento de organizações. Desde a célula inicial a administração surgiu de forma sublime como uma fer-ramenta de desenvolvimento, tornando-se imprescindível para existência destes países, parti-dos, igrejas, e a todas as organizações.
Para o mundo contemporâneo o descobrimento da administração foi de fundamental impor-tância para sua atual realidade (desenvolvimentista, tecnológica, política e cultural). Aliada à necessidade a administração, é a invenção insubstituível ao mundo corporativo. Ela que man-tém o equilíbrio do presente, revela a missão para novas conquistas e torna palpável o destino e o futuro das organizações. E assim como a realidade do ser humano se altera com o surgi-mento de novas necessidades e ambientes, a administração se aprimorará com novos conceitos e cada vez mais se revelará uma necessidade e não somente uma invenção, para o mundo corporativo.
CONFRONTO
DEFINIÇÃO 1 (PLT Chiavenato):As empresas representam um tipo de organização: a or-ganização focada em lucro. Não há duas empresas semelhantes, pois a principal característica das empresas é a sua enorme diversidade: as empresas podem assumir diferentes tamanhos e estruturas organizacionais, isso faz com que elas apresentem uma enorme complexibilidade, pois como não se bastasse serem diferentes entre si, elas enfrentam uma variedade de impactos e influencias em seu contexto de atuação.
DEFINIÇÃO 2: segundo Santos, Paulo Barreto): O mundo globalizado não deixa margem para quem não avança, para quem não participa 24 horas, estando disposto em aprender a vi-venciar um novo mercado .
O novo empreendedor precisa estar disponível para a empresa, pois requer lutar para se manter no mercado.
DEFINIÇÃO DA EQUIPE : Acreditamos que a empresa é um conjunto organizado de meios, com vista a exercer uma atividade particular, pública ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objetivo de atender a alguma necessidade humana. O lucro, na visão moderna das empresas privadas, é consequência do processo produtivo e o retorno esperado pelos investidores. As empresas de titularidade do Poder Público têm a fina-lidade de obter rentabilidade social. As empresas podem ser individuais ou coletivas, depen-dendo do número de sócios que as compõem.
DESENVOLVIMENTO
O que é Planejamento? (Definição)
Planejamento é um processo sistêmico de definir metas e planos futuros para alcançar um objetivo, através de um organizado controle para enfrentar obstáculos, sem que haja prejuízos.
Para que se tenha um planejamento eficaz dentro de uma empresa é preciso ter um líder bem treinado, proativo e que seus planos tenham flexibilidade para se adaptarem há mudanças fu-turas e conseguir direcionar sua equipe para uma realimentação com sucesso.
Segue abaixo definições na visão de alguns autores pesquisados:
- Maximiano - toda empresa é uma organização com um sistema de pessoas que se unem suas forças para atingir seus objetivos. O administrador estabelece metas, toma decisões e distribui responsabilidades aos seus colaboradores. O ambiente é composto por duas dimensões – ambiente imediato e macro ambiente. A estratégia consiste em obter objetivos para enfrentar as ameaças e alçar as oportunidades.
- Silva – a empresa é uma organização, definida por duas ou mais pessoas trabalhando, mas todas com um objetivo em comum a alcançar. O administrador é o que organiza, dirigi e con-trola todas as atividades para obter sucesso. O ambiente consiste em fatores externos que representam restrições. A estratégia consiste em atividades que podem definir o futuro que a empresa pode seguir.
- Chiavenato – As empresas são organizações focadas no lucro, é social e consciente. O ad-ministrador é mais que um supervisor ele conduz as possíveis ameaças e oportunidades com eficiência. O ambiente é tudo que esta de fora, em torno dela.
A estratégia é baseada na realidade da empresa, onde se analisa sobre os aspectos que a en-volvem e são tomadas as decisões.
Quais os tipos de Planejamento? (Tipologia)
- Planejamento Estratégico: é de nível institucional, conta com uma diretriz com cargo de confiança para tomada de decisões de médio e longo prazo, que podem ser de um período de três a cinco anos, ou mais, sendo sempre revisto para estabelecer resultados e como fazer para alcançá-los. Por isso, uma vez elaborado, tem que sair do papel e ser implementado, o que pode afetar todos os departamentos da organização.
Esse planejamento segue sete etapas:
• Determinação de objetivos;
• Análise ambiental;
• Análise organizacional;
• Formulação de alternativas;
• Elaboração de planejamento;
• Implementação e execução;
• Avaliação
...